quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Importância da Drenagem Linfática no Pós operatório de Cirúrgias Plásticas

Após a cirurgia plástica, como a lipoaspiração, podem acontecer alguns eventos clínicos comuns no pós-operatório como: edema, hematomas, fibrose e outros. Os recursos fisioterapêuticos bem utilizados têm objetivo de diminuir o tempo de repouso, restaurar a funcionalidade, acelerar a recuperação, prevenir aderências e fibroses, restaurar o fluxo sanguíneo e linfático normal.

Com profundo conhecimento das técnicas oferecemos atendimento pós operatório de cirurgia plástica em Belo Horizonte. É muito importante realizar a drenagem linfática manual assim que seu médico liberar. Ela deve ser realizada com manobras lentas, suaves, ritmicas acompanhando a direção e anatomia do transporte linfático.

A drenagem vai ajudar na eliminação do edema, toxinas, prevenção de fibroses e aceleração da sua recuperação. O quanto antes fizer drenagem linfática, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses pós-operatórias. Também utilizamos o Ultra-som, com aparelho computadorizado Manthus, que acelera a cicatrização, alcança a força tênsil normal, age na orientação do colágeno e na atividade de fibroblastos com prevenção da formação de fibroses.

Em caso de fibrose tardia podemos ainda utilizar a radiofrequência Spectra, muito eficaz na quebra da fibrose até mesmo tardia, reorganiza as fibras, aumenta a oxigenação das células e a circulação sanguínea e linfática.

 O QUE É FIBROSE? A técnica de cirurgia plástica que mais pode gerar a fibrose é a lipoaspiração. A fibrose apresenta-se como um tecido onde os contornos ficam irregulares com ondulações, protuberâncias e depressões, ao toque percebe-se uma sensação de enrijecimento e nódulos. 

Como é formada a fibrose? Após a cirurgia plástica seu organismo começa a tentar se recuperar da técnica que representou uma "agressão" para o corpo, provocando uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo, o organismo libera fibrina (uma proteína), células de defesa e plaquetas para vedar o local que foi invadido pela cânula da cirurgia. Começa então o processo de cicatrização e recuperação do organismo, este processo pode gerar em alguns casos uma cicatrização desorganizada com consequentes fibroses e aderências, a causa desta desorganização pode ser devido a muita agressão no ato cirúrgico (retirada de muita gordura na cirurgia), não realização de um pós-operatório eficiente, ou até uma pré-disposição própria do organismo do paciente.

Por isso é importante realizar um pós operatório bem feito, com profissional capacitado, e aparelhos eficientes e seguros. Aparência da fibrose: 




 Agende uma avaliação e venha fazer seu pós-operatório na Fisiobeauty com fisioterapeuta especialista em dermatofuncional!!! O procedimento de pós-operatório na cirurgia plástica é tão importante ser realizado quanto a cirurgia propriamente dita, para se obter os resultados esperados e evitar sequelas comprometedoras. 

Entenda mais sobre Fisioterapia Dermato Funcional


A fisioterapia Dermato Funcional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele) no que se refere aos distúrbios endócrino metabólico, dermatológico, circulatório e osteomioarticular e neurológico, tendo como resultado a recuperação estética e ou funcional.

Antigamente era conhecida como a Fisioterapia Estética, já que a população apenas conhecia seus benefícios no tratamento do fibro edema gelóide (celulite), gordura localizada, flacidez e estrias. Mas, aos poucos, as pessoas vêm conhecendo o outro lado da Dermato Funcional. Além das alterações estéticas, nós também atuamos nas seguintes situações:



  •  Na reabilitação do paciente queimado (desde o nível hospitalar ao acompanhamento ambulatorial);

  •  Auxiliamos no tratamento de feridas (como úlceras e escaras);

  • Em pós operatório de cirurgias plásticas, reparadoras e mastectomias (retirada da mama após cirurgia de câncer), entre outras alterações.

Para isso a fisioterapia Dermato Funcional dispõe de diversos recursos terapêuticos, desde as terapias manuais, como a massagem modeladora e a drenagem linfática manual, e os aparelhos de eletroterapia. 

Falando um pouco sobre as terapias manuais, é importante relatar à população que a drenagem linfática, diferente do que muita gente pensa é uma técnica de massagem lenta, suave, ritmada e indolor. Ainda é comum ouvir falar que a drenagem é indicada para o tratamento de gordura localizada e que para ter efeito tem que doer ou até mesmo deixar a pele “roxa”. Essa é uma afirmativa deturbada da técnica. Sua principal indicação é para quem tem presença de edema (inchaço), que por sua vez, se for reduzido pode auxiliar na redução de medidas (o que não significa redução de gordura!). Lembrando que nenhuma dessas técnicas deve deixar a região roxa, isso é sinal de que os vasos sanguíneos foram lesados!

Já os aparelhos, podem ter indicações diversas, como os seguintes exemplos:

- Radiofrequência: indicado para o tratamento da flacidez de pele por induzir à produção de colágeno; 

- Corrente Russa: indicada para melhorar o contorno corporal e a flacidez muscular através da eletroestimulação;

- Carboxiterapia: utilização do gás CO2 aumentando a vascularização na região, com melhora do aspecto da pele, inclusive da celulite e redução da gordura localizada;

- Eletrolifiting: microcorrente galvânica indicada no tratamento de estrias;


Dentre outros recursos como endermologia, ultra som, lipocavitação, cosmetologia...

Vale ressaltar que o fisioterapeuta tem todo o respaldo técnico-científico para realizar esses procedimentos. Quando utilizados sem critérios por profissionais não qualificados, podem não gerar benefícios ou até mesmo provocar danos. 

Enfim, a Fisioterapia Dermato Funcional visa a contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e da comunidade, através de recursos apropriados e profissionais qualificados.

Fonte:http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/entenda-mais-sobre-fisioterapia-dermato-funcional/

Fisioterapia no Pré e Pós-Operatório de Cirurgia Plástica



Fisioterapia Dermato-funcional

É uma especialidade da fisioterapia que em conjunto com o cirurgião plástico permite ao paciente uma recuperação breve e saudável. O fisioterapeuta dispõe de recursos físicos e técnicas terapêuticas a fim de oferecer melhores resultados, menores riscos e cuidados especialmente direcionados ao paciente.

Atuação fisioterapêutica no Pré-Operatório


A avaliação fisioterápica previa a cirurgia plástica tem grande valor. São analisados os aspectos clínicos gerais e as condições da pele, presença de depressões, irregularidades e flacidez.


A drenagem linfática manual se destaca nessa fase com objetivo de preparar a região a ser operada de forma a: estimular a circulação para evitar necrose, ativar a circulação linfática, favorecendo o metabolismo celular, melhorar a cicatrização e a recuperação da pele e evitar edemas.

Atuação fisioterapêutica no Pós-Operatório

O tratamento fisioterapêutico no pós-cirúrgico possibilita uma melhora significativa na textura da pele, ausência de nodulações fibróticas (fibrose), redução de edema, minimização de possíveis aderências teciduais, bem como maior rapidez na recuperação das áreas com hipoestesia (pouca sensibilidade). O tratamento, portanto, não só possibilita redução das prováveis complicações, como também o retorno mais rápido do paciente as suas atividades.

Procedimento e Equipamento utilizados no Pós-Operatório

Drenagem Linfática Manual (DLM): é considerado o tratamento mais eficaz de apoio ao pré e pós-operatórios de cirurgia plástica. Pode ser iniciada após 48 horas da cirurgia e vai consistir de movimentos suaves e rítmicos para drenagem da linfa. O número de sessões a serem realizadas vai depender da região operada e do quadro de cada paciente.


Benefícios gerais da DLM: Reduz o edema (inchaço); Reduz o processo inflamatório; Favorece a reprodução celular através da melhora da circulação; Reequilibra o manto hidrolipídico (camada de tecido gorduroso); Previne o espasmo (contratura) muscular; Melhora do desconforto e da dor; Reduz a tensão nas suturas (pontos).


Ultrassom – Manthus: É um recurso físico para o tratamento de lesões de tecidos moles, que acelera a reparação tecidual. Com a irradiação ultrassônica, é possível melhorar tanto a velocidade da cicatrização quanto a qualidade do tecido cicatricial. Auxilia nos casos de fibrose pós-cirúrgica. Pode ser utilizado no pós-operatório imediato juntamente com a DLM.


Liberação Tecidual Funcional – LTF: Com bases nos conceitos da terapia manual, onde se aplica uma tensão mecânica manual sobre o tecido danificado pela cirurgia e esse responde modificando sua estrutura. A terapia manual tem por seu objetivo principal reorganizar as estruturas dos nossos tecidos, devolvendo a sua funcionalidade e favorecendo o metabolismo normal.


Trata-se de uma terapia indicada para o tratamento de tecidos cicatriciais, principalmente fibroses e aderências, sendo hoje uma das terapias mais efetivas para esta finalidade. Sua aplicação é feita de 2 a 3 vezes por semana, de acordo com cada caso.


É indicada em cirurgias plásticas onde os tecidos sofrem um trauma que evolui com a formação de tecido com a estrutura alterada que necessita ser reorganizada para que se obtenham resultados estéticos e funcionais.


Já se tem comprovada algumas ações de forças mecânicas nos tecidos cicatriciais. Esses resultados respaldam a LTF. As mais importantes são Compreensão e Tensão.

O fisioterapeuta tem função de:


Restaurar mobilidade e função;


Coordenar a ação muscular;


Reduzir a inflamação;


Viabilizar a reparação tecidual;


Melhorar a postura;


Analgesia.