sábado, 9 de julho de 2016

Pilates contra a obesidade



O Método Pilates pode auxiliar no controle e na diminuição do peso corporal



Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 56% da população sofre com excesso de peso e 13% dela está obesa no Brasil. Ou seja, mais da metade da população brasileira está acima do peso.

O Pilates pode ajudar nesta causa, pois quem o pratica também queima calorias. Em uma aula iniciante, a média de gasto calórico do praticante é de quase 200 calorias, segundo estudo publicado na Revista Científica ENAF. Numa aula mais avançada, o praticante pode gastar até 500 calorias.

Claro que não é somente este o foco do método, visto que ele auxilia de diversas maneiras: diminui a ansiedade, causando um maior controle sobre a reeducação alimentar; aumenta a autoestima, proporcionando ao praticante mais vontade de cuidar de si mesmo; aumenta o percentual de massa magra e consequentemente o praticante gasta mais calorias mesmo em repouso; protege as articulações para o exercício aeróbico mais intenso; proporciona mais disposição, relaxamento e concentração para outras atividades de vida diária.

Sabemos que a obesidade não interfere apenas na estética, mas na saúde geral do indivíduo. A obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas. Para que esse indivíduo tenha sucesso na busca por uma vida melhor, ele deve associar a prática de Pilates com reeducação alimentar e atividade aeróbica, como caminhada, natação, corrida, bicicleta. Para realizar estes exercícios, é importante que sua musculatura e articulações estejam preparadas e é aí que entra o Pilates, arrumando o corpo para uma nova fase mais saudável.

Inicialmente, é importante trabalhar a consciência corporal, onde o aluno irá redescobrir seu próprio corpo; identificar pontos fortes e fracos e encontrar seu equilíbrio; possibilitar o fortalecimento global, principalmente dos músculos que auxiliam na manutenção de uma boa postura, como abdominais e paravertebrais; alongar; estimular a mobilidade articular; além de realizar alinhamento postural.

Desta forma, com o decorrer das aulas, o aluno vai percebendo as mudanças de hábito e comprovando os benefícios do método em sua rotina, desenvolvendo o prazer pela atividade física e compromisso com seu bem estar e qualidade de vida.

O Pilates, sem dúvida, veio para ficar e auxiliar a população brasileira na busca por um estilo de vida mais saudável. Portanto, ninguém deve ficar de fora de uma boa aula. É só se divertir e aproveitar os benefícios do método, desde que, sempre acompanhado de um profissional altamente competente e habilitado.

 Fonte: Revista + que Pilates


Agende já uma sessão experimental pelo telefone ou what's up 81818384.
Atendimentos personalizados com fisioterapeuta.
Realizamos avaliação postural de todos nossos alunos, trabalho direcionado para as suas necessidades e objetivos, experimente!



www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário