quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Nosso Site







http://www.fisiobeautypilates.com.br/


O EFEITO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (CELULITE).


RESUMO
O ultra-som terapêutico vem sendo utilizado em diversas disfunções do corpo, dentre elas no tratamento do fibro edema gelóide. O objetivo desse trabalho é investigar o efeito do ultra-som terapêutico no tratamento do fibro edema gelóide através de uma revisão de literatura.Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foram utilizadas as palavras chaves fibro edema gelóide, ultra-som e fisioterapia dermato funcional, disponíveis nos bancos de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dentre outros, publicados no período de 2005 à 2011. De acordo com a análise dos artigos pesquisados, foram observados que o ultra-som vem mostrando excelentes resultados na patologia do FEG. Sendo assim conclui-se que o ultra-som terapêutico quando associado a fonoforese, mostrou-se eficaz melhorando a aparência de “casca de laranja”.
Palavra chave: Fibro edema gelóide, ultra-som e fisioterapia dermato funcional.
Abstract: The therapeutic ultrasound has been used in various disorders of the body, among them in the treatment of fibro geloid edema. The aim of this study is to investigate the effect of therapeutic ultrasound in the treatment of fibro geloid edema through a review of literatura.Trata is a descriptive study, in which the key words fibro geloid edema, ultrasound and physiotherapy were used functional dermatology available in databases Scielo, Virtual Health Library (VHL), among others, published from 2005 to 2011. According to the analysis of researched articles were observed that ultrasound has shown excellent results in pathology of the EGF. Therefore it is concluded that the therapeutic ultrasound when associated phonophoresis, was effective to improve the appearance of “orange peel”.
Keyword: Fibro geloid edema, therapeutic ultrasound and functional dermatology physiotherapy.
INTRODUÇÃO
O fibro edema gelóide (FEG), conhecido popularmente como celulite, acomete milhares de mulheres em todo o mundo, causando uma alteração comum na pele, que é manifestado por algumas irregularidades corporal, provocando uma alteração no corpo feminino, em que essas alterações são causadas pelo excesso de tecido adiposo que fica retido no septo fibroso e esteticamente é indesejável (MACHADO, et al, 2009).
Segundo Junqueira e carneiro (2009), a pele pode atingir até 16% do peso corporal, em que se tratando de superfície e peso, é considerada um dos maiores órgãos, sendo dividida por camadas específicas como: a epiderme que é a camada mais superficial, ela é avascular e tem a função de proteger o organismo contra os agentes físicos e químicos do ambiente, sendo constituída por cinco camadas que são as camadas germinativa, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea. A derme é a camada do meio, fica localizada logo abaixo da epiderme, é vascularizada e 70% das fibras de colágeno estão presentes nela e por último a hipoderme que é a mais profunda, rica em tecido adiposo e tem a função de proteger o organismo contra choques.
De acordo com Sant’ana (2010), quando se menciona a patologia do FEG, compreende que a formação desse quadro patológico, inicia em decorrência das alterações intrínsecas e extrínsecas, ou seja, afeta tanto o tecido cutâneo, quanto o tecido adiposo em diversos graus, promovendo assim um aumento do líquido intersticial e consequentemente um acúmulo de resíduos do metabolismo celular entre as células de gordura, provocando dessa forma uma elevação da pressão intra-celular, gerando uma compressão dos vasos linfáticos, veias e nervos.
Dessa forma, sabe-se então, que a celulite aparece mais nas regiões da cintura pélvica, abdômen e membros inferiores, em que é acometida 80-90% da população feminina após a puberdade, onde é observada uma alteração do relevo cutâneo, sendo modificada uma estrutura histológica da pele, resultando no aumento da retenção de água, sódio e potássio (SANTOS, et al, 2011).
Baseado em Borges (2006), o fibro edema gelóide é classificado em quatro tipos: duro, flácido, edematoso e misto. O primeiro é considerado a fase inicial da patologia, mas que ainda não pode ser sentido ou visto; no segundo surgem as mudanças estruturais, onde a pele ganha um aspecto de ondulações, que podem ser visíveis e sentidos com a palpação; o terceiro se encontra num estágio um pouco avançado, pois os nódulos são perceptíveis e os sinais bem visíveis, sem a necessidade de palpação, em que a pele é comparada com uma “casca de laranja”, tornando-se áspera, com edema em membros inferiores e microvarizes, somados a uma flacidez; no quarto e último tipo, a pele é dura, depressiva, as pernas ficam pesadas, doloridas, com edema e sensação de cansaço, mesmo sem esforço físico.
Portanto, com relação aos agentes etiológicos do FEG, existem alguns fatores que podem influenciar o aparecimento dessa patologia, como a presença de estrogênio, estresse, obesidade, sedentarismo, idade, gravidez, hereditariedade, sexo, fumo, mau hábitos alimentares, entre outros (SANT’ANA, et al, 2007; MENDONÇA, et al, 2009). Diante disso, é necessária uma avaliação detalhada, com anamnese e exames físicos, por se tratar de uma afecção multifatorial.
Sendo assim, a fisioterapia dermato-funcional atua com o intuito de obter excelentes resultados, disponibilizando vários recursos que podem ser utilizados nessa patologia, onde o ultra-som terapêutico vem crescendo esteticamente, pois tem ação de promover um efeito anti-inflamatório, além de aumentar a circulação sanguínea e quando associado a fonoforese, que é a penetração dos fármacos no organismo através da pele, gera efeitos de neovascularização, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras de colágeno (MENEZES, et al, 2009).
De acordo com Almeida, et al, (2005), a utilização do ultra-som é importante em todos os estágios do fibro edema gelóide, onde Agne (2009), relata que para conseguir alcançar o objetivo desejado, deve escolher a frequência de 3Mhz para maior absorção do tecido subcutâneo e depois escolher a potência de emissão em torno de 0,8 até 1,0w/cm2.
Entretanto, existem duas formas de aplicação do ultra-som, que são a forma isolada ou combinada. A forma combinada pode ser a utilização da fonoforese, em que
utiliza no gel de acoplamento um fármaco ativo potencializando os seus efeitos (ALMEIDA et al, 2005). O ultra-som tem efeito mecânico, onde as ondas vão gerar um aumento de pressão dentro dos adipócitos, fazendo com que essas células se rompam, e os resultados possam ser mais eficazes.
No entanto, a principal aplicação do ultra-som terapêutico (UST), está relacionado com alguns fatores como: a produção de hiperemia, a analgesia, a antiflogística, o aumento da extensibilidade dos tendões, facilitar a reabsorção de edemas, a eliminação de macronódulos e do aspecto de casca de laranja no FEG, a correção da isquemia em áreas lipodistróficas e a melhora do metabolismo lipídico com o aumento da lipólise (DURIGAN, 2006).
Sabemos então que, atualmente existe uma constante e incansável busca pelo “corpo perfeito”, onde a influência da moda, sua imposição de restrições, coloca as mulheres numa difícil situação, já que é provocada e atraída permanentemente para que se ponha de acordo com os padrões de beleza atual (CORRÊA, 2005). Portanto, a celulite tornou-se uma preocupação entre as mulheres que vivem em áreas tropicais, como o Brasil, uma vez que há maior exposição da superfície corporal (HEXSEL, 2010), onde grande parte das mulheres que procuram tratamento para celulite, sentem-se incomodadas.

Um dos fatores que podem está agravando algumas alterações no nosso corpo também é a falta de exercício físico, agrava tanto as alterações vasculares, quanto as das fibras, ambos os fatores concorrem para a deterioração do tecido conjuntivo, que não consegue mais desempenhar suas funções. Por isso, o exercício físico regular e a alimentação adequada podem ajudar o controle de peso e, consequentemente, o aparecimento da celulite (LEITE, 2010).
MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de uma revisão de literatura com análise descritiva. . Foram utilizadas as palavras chaves como fibro edema gelóide, ultra-som e fisioterapia dermato funcional, disponíveis nos bancos de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dentre outros, publicados no período de 2005 à 2011. A construção do fundamento teórico, foi baseado na leitura analítica dos artigos, que após a análise realizou-se uma organização dos dados coletados, identificando os benefícios que o ultra-som terapêutico traz no tratamento do fibro edema gelóide.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
De acordo com a análise de alguns artigos pesquisados, o ultra-som vem mostrando excelentes resultados na patologia do fibro edema gelóide, pois tem efeito mecânico que gera um aumento de pressão dentro dos adipócitos, fazendo com que as células de gorduras se rompam, além de promover um efeito anti-inflamatório e aumentar a circulação sanguínea, e quando associado ao uso da fonoforese, ainda promove um aumento da extensibilidade das fibras de colágeno, melhorando assim a aparência de casca de laranja na pele.
O fibro edema gelóide (FEG), indevidamente chamado de celulite, pode ser definido como uma patologia multifatorial, que resulta na degeneração do tecido adiposo, onde as células de gorduras retêm um maior teor de lipídio, diferente e alterado, que estimula a retenção de líquidos, gerando um aumento de volume das células, causando uma compressão dos vasos, rompimento das fibras de colágeno e elastina, e assim adquirindo esse aspecto da pele em “casca de laranja” que está mais presente nos membros inferiores, abdômen e nádegas (FERNANDES, 2008).
É considerada uma patologia multifatorial, porque existem vários fatores predisponentes, em que o ultra-som é um dos recursos bastante utilizado no tratamento dessa patologia, e a eficácia do tratamento vai depender de alguns fatores que existem como por exemplo o grau em que se encontra o FEG, alimentação balanceada, o hábito de praticar alguma atividade física, onde tudo isso pode está ajudando na evolução do
tratamento, além da associação ao uso da fonoforese, podendo obter um resultado mais eficaz.
Segundo HEXSEL (2010), no Brasil, a busca de tratamentos cosméticos sempre foi grande e vem crescendo consideravelmente. Nesse sentido, torna-se necessário compreender os aspectos psicológicos que motivam as pessoas a procurar tais tratamentos, suas expectativas e quais os benefícios psicológicos esperados após sua realização.
Portanto, atualmente existe uma busca pelo “corpo perfeito”, onde a influência da moda e sua imposição de restrições colocam as mulheres numa situação difícil, já que é provocada e atraída permanentemente para que se ponha de acordo com os padrões de beleza atual. No entanto a celulite deve ser tratada também como um problema de saúde e deixar de ser uma preocupação puramente estética, já que pode interferir na funcionalidade do indivíduo, pois ocorre alteração da superfície da pele, podendo acarretar em sérias complicações, levando a problemas que interferem na aparência física e psicológica, podendo desencadear assim um quadro álgico nas zonas acometidas, diminuição das atividades funcionais, e em casos mais graves pode levar até quase a imobilidade dos membros inferiores (CORRÊA, 2005).
referencia
CONCLUSÃO
Atualmente o fibro edema gelóide vem sendo um dos problemas que mais acomete as mulheres de todo o mundo, onde é um distúrbio de etiologia multifatorial, envolvendo dessa forma vários profissionais. Sendo assim, existem alguns recursos utilizados nos tratamentos dessa patologia que visam bons resultados, onde o ultra-som terapêutico quando associado a fonoforese, mostrou-se eficaz melhorando a aparência de “casca de laranja”. Porém é importante ressaltar que, além desses tratamentos, também se torna necessário a associação de bons hábitos de vida, o que vai propiciar que o tratamento se torne mais eficaz e duradouro.
Fonte: http://www.novafisio.com.br/o-efeito-do-ultra-som-terapeutico-no-tratamento-do-fibro-edema-geloide/

www.fisiobeautypilates.com.br

Plataforma Vibratória

As plataformas vibratórias, como o Maxxi Plate chegaram ao Brasil por volta de 2005, hoje estão presentes em muitas academias e até nas residências, para uso particular e tem se mostrado uma modalidade de atividade física bastante atrativa para quem se preocupa com qualidade de vida.
As Plataformas Vibratórias são equipamentos que reproduzem vibrações e permite o ajuste da freqüência, assim como o tempo em segundos, programas automáticos, entre outros. É possível, também potencializar os efeitos em determinadas partes do corpo conforme as necessidades individuais.
Com base em informações técnicas cedidas pelo engenheiro da plataforma, Décio Geraldo Minalle, a Profa. Maria Helena Rossi, do Instituto Ibeco, afirma que os exercícios com vibração produzem repetidos estímulos sobre os músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos, gerando uma resposta imediata de contração muscular sem sobrecargas. Com a vibração consegue-se trabalhar a 100% os músculos, pois gera uma situação de desequilíbrio fazendo com que os músculos auxiliares também sejam recrutados proporcionando maior consumo/gasto energético, importante para redução da gordura corporal.
Benefícios na estética e saúde:
  • Tonificação Muscular: Estimula todas as funções químicas dos músculos sem produção excessiva de ácido lático.
  • Redução de gordura: O grande estímulo do tecido muscular provoca um aumento do metabolismo e conseqüentemente torna mais rápida e eficiente a queima de gorduras.
  • Contorno corporal: Os exercícios feitos com o auxílio das plataformas ajudam a fortalecer os músculos e aumentam a densidade dos ossos. Desta maneira ocorre a redução de volume proporcionando um contorno mais esbelto.
  • Celulite: Os exercícios de massagem provocam a liberação de nódulos de gordura, que promovem uma maior mobilidade entre as diferentes camadas de tecidos reduzindo o entrelaçamento entre os tecidos conectivo e adiposo, isso diminui a celulite.

Fisioterapia e reabilitação: 

Os aspectos biomecânicos da terapia por vibração são largamente usados no campo médico para a prevenção e tratamento de enfermidades e contusões, pois permitem que pessoas em condições debilitadas, acometidas por osteoporose, esclerose múltipla, mal de Parkinson, vitimas de derrames, consigam os benefícios do exercício enquanto trabalham dentro de suas limitações pessoais.
Saúde e bem estar

Mais do que um simples equipamento para exercício e reabilitação, as plataformas vibratórias são capazes de proporcionar relaxamento para todo o corpo reduzindo o efeito do stress. O tipo de vibração utilizada reduz os níveis de cortisol no organismo enquanto aumenta a liberação de hormônios como a serotonina e GH.
Outros efeitos importantes do exercício vibratório incluem a redução do colesterol, fortalecimento dos ossos e estimulação do funcionamento do intestino.
Restrições

Este equipamento não deve ser utilizado por pessoas que por sua condição física estejam inaptas para o exercício físico, ou seja, nas seguintes situações:
  • Portadores de marca passo
  • Crianças menores de 8 anos
  • Mulheres grávidas
  • Mulheres com DIU recentemente implantado
  • Pacientes acometidos por doenças cardíacas ou vasculares severas
  • Portadores de tumores
  • Pessoas em fase de recuperação pós-operatória ou infecciosa
  • Epiléticos
  • Portadores de próteses no joelho, bacia ou de pinos metálicos
  • Portadores de hérnia de disco grave
Fonte: http://www.novafisio.com.br/os-beneficios-proporcionados-pelas-plataformas-vibratorias/



www.fisiobeautypilates.com.br

PILATES É UMA ATIVIDADE PARA HOMENS?


PILATES É UMA ATIVIDADE PARA HOMENS_post
O criador do Método Pilates, Joseph Pilates, aplicou os seus ensinamentos e comprovou a eficiência do seu método justamente em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Esses internos contemplavam melhor saúde e resistência física e não foram afetados pela Gripe Influenza que matou milhares de soldados em outros campos de concentração.
Embora a popularidade do Pilates tenha caído nas graças das mulheres, é importante lembrar que uma das características mais marcantes do método é a sua capacidade de atender às necessidades de adaptação do treinamento para os mais diversos tipos de público. Para qualquer sexo, idade ou nível de condicionamento físico.
A procura pelo Pilates vem aumentando cada vez mais, e atingem homens sedentários, atletas, executivos, jovens e idosos. Cada população tem um objetivo dentro do Pilates.
Durante a prática independente do grupo é preciso sempre respeitar os princípios, como “fechar” o abdome (umbigo em direção a coluna), concentrar na respiração, manter o alinhamento e fazer o movimento preciso e controlado. Dessa forma, redução de dores e melhor função muscular aumentam os desempenhos, sejam eles na vida diária ou nos desportos.
O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem. Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle tanto dos músculos mais superficiais como da musculatura profunda, proporcionando perfeita coordenação entre movimento e respiração.
A ampliação da capacidade respiratória, a melhora da circulação sanguínea e o desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada melhoram não só a qualidade de vida e a performance esportiva como ainda previnem lesões e eliminam dores, auxiliando na recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga, tanto pela pratica de esportes como pelas exigências das atividades do dia-a-dia.
Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!
Fonte: Clube do Pilates


www.fisiobeautypilates.com.br