sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

PILATES FAZ CRESCER?

Essa é uma das perguntas mais populares entre os nossos leitores. A instrutora Fernanda Santos Plata, da Pilates Studiofit, explicou pra gente o que acontece de verdade. É que o Pilates é uma atividade diretamente ligada à postura e trabalha o corpo de forma global, fortalecendo todos os músculos responsáveis pela sustentação da coluna, o chamado “core”. Isso equilibra e alonga a postura, por isso quem pratica tem a sensação de que cresceu alguns centímetros.
Com o tempo e a ação da gravidade, além de alguns maus hábitos que levamos no dia a dia, sofremos o enfraquecimento dessa musculatura de sustentação, o que pode levar a uma postura incorreta e curvada. Outros fatores genéticos também podem influenciar na “perda” de estatura, segundo Fernanda. São eles: má formação, fatores neuromusculares (paralisia), inflamações, traumas por fratura ou osteoporose, além de desequilíbrios musculares pela má postura.
A instrutora diz que existem vários meios de promover o realinhamento da postura, dependendo da origem da deformidade. “Isso pode ser feito com exercícios de fisioterapia, Reeducação Postural Global (RPG) e Pilates, claro. Em alguns casos, o uso de palmilhas posturais, coletes ortopédicos e até um colchão mais firme pode ajudar”, afirma.
No caso do Pilates, o realinhamento postural acontece através do fortalecimento dos músculos abdominais profundos, dos eretores da coluna e do assoalho pélvico, que promove a estabilidade e mobilidade do tronco. “A consciência corporal e o reequilíbrio muscular que o Pilates proporiciona são fundamentais. Além disso, o trabalho de respiração melhora a oxigenação dos órgãos, isso alivia as tensões musculares”, completa Fernanda.
Quer saber quais exercícios podem te ajudar? Olha só:
• Cisne (Cadillac) – trabalha concentricamente os eretores da coluna;
• Alongamento Longo (Reformer) – trabalha os músculos do tronco isometricamente;
• Sereia Ajoelhada (Chair) – excelente exercício para desafiar o posicionamento neutro da coluna. Também trabalha isometricamente a musculatura do tronco.
Claro que existem muitos outros, mas é o seu instrutor que vai encontrar os que mais se encaixam com a sua necessidade. E lembre-se de tentar manter uma boa postura no dia a dia. A instrutora Fernanda dá a dica: “Pratique atividades que visem ao equilíbrio entre o fortalecimento e o alongamento dos músculos”. O Pilates pode ser um dos melhores métodos com esse objetivo. Vamos tentar?
Fonte: http://www.pilatesemevidencia.com.br/pilates-faz-crescer/


www.fisiobeautypilates.com.br