terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Benefícios da Drenagem Linfática Pré operatória

 

 Sim, a recuperação de quem faz drenagem linfática no pré-operatório é melhor do que de quem não faz. Já pude observar na prática clínica que o paciente que inicia as drenagens no pré operatório retém muito menos líquidos no pós operatório, conseguindo assim atingir o resultado desejado após a cirurgia plástica muito mais rapidamente. Além disso, as intercorrências desagradáveis como seroma e fibroses são muito menos frequentes.

A grande maioria dos cirurgiões plásticos consideram a massagem uma grande aliada no pré e no pós-operatório de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, cirurgia de mamas ou na face. Isso porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas. Resultando em uma excelente recuperação!

A drenagem linfática tem um lugar de destaque entre os tratamentos aplicados em Medicina Estética. Ela pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros tratamentos. É um procedimento que tenta auxiliar o organismo num processo natural para drenar os líquidos que devem ser eliminados.

O benefício principal é evitar a retenção de líquidos no organismo, mas também melhorar a circulação sanguínea e aliviar dores. Ela também melhora  a celulite, alívio nas dores musculares, pernas cansadas e na redução do edema da tensão pré-menstrual uma maravilha não é mesmo?!

Ela é feita com  movimentos suaves de deslizamento dos dedos sobre a superfície da pele, seguindo um trajeto que acompanha os vasos linfáticos. Deve ser realizada por profissionais que realmente tenham um conhecimento de anatomia e do funcionamento do sistema linfático, pois se for realizada por mãos sem habilidade, não surtirá seus benefícios.
Os benefícios que a drenagem traz no pré-operatório: 
  • Ativa a circulação linfática
  •  Auxilia na micro-circulação local
  •  Nutre o tecido cutâneo 
  •  Auxilia a desintoxicação
  •  O sistema imunológico fica alerta para reagir de forma correta ao estímulo operatório, resultando em um pós-operatório menos traumático.


Portanto, não deixe de utilizar a drenagem antes das cirurgias!