terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PÓS OPERATÓRIO EM CIRURGIAS PLÁSTICA



O segredo de um bom resultado
Depois de uma intervenção cirúrgica o corpo entra em uma fase reparadora. As regiões do corpo que sofreram a cirurgia necessitam de maior quantidade de nutrientes, oxigênio e células imunológicas para se restabelecerem. Para isso a circulação nessas regiões aumenta e os vasos despejam maior quantidade de líquido formando o edema (inchaço) pós-cirúrgico. Se em um primeiro momento toda essa fisiologia parece ajudar o corpo, sua permanência prolongada acaba tornando-se um empecilho para a cicatrização e acomodação dos tecidos. 
A DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL é uma massagem que visa através de movimentos suaves e lentos retirar o excesso de liquido presente entre os tecidos.

Quando começar a Drenagem Linfática?
A Drenagem pode ser realizada como preparação para a cirurgia, uma vez por semana no mês que precede a cirurgia, para garantir uma melhor nutrição cicatricial e aumento imunológico do paciente. Após a cirurgia a drenagem pode ser feita 24 horas após o procedimento dependendo do tipo da cirurgia. A Drenagem Linfática é diferente para cada fase pós-operatória em que a paciente se encontra. As primeiras 10 sessões podem ser realizadas diariamente, diminuindo para 3 vezes por semana as demais. Em conjunto com as drenagens linfáticas são realizadas sessões de ultra-som para aumentar a absorção dos hematomas e prevenir as fibroses.

O que são fibroses?
As fibroses são cicatrizes internas aonde foram realizadas lipoaspiração. O organismo responde ao processo inflamatório enviando inúmeras células reparadoras ao local, assim com o decorrer dos dias essa região começa endurecer se não forem realizados os procedimentos pós-operatórios necessários. Os hematomas desidratam, mas os coágulos se mantêm na região aumentando as chances de fibroses. Realizando drenagem linfática 24 horas após a cirurgia e usando Ultra-som nas regiões aonde já observa grande acúmulo de hematomas diminuem consideravelmente o aparecimento das fibroses. 
Após a primeira semana o edema começa e diminuir e as fibroses ficam mais evidentes sendo necessário tratá-las o mais rápido possível.

Segredos para um bom resultado da lipoaspiração.
Realizar sessões diárias de fisioterapia pós-operatória, comprimir corretamente o local do corpo aonde foi realizado lipoaspiração com cintas elásticas bem ajustadas sem qualquer dobra ou “garrote”, fazer os repousos indicados pelo médico, tem uma alimentação saudável e nutritiva e ingerir muito liquido como água de coco, hipertônico e água.

Qual profissional está habilitado a realizar esses tratamentos?
Existem diversos métodos de Drenagem, mas a aplicação em pós-operatório é muito diferente da tradicional, existem regiões que não podem ser trabalhadas. As fases de recuperação devem ser respeitadas e algumas manobras não podem ser aplicadas. O profissional de fisioterapia está melhor habilitado pelo conhecimento anátomo-fisiológico do corpo humano. Mas deve se capacitar com cursos de formação específicos após a Graduação.
A falta de conhecimento e técnica de alguns profissionais acaba desestimulando os cirurgiões de encaminharem precocemente seus pacientes deixando para depois de 30 dias. Neste caso, acabam-se perdendo um tempo valioso de recuperação que impediria a formação de seromas e fibroses, complicações pós-cirúrgicas que demandam maior tempo de tratamento pós-operatório. Com os nossos atendimentos no dia logo após a cirurgia as pacientes têm relatado: melhor conforto, menos tempo de dor, já observam em 10 dias uma redução de até 12 centímetros nas medidas. Voltam antes às atividades diárias porque não apresentam sérias complicações.

Quais os efeitos da Drenagem Linfática Manual?
A drenagem proporciona: aumento da absorção de líquidos, diminuição do edema, melhora a hidratação e nutrição celular, cicatrização mais rápida, melhor absorção dos hematomas, ativação do sistema imunológico, melhor regeneração dos tecidos, relaxamento e aumento do fluxo urinário.
Realizar drenagem em procedimentos como lipoaspiração são importantes para não deixar a pele com aderência e aspecto de “casca de laranja”, igual a uma celulite. Evitar as fibroses que comprometem a movimentação muscular e a beleza estética

Por quanto tempo a drenagem é realizada?
Vai depender sempre da quantidade de edema (inchaço) que a paciente desenvolve no pós-operatório. Pessoas com tendência a retenção hídrica geralmente incham mais, são essas pessoas que devem receber drenagem antes da cirurgia. Na lipoaspiração tem se realizado 20 a 30 sessões de drenagem, em abdominoplastia 30 sessões e prótese mamária 5 sessões. Além da drenagem existem os tratamentos conjuntos para cicatrizes e fibroses. O número de sessões pode variar segundo complicações que podem aparecer como hipertrofia cicatricial, fibroses e seromas. O seu médico deverá sempre ser consultado quanto a alta dos tratamentos pós-operatórios.

Fonte: http://www.suaplastica.com.br/conteudos/conteudo/43/Fisioterapia




www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário