segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Treinamento Funcional ameniza dores nas costas



As atividades realizadas pelo Treinamento Funcional envolve a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimentos. É uma forma de treinamento mais focada nos movimentos fundamentais do cotidiano ou no movimento específico de algum esporte com o objetivo de produzir movimentos mais eficientes.

Não é novidade para fisioterapeutas que uma das principais causas de dores lombares e nas costas a falta de força de sustentação da região central do tronco, o core. A região do core é uma espécie de cinturão que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril. Sua principal ação é de estabilizar o corpo de uma maneira geral. As estratégias do treinamento funcional atuam diretamente nessa área, já que tem como princípio atividades básicas, que precisam de estabilidade para serem realizadas.

O abdômen serve para estabilizar o tronco e não apenas para fazer flexões, como ocorre durante a prática de abdominais.  É por isso que no treinamento funcional o músculo abdominal é trabalhado em isometria (quando a musculatura exerce um trabalho estático, sem movimento ou deslocamento articular), ou seja, estabilizando o tronco frente a um estímulo contrário.

Em resumo, o treinamento funcional busca otimizar as principais funções do corpo: agachar, puxar, empurrar, saltar, correr, estabilizar, lançar. Seu objetivo é ampliar a capacidade das valências físicas (força, resistência, flexibilidade, agilidade, potência) com um treino progressivo e bem orientado.

Além disso, há a melhora da postura. O treinamento funcional, além de fortalecer os músculos que ajudam a manter a coluna reta, ajuda no desenvolvimento da consciência corporal. Ele cria o hábito de contrair o abdômen e alinhar quadril, ombros e pescoço, uma vez que essa postura é solicitada durante a modalidade.

O fortalecimento provocado pelos exercícios do treinamento funcional irão, com certeza, ajudar a amenizar as dores nas costas provocadas por enfraquecimento muscular e má postura.

Em breve teremos treinamento funcional no nosso Studio!!!
Fonte:http://www.facafisioterapia.net/2016/01/treinamento-funcional-ameniza-dores-nas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário