quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Princípios Ativos Dermatológicos

Ácido alfa-lipoico – antioxidante, anti-inflamatório. Tem capacidade de regenerar outros antioxidantes como as vitaminas C e E.
Ácido hialurônico – é um glicosaminoglicano não sulfatado, constituinte da substância fundamental amorfa.  Graças à sua elevada compatibilidade com as moléculas de água, proporciona hidratação e tonicidade à pele. É um ativador da função fibroblástica e da síntese de colágeno bem como de diversos factores de crescimento cutâneo. Frequentemente utilizada pela medicina estética para preenchimento de rugas.
Alantoína – princípio ativo frequentemente utilizado em processos de cicatrização, por ser um eficaz estimulador da proliferação celular, acelerando a regeneração da pele lesadas. É também utilizada no tratamento de xeroses e psoríase pelo seu poder queratolítico, hidratante, suavizante e anti-irritante.
Alcachofra – o nome científico é Cynara scolymus L., é uma planta cujas folhas são utilizadas para fins alimentares e medicinais desde a antiguidade. A cinara e os flavonóides são os principais constituintes citados como promotores da atividade farmacológica com propriedades coleróticas, depurativa, diurética, anti-trombótica, anti-arteroesclerotica e hepatoprotetora. Frequentemente utilizada na terapêutica do fibro edema gelóide.
Castanha da índia – planta medicinal muito utilizada no tratamento de varizes, flebites e hemorróidas, dadas as suas propriedade medicinais sobre o sistema circulatório. É antiedematosa, adstringente, ativadora da microcirculação, vasoprotetora, venotonica e anti-inflamatória.
Cavalinha – o nome científico é Equisetum giganteum L., da família das equisetáceas e frequentemente denominada por equiseto ou cauda de cavalo. Rica em oligoelementos (maioritariamente silício), flavonóides e saponinas, apresenta efeitos adstringente, anti-inflamatório, drenante, venotonico, cicatrizante, remineralizante e anti-seborreico. Com aplicações diversas como o fibro edema gelóide, a queda de cabelo, a acne ou úlceras.
Centelha asiática – planta nativa do Sri Lanka com propriedades anti-inflamatórias, vasoprotetoras e venotonicas de grande utilidade em patologias de foro circulatório (fibro edema gelóide, linfedema, rosácea, entre outros). Frequentemente utilizada no tratamento de queimaduras, cicatrizes e feridas, dado o seu elevado poder de regeneração do tecido conjuntivo através da estimula da produção de colágeno.
Coenzima Q-10 – semelhante em estrutura às vitaminas E e K. Transportador de eletrões para sintetizar mais ATP. Ação antioxidante. Diminui a produção de colagenase, reduzindo a degradação do colágeno.
Dexpantenol  ou d-pantenol – pró-vitamina da vitamina B5, quando aplicada topicamente é convertida em ácido pantotenico, componente essencial da coenzima A, que atua como carregadora nas reações do ciclo de Krebs. A pró-vitamina B5 estimula  a proliferação  celular  e auxilia na  reparação  de tecidos  lesados, acelerando a reepitelização de feridas. Assim, contribui para a formação de um epitélio com elevado nível de organização estrutural. Muito utilizada na formulação de cremes para tratamento de dermatites de fraldas.
DMAE – O Dimetilaminoetanol, mais conhecido por DMAE, é muito utilizado pela estética pelo seu efeito tensor no combate à flacidez cutânea. É um percussor da acetilcolina com ação reafirmante e redensificadora.
Forskolin – extrato vegetal, com ação lipolítica. Considerado 60x mais potente que a cafeína.
Fosfatidilcolina – desinfiltrante, lipolítico, apresenta grande poder emulsionante da gordura. Este princípio ativo está proibido para fins estéticos no Brasil pela ANVISA, dado ainda não serem conhecidos os efeitos a longo prazo da aplicação deste produto.
Fucus – Fucus vesiculosus L. é o seu nome científico, trata-se de uma alga marinha castanha com propriedades medicinais, frequentemente utilizada em emagrecimento. É composta por iodo (confere ação estimulante sobre a tireóide, favorecendo os processos catabólicos), algina (proporciona satisfação gástrica), potássio, mucopolissacarídeos (aumentam contração do tecido conjuntivo), bromina, vitaminas, entre outros constituintes. Para além do seu efeito no aumento do metabolismo celular apresenta ações diurética, antioxidante, emoliente, desintoxicante, remineralizante e adstringente.
Hera (Hedera Helix L.) – planta trepadeira natural da Europa central e ocidental. O uso das suas folhas para fins medicinais, deriva das propriedades fitoterápicas inerentes aos seus constituintes como saponinas, rutina e iodo. Apresenta efeitos calmante, cicatrizante, hidratante, vasodilatador, drenante e broncodilatador.
Hialuronidase – enzima com despolimerizante do ácido hialurônico. Frequentemente utilizada em mesoterapia para tratamento do fibro edema gelóide.
L-Carnitina – é um coadjuvante da lipólise. Permite o transporte dos ácidos gordos do citoplasma para a mitocôndria, para que haja produção de ATP.
Meliloto (Meliloto oficinalis) – planta utilizada em disfunções circulatórias, dado o seu poder anti-inflamatório, antiedematoso, venotonico e adstringente, proporcionado por princípios ativos como a cumarina, saponinas, flavonóides e óleos essenciais, que favorecem o retorno venoso e linfático.
Metilxantinas (Aminofilina, cafeína, chá verde, teofilina) – são utilizadas na dermato-funcional pela sua ação lipolítica. Atuam através da inibição da fosfodiesterase  com consequente aumento do AMPc intracelular e incremento da lipólise.
Nicotinato de metila – efeito vasodilatador e rubefaciente. Frequentemente utilizado em associação a metilxantinas na terapêutica de gordura localizada.
Oligoelementos – são microminerais que se encontram em quantidades muito pequenas no organismo. Têm um papel fundamental no metabolismo celular, pois atuam como co-fatores das mais diversas reações bioquímicas que se dão no organismo. Exemplos de importantes oligoelementos fundamentais ao bom funcionamento do sistema tegumentar podem ser citados: zinco, silício, manganês, ferro e cobre.
Rosa mosqueta – o óleo de rosa mosqueta é extraído da semente da planta e possui significativo efeito anti-inflamatório, anti-oxidante cicatrizante e hidratante, graças ás propriedades dos seus elementos constituintes. É composto por ácidos gordos essenciais, uma elevada concentração de vitaminas e minerais, fenóis e carotenóides, com excelentes resultados na terapêutica de úlceras, feridas e prevenção de cicatrizes hipertróficas.
Silício orgânico – é um mineral presente nos diversos tecidos conjuntivos como ossos cartilagem e pele. Inicia a síntese proteica para diferenciação do fibroblasto e opõe-se à glicosilação não enzimática das proteínas, estimulando a síntese de fibras. Enquanto elemento essencial na síntese e manutenção das fibras do tecido conjuntivo, a diminuição da sua taxa no organismo com a idade acelera acentuadamente o envelhecimento cutâneo. Presente em elevadas concentrações na argila verde.
Thiomucasa – enzima despolimerizante de glicosaminoglicanos sulfatados e não sulfatados.
Ureia – Apresenta ação queratolítica, umectante e antibacteriana dependendo das concentrações utilizadas. Tem a capacidade de se ligar a moléculas no interior da célula, possibilitando um efeito hidratante por períodos mais prolongados. Utilizada no tratamento de peles secas e atópicas.
Vitamina C –apresenta um potente efeito anti-radicais livres e é um cofator para a hidroxilação da prolina e lisina, reações essenciais à síntese de colágeno. Apresenta efeitos despigmentante por redução das reservas de melanina oxidada e inibição da melanogenese.
Vitamina E (tocoferol) – é mais  importante anti-oxidante lipossolúvel. A nível cutâneo apresenta efeitos na prevenção do envelhecimento, na regeneração e hidratação. Apresenta ainda efeitos vasodilatador, anticoagulante e anti-inflamatório. Aumenta ainda a atividade da Vitamina A.






Nenhum comentário:

Postar um comentário