sábado, 26 de dezembro de 2015

Conheça os benefícios da drenagem linfática na gravidez

Massagem ajuda a eliminar toxinas, ativa a circulação e reduz o inchaço, contribuindo para o bem-estar das gestantes

Conheça os benefícios da drenagem linfática na gravidez nao se aplica/umamma,reprodução

O aumento da produção hormonal nas gestantes gera, entre outras coisas, retenção de líquidos e, como consequência, o inchaço. Com o passar dos meses, essa retenção hídrica pode gerar certo desconforto nas mamães. Para atenuar o incômodo, é possível recorrer, com segurança, à drenagem linfática, técnica de massagem que direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos, eliminando-os.
— A drenagem linfática manual durante a gravidez traz benefícios para a mãe e para o bebê e pode ser realizada a partir de 12 semanas de gestação ou após liberação médica — afirma a fisioterapeuta dermatofuncional Ana Paula Dellalibera Vaz.
Segundo a especialista, a técnica atua no combate às toxinas e ativa a circulação, o que resulta na diminuição do inchaço das pernas e da sensação de peso e cansaço, eliminação natural do líquido acumulado e melhora da nutrição das células e dos tecidos. Por se tratar de uma técnica de massagem, a drenagem ainda relaxa e alivia tensão e dores musculares.
Além disso, uma vez aprovada pelo médico obstetra, gestante e bebê não correm nenhum risco.
— É importante que a gestante procure um profissional fisioterapeuta dermato-funcional e que já trabalhe com gestantes para fazer a drenagem linfática manual, pois nestes casos a técnica de massagem requer cuidados especiais com posicionamento durante a aplicação e no abdômen e mamas deve-se fazer somente uma hidratação. Lembramos apenas que é necessária aprovação do obstetra, pois nos casos de gravidez de risco, insuficiência renal, trombose, hipertensão descontrolada e algumas outras doenças pré-existentes não é permitido realizar o procedimento — explica a fisioterapeuta.
Para as grávidas, indica-se uma sessão por semana, durante a gestação e no pós-parto, podendo ser realizada mais vezes na semana quando necessário. Porém, os cuidados continuam depois da drenagem.
— É muito importante que a gestante beba cerca de dois litros de água por dia, diminua a quantidade de sal nas refeições, evite frituras e refrigerante, use roupas confortáveis e pratique exercícios físicos (com liberação médica) regularmente com acompanhamento profissional especializado — orienta Ana Paula.
No pós-parto também é permitido fazer uso da técnica, mesmo em partos por cesariana. No caso de parto normal, a drenagem pode começar na mesma semana e em cesarianas o ideal é aguardar a cicatrização do corte, mas sempre lembrando que, também, é necessária a liberação do obstetra.

PILATES E A PRODUÇÃO DE ENDORFINA


PILATES E A PRODUÇÃO DE ENDORFINA_post
O Método Pilates melhora seu estado de ânimo porque coloca em circulação em seu corpo endorfina. Esta substância atua diretamente sobre o cérebro produzindo uma sensação de bem-estar e relaxamento imediato.
Ao desfrutar de atividades de lazer o cérebro libera endorfina. Ela é analgésica, melhora as defesas orgânicas ante as enfermidades, e libera saúde e vitalidade. A endorfina é um dos melhores antídotos naturais para o estresse, a ansiedade, o cansaço, a tristeza, a degeneração celular e as infecções.
Também aumenta o bem estar e alivia a dor. Apesar de que estudiosos se mostram cautelosos para apresentar uma explicação, mas se sabe que quando se realizam atividades físicas fortes o cérebro produz uma grande quantidade de endorfina.
A principal ação da endorfina é bloquear os “detectores de dor” no cérebro. Algumas vezes ela tem efeitos mais potentes que os opiáceos que estão presentes na morfina, na heroína e na codeína. Mas, a endorfina não possui os efeitos colaterais/secundários que carregam as drogas ao sistema nervoso.
A endorfina é produzida com as risadas e com a estimulação dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Para desfrutar de algo assim, exige sua total atenção e não deves estar dividido ou desatendo, mas concentrado no “aqui e agora”. A concentração no método Pilates é fundamental para a correta realização dos exercícios e para desfrutar-se de todos os benefícios.
Sabe-se que o estresse e a ansiedade possuem padrões de reação física caracterizados pela tensão muscular, respiração acelerada e superficial. O Método Pilates equilibra a ansiedade e relaxa os músculos tensos. No Método Pilates se fazem respirações profundas e completas. Um dos melhores benefícios daqueles que desfrutam e praticam o Método Pilates é o bem-estar.
Fonte: http://www.pilatesemevidencia.com.br/pilates-e-a-producao-de-endorfina/

PILATES É UMA ATIVIDADE PARA HOMENS?


PILATES É UMA ATIVIDADE PARA HOMENS_post
O criador do Método Pilates, Joseph Pilates, aplicou os seus ensinamentos e comprovou a eficiência do seu método justamente em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Esses internos contemplavam melhor saúde e resistência física e não foram afetados pela Gripe Influenza que matou milhares de soldados em outros campos de concentração.
Embora a popularidade do Pilates tenha caído nas graças das mulheres, é importante lembrar que uma das características mais marcantes do método é a sua capacidade de atender às necessidades de adaptação do treinamento para os mais diversos tipos de público. Para qualquer sexo, idade ou nível de condicionamento físico.
A procura pelo Pilates vem aumentando cada vez mais, e atingem homens sedentários, atletas, executivos, jovens e idosos. Cada população tem um objetivo dentro do Pilates.
Durante a prática independente do grupo é preciso sempre respeitar os princípios, como “fechar” o abdome (umbigo em direção a coluna), concentrar na respiração, manter o alinhamento e fazer o movimento preciso e controlado. Dessa forma, redução de dores e melhor função muscular aumentam os desempenhos, sejam eles na vida diária ou nos desportos.
O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem. Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle tanto dos músculos mais superficiais como da musculatura profunda, proporcionando perfeita coordenação entre movimento e respiração.
A ampliação da capacidade respiratória, a melhora da circulação sanguínea e o desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada melhoram não só a qualidade de vida e a performance esportiva como ainda previnem lesões e eliminam dores, auxiliando na recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga, tanto pela pratica de esportes como pelas exigências das atividades do dia-a-dia.
Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!
Fonte: http://www.pilatesemevidencia.com.br/pilates-e-uma-atividade-para-homens/

GANHE POSTURA E CONDICIONAMENTO COM PILATES


GANHE POSTURA E CONDICIONAMENTO COM PILATES_post
O Pilates se mantêm com grande visibilidade entre os adeptos das atividades físicas em função dos bons resultados que apresenta. Indicado até para aqueles que sintam dores lombar e articulares, a modalidade pode ser feita sem riscos de lesão na medida em que trabalha a postura, a respiração e o condicionamento físico em geral com total segurança. “Um dos principais atrativos do Pilates é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa. É indicado a partir dos oito anos de idade, desde que a pessoa consiga ter o controle sobre a respiração e saiba contar, pois estas são habilidades necessárias para os exercícios”, explica Beatriz Amora, fisioterapeuta especialista em Pilates.
E engana-se quem pensa que o Pilates só pode ser feito de forma lenta. Tradicionalmente isto é uma realidade criada por Joseph H. Pilates para auxiliar o condicionamento físico do exército alemão nos idos de 1918. Mas o método foi, ao longo dos anos sendo adaptado por professores de educação física e fisioterapeutas, de modo que hoje é possível realizar circuitos com objetivos mais aeróbicos, capazes de ajudar na perda de peso.
Grau de dificuldade
Beatriz Amora Fisioterapeuta diz que, o Pilates existe em três diferentes graus de dificuldade: iniciante, intermediário e avançado. “Lógico que há exercícios que poucos alunos conseguem fazer, pois estes exigem um equilíbrio maior e também mais força muscular, e isso só se alcança com algum tempo de treinamento capaz de deixar o corpo do aluno mais estruturado para tarefas mais desafiadoras. O Pilates possui etapas e você nunca vai poder montar uma aula avançada para um aluno iniciante”, coloca a fisioterapeuta.
Em função destes ‘degraus’ de aprendizagem, a modalidade oferece uma segunda característica bem própria: as aulas são totalmente individualizadas. Desta forma, diferente do que se observa em academias de musculação nas quais um único instrutor dá suporte a vários alunos, durante uma aula de Pilates dificilmente será visto mais de três ou quatro pessoas sob a orientação de um único professor. “Em casos nos quais a turma esteja bem adiantada, é possível colocar no máximo quatro alunos por horário. Isto acontece porque o professor precisa estar sempre acompanhando diretamente os seus alunos, tanto que é comum ver que algumas turmas passam anos com um mesmo professor”, acrescenta Beatriz.
Outra coisa que chama a atenção nesta atividade são os aparelhos utilizados durante as aulas. “Os equipamentos foram criados pelo próprio Joseph Pilates, especialmente para a modalidade. São aparelhos anatômicos, robustos e resistentes que suportam uma carga de peso muito alta. Como são fabricados de madeira maciça e aço inox, pode-se dizer que são feitos para a vida inteira”, finaliza.
Fonte; http://www.pilatesemevidencia.com.br/ganhe-postura-e-condicionamento-com-pilates/

PILATES E A “DOR NO JOELHO”


PILATES E A “DOR NO JOELHO”_post
Uma das maiores queixas de dores é a DOR NOS JOELHOS, uma das articulações que nosso corpo mais sofre porque a articulação permite muita mobilidade.
A dor pode ser a causa de muitos fatores como, por exemplo: desequilíbrios musculares, desvio postural, sobrepeso entre outros como a artrite, tendinite, condromalácia, ou até mesmo lesões no menisco, tendões e ligamentos.
A primeira coisa que um instrutor de Pilates deve se preocupar é o histórico dessa pessoa, desde rotina de vida até os momentos de como ela sente a dor.
Através da Análise Postural desse cliente o instrutor observa os desvios posturais e desequilíbrios musculares (ele consegue identificar o que está alongado ou encurtado), então é possível programar a aula em relação ao que deverá ser estabilizado, mobilizado e possíveis modificações de acordo com as necessidades daquela postura.
Sem dúvidas o acompanhamento de um especialista do caso não é descartado. Hoje em dia está cada vez mais comum encontrarmos profissionais de diferentes áreas tratando e/ou treinando o mesmo cliente cada um dentro de sua especialidade, ou seja, o tratamento da dor nunca será um só, serão válidos outros acompanhamentos com certeza.
Dentre os tratamentos destacam-se: ingestão de analgésicos, injeções, aplicação de gelo ou até mesmo cirurgia em casos irreversíveis, mas vale lembrar que o sedentarismo acelera o surgimento de problemas nos joelhos, por isso o motivo da indicação da atividade física e entre todas estão modalidades de baixo impacto, que por sua vez o Pilates é a indicação mais comum.
O Pilates desde a década de 20 foi se desenvolvendo cada vez mais e hoje sabemos que é saudável ao corpo exercitar-se com um alinhamento que seja o mais próximo do que chamamos de neutro possível, natural.
Com isso atingimos resultados através dos objetivos do método (melhora da postura, fortalecimentos muscular, prevenção de tensão, dor e lesões).
SUGESTÕES:
* Mantenha a prática de atividade física regularmente (prefira modalidades de baixo impacto, por exemplo, o Pilates);
* Opte por calçados e vestimenta adequados para cada tipo de modalidade;
* Evite ficar com o joelho flexionado por muito tempo;
* E para as mulheres, use sapato com salto com moderação, pois além de encurtar a musculatura da panturrilha geralmente comprometerá o equilíbrio no alinhamento neutro de seu corpo.
Fonte; http://www.pilatesemevidencia.com.br/pilates-e-a-dor-no-joelho/