segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Drenagem linfática: tratamento para inchaço e celulite


A massagem deve ser feita de maneira leve e com pressão moderada


O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada.

Linfa

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa. "A linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos". Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carrear bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.


Gânglios linfáticos

Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

 As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:

- Virilha
- Axila
- Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço)
- Abaixo da mandíbula e do queixo
- Atrás das orelhas
- Na parte posterior da cabeça

Objetivos da drenagem linfática

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células. Com isso, há a diminuição de edemas e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

Como é feita a drenagem linfática

Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Quando feita de forma manual, os movimentos são leves, com pressão em bracelete. Nas pernas, os movimentos são ascendentes: da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha.

Na barriga o movimento deve ser feito até a virilha. A drenagem linfática pode ser feita com ajuda de aparelhos - mas não é tão eficiente quanto a manual, uma vez que o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais as áreas mais necessitadas. Para que seja mais eficiente, recomenda-se que o profissional faça o esvaziamento dos gânglios linfático, com movimentos circulares no sentido horário, antes de drenar a linfa em sua direção.

Número de sessões necessárias de drenagem linfática

A drenagem linfática é um tratamento que deve ser feito sempre. Isso porque quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. O número de sessões varia de acordo com cada caso, em geral são recomendadas uma ou duas sessões de drenagem linfática por semana.

Contraindicações da drenagem linfática

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, risco vascular - insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão descompensada - e para pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia.

Resultados da drenagem linfática

Os benefícios gerais da drenagem linfática, como a melhora de edema, podem ser sentidos imediatamente. Já no caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite. É preciso antes mudar os hábitos que causam a retenção de líquidos. Em quadros mais avançados, são necessárias mais sessões de drenagem linfática para que sejam vistos os resultados.

Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384

www.fisiobeautypilates.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário