quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PILATES: MAIS DO QUE MODA, SAÚDE DA MENTE E DO CORPO



O desejo de uma melhor qualidade de vida tem feito com que muitas pessoas busquem atividades relacionadas com o conceito de wellness, ou seja, atividades que têm como objetivo mais do que melhorar a condição física do praticante, melhorar também aspectos emocionais, sociais e – por que não – espirituais.
Essa demanda faz com cada vez mais técnicas sejam disponibilizadas. Entre as atividades mais procuradas está o Pilates, que vem crescendo vertiginosamente nas duas últimas décadas. Porém, não é só o fato de ser uma atividade da moda o responsável pelo sucesso do método, mas seus resultados, benefícios e vantagens.
Esta técnica visa trabalhar o corpo como um todo, trazendo equilíbrio muscular e mental, além de proporcionar melhoras da execução de qualquer movimento, seja ele parte das atividades da vida diária, seja parte de modalidades esportivas de alto nível.
segredo de tantos benefícios é muito simples de entender, mas exige do praticante disciplina para que os resultados sejam percebidos e efetivos, assim como acontece com a prática de qualquer exercício físico.
Os benefícios físicos, psicológicos e mentais são inúmeros. Dentre eles podemos destacar:
– maior tônus e resistência muscular;
– melhora da flexibilidade;
– maior mobilidade em todas as articulações, inclusive a coluna;
– aumento da densidade óssea;
– aumento da força muscular sem hipertrofia exagerada;
– trabalho da musculatura profunda e estabilizadora, especialmente do abdômen;
– melhor alinhamento postural;
– coluna mais saudável e flexível;
– melhor circulação sanguínea e, consequentemente, melhor oxigenação dos tecidos;
– melhora da capacidade pulmonar e respiratória;
– alívio de tensões desnecessárias;
– melhora do desempenho sexual devido ao trabalho da musculatura do assoalho pélvico;
– alívio de dores e de estresse;
– maior controle motor;
– melhora da consciência corporal;
– melhora da auto-estima.
Além disso, a técnica também pode ser utilizada na reabilitação de lesões, traumas, cirurgias, patologias posturais, neurológicas ou motoras. Podendo ou não ser associada a outras terapias. Bem como nas atividades físicas, onde o Pilates é um excelente complemento para qualquer exercício.
Fonte: http://www.pilatesemevidencia.com.br/pilates-mais-do-que-moda-saude-da-mente-e-do-corpo/

COMO VENCER A PREGUIÇA NA HORA DE FAZER EXERCÍCIOS



Termina o verão e vai dando aquela preguicinha de ir para a academia, não é verdade? O cansaço, a rotina de trabalho são algumas desculpas comuns para fugir dos exercícios. Para driblar esse desânimo e trocar o sofá pela atividade física, existem soluções bem simples.
Estipule metas
Seja na corrida, na musculação ou no Pilates, é importante definir objetivos. Se você faz corrida, planeje-se para melhorar o seu tempo. Por exemplo: correr 3 km em 15 minutos até o final do mês. Sempre focado na execução, e não no resultado, pois os efeitos demoram um pouco mais para aparecer. E não tenha pressa. Cada um tem o seu ritmo.
Registre tudo
Anote em um caderninho o seu progresso, as metas já conquistadas e as novas. Sempre compare os resultados do dia com os anteriores, isso é um incentivo para você se superar.
Se recompense
Na semana que você conseguir alcançar a sua meta sem boicotar nenhum dia, se dê um presente. Compre um livro, uma roupa, um mimo.
Evite o tédio
Praticar sempre a mesma atividade também desmotiva. Quando achar que o treino está monótono, mude a modalidade. Ao invés de correr no spinning, você pode fazer uma aula de Pilates, que tal?
Convide os amigos
Fazer ginástica na companhia de alguém ajuda muito, pois um estimula o outro.
Crie uma lista de motivações
Escreva tudo o que o levou a praticar atividade física, como ter um corpo mais firme, ou ganhar força e condicionamento físico. Leia essa lista sempre que der preguiça.
Faça do treino um prazer
O exercício não é para ser um sacrifício. Escolha algo que tenha tudo a ver com a sua personalidade. Se você gosta de atividades ao ar livre, faça uma caminhada na praia.
Não se iluda com o frio
No inverno, para vencer as baixas temperaturas, o corpo precisa trabalhar mais, por isso a queima calórica é maior. Essa é a melhor época para iniciar uma atividade física, os resultados são melhores.
E aí, vamos nos mexer?

Dor na nuca: saiba como o pilates pode ajudar



No dia-a-dia, em casa ou no trabalho, é muito comum ver pessoas reclamando desse mal. Alguém com expressão de desconforto no rosto, a mão segurando a lateral do pescoço de forma peculiar, seguida pela reclamação de dor ou tensão tem sido uma crescente constante.

Usando a expressão dor na nuca, trapézio ou pescoço, a verdade é que em grande parte das vezes, se trata exatamente de um mesmo problema causado por fatores conhecidos, como estresse físico, psicológico ou emocional! A tal tensão ou somatização muscular.

QUE PROBLEMA É ESSE?

Trata-se de um sinal de alerta. As somatizações musculares, em muitas ocasiões, acontecem como uma resposta do corpo em relação ao desgaste ou estresse acumulado. Seja por causas profissionais ou emocionais, o estresse causa muitas respostas negativas ao rendimento e produtividade. Dentre tais respostas ao estresse, as somatizações acontecem de maneira muito comum na região do trapézio, que se não for tratada de maneira específica, poderá evoluir para quadros de dores crônicas, como cervicalgias ou enxaquecas.

COMO O PILATES PODE AJUDAR?

Uma linha de trabalho simples e eficaz, que pode ser implementada durante as aulas, ou até recomendada como “lição de casa” pelos instrutores mais dedicados, se dá através da “Dissociação escapular”. Trata-se de movimentos conscientes, focados na liberação articular por meio de exercícios específicos para a “soltura” da cintura escapular. Nos casos de somatização, é muito comum a sensação de estar com o ombro “preso” ou “tenso”, o que de fato ocorre. Através das tensões musculares a escápula perde sua mobilidade, passando a sensação de estar “acoplada” ao gradil dorsal (porção posterior das costelas).

Dica do prof.: Para potencializar o resultado, sempre associe os movimentos com respirações longas, fato que ajuda no relaxamento em geral.

Fonte: http://revistapilates.com.br/2016/01/18/dor-na-nuca-saiba-como-o-pilates-pode-ajudar/?id_ad=5868&utm_source=Facebook&utm_medium=RP_LINK-20160120-12:00&utm_campaign=RP_LINK