quinta-feira, 24 de março de 2016

Fisioterapia na Dor Lombar

No Brasil, a lombalgia (dor lombar por diversos fatores e patologias) com ou sem irradiação (a tão famosa dor ciática) é uma das queixas dolorosas mais freqüentes na prática clínica e constitui uma das maiores causas de afastamento do trabalho.
Trabalhadores de várias classes apresentam altos índices de dor na coluna vertebral relacionados à ocupação laboral, e este é um sintoma que interfere na realização das atividades diárias, causando desde limitação de movimentos até invalidez temporária, dependendo da intensidade da patologia.
A ocorrência de lombalgia está relacionada ao perfil do exercício profissional exercido, principalmente naquelas que exigem grandes demandas físicas, sustentação de carga e alta repetição no gesto laboral.

As posturas, sentado, em pé e em pé com esforço físico, apresentam exacerbação da queixa de dor, que frequência e é atribuída a tensão e fadiga da musculatura lombar desencadeada por posturas inadequadas e mantidas por longos períodos.
De acordo com a literatura os trabalhadores com dor lombar que procuraram tratamento para o alívio 
dos sintomas e, dentre os que optam pelo tratamento fisioterapêutico ( o que inclui tratamento e manutenção do mesmo), 100% destes obtêm resultados satisfatórios ( com excessão de patologias graves).

Os trabalhadores, inclusive os profissionais de Saúde, quando 
sentem algum desconforto musculoesquelético não procuram 
tratamento especializado logo no início da manifestação dos sintomas, favorecendo, assim, a evolução dos problemas.

A fisioterapia é de suma importância na intervenção e tratamento, agindo na causa da lombalgia, proporcionando alívio da dor, estabilização corporal, por meio de recursos que reduzem a contratura muscular, melhoram o trofismo e aumentam a flexibilidade e o relaxamento global, melhorando a postura e possibilitando, com isso, melhora do bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.



www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário