sábado, 2 de abril de 2016

Endermologia - Vacuoterapia




A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que podemos utilizar nos tratamentos faciais e corporais clássicos assim como no pré e pós-operatório.

A utilização da vacuoterapia na estética pode e deve ser associada a outros procedimentos otimizando o resultado final do tratamento. Como exemplo, a utilização da vacuoterapia, após o uso do ultrassom e manthus e antes da aplicação da Carboxiterapia nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite).

O fisioterapeuta aplica sobre a parte do corpo a ser tratada deslizando na pele do paciente em direção à circulação linfática, produzindo uma massagem forte com a produção do vácuo (sucção).

É uma técnica francesa que associa drenagem linfática e massagem. O aparelho é composto de vários cabeçotes, sendo um para cada tipo de tratamento.

A aplicação estimula a circulação local, desorganiza as células adiposas e rompe os nódulos fibrosos que caracterizam a celulite, com isso a gordura local também é estimulada e transforma-se em glicerol, substância absorvida pela circulação linfáticae eliminada do organismo, restaurando a qualidade do tecido cutâneo.

Indicações: Na prevenção e tratamento à celulite, gordura localizada, redução de perímetros corporais e tonificação tecidual. Além de promover um relaxamento muscular, favorece a circulação e estimula a eliminação de toxinas pelo organismo.


www.fisiobeautypilates.com.br

Pós Operatório Cirurgia Plástica Facial e Corporal




Todo tecido submetido a uma cirurgia sofre uma agressão tecidual que gera algum tipo de lesão, que prejudica a função do tecido. Durante o processo de reparação tecidual encontram-se alterações como edema, hematomas, equimoses, aderências e fibrose. Cabe ao Fisioterapeuta Dermato Funcional atuar com todos os recursos disponíveis para minimizar essas alterações, sendo um forte contribuinte tanto no Pré quanto no Pós Operatório (P.O.).

A atuação fisioterapêutica no P.O. de cirurgia plástica possui importante papel quanto à aceleração do processo de reabilitação. É focada na prevenção das complicações pós cirúrgicas objetivando restaurar a funcionalidade, tendo um caráter estético e reabilitador do paciente globalmente, melhorando o quadro álgico, a ansiedade, o edema e a funcionalidade do paciente, o restabelecendo de uma maneira global.

O tratamento fisioterapêutico no P.O. é amplamente variável, para que se possa oferecer um tratamento adequado, é imprescindível o conhecimento das alterações funcionais apresentadas pelo paciente no momento da avaliação.

É importante que o tratamento seja realizado por um profissional de fisioterapia especializado na área de Dermato Funcional e tenha experiência em pré e pós cirurgias e procedimentos estéticos utilizando técnicas específicas para cada caso e procedimento específico. Após 2 dias da realização da cirurgia já se deve fazer o tratamento pós-operatório para evitar fibroses e aderências.

Benefícios de um bom P.O.


  • Eliminar o edema e hematoma pós cirúrgico;
  • Anular o aparecimento de fibroses;
  • Modelar o corpo;
  • Melhorar a auto estima do paciente;
  • Fazer com que ele retornar o mais rápido possível as suas atividades.

TRATAMENTOS

Liberação Tecidual Funcional (LTF): facilita o processo de reparo pós-lesão auxiliando o comportamento mecânico e físico dos tecidos, além da dinâmica dos fluídos teciduais. A técnica específica deve ser empregada precocemente na fase inflamatória, suprindo as demandas metabólicas do tecido, prevenindo que na fase de remodelamento tecidual, ocorram intercorrências como aderências e alterações de cicatrização. Tensões mecânicas aplicadas ao tecido em cicatrização fazem com que ocorra uma organização dos feixes de colágeno de forma mais natural, com mais elasticidade que quando não aplica tensão. Essa é a maneira mais eficaz e rápida de tratamento especifico para fibroses e aderências em cirurgia plástica, podendo ser associada ou não aos outros recursos fisioterapêuticos disponíveis.

Drenagem Linfática Manual (DLM): atua drenando os líquidos excedentes que banham as células e auxiliando na manutenção do equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. É responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. Além disso, promove uma grande melhora no quadro álgico por diminuir a congestão tecidual, contribuindo também para o retorno precoce da sensibilidade cutânea local. O tratamento deve iniciar ainda na fase aguda, e a aplicação da técnica é realizada com pressões manuais suaves, lentas e rítmicas.

Ultra Som (US): auxilia na reabsorção de hematomas, reduzindo as chances de formação fibrótica, previne a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides, e ainda melhora a nutrição celular, reduzindo o edema e a dor, consequências da melhora da circulação sanguínea e linfática. É usado sempre respeitando as fases da cicatrização da cirurgia.

Manthus: apresenta cabeçote Tripolar que gera ultra som e correntes estéreo-dinâmicas ao mesmo tempo, permitindo que o tratamento seja mais rápido e efetivo. Ele é especialmente importante em pós operatório de pacientes que tenham tendência a formar fibroses de difícil tratamento.

Endermologia: é um procedimento que associa massageamento à vacuoterapia, além de ajudar no aumento do fluxo sanguíneo e da nutrição celular. O aparelho promove massagem local com a ajuda de esferas que ficam em sua base inferior, fazendo a sucção da pele. Reduz e previne fibroses, aderências e ativa a circulação.

Radiofrequência (RF): o calor da RF visa melhorar a qualidade do tecido cicatricial, tratando as fibroses e aderências. Sua utilização é de grande importância a partir do momento e que se avalia a presença de fibroses, normalmente na fase proliferativa. No entanto, para alcançar o nível terapêutico de aquecimento a temperatura atingida nos tecidos deve situar-se entre 40º e 45º, abaixo desse nível os efeitos do aquecimento são considerados insuficientes. O aparelho é ótimo para tratar e prevenir aderências e flacidez de pele no pós operatório.

Massageador com vibrador: É um aparelho que contém Infra vermelho, massageador e vibrador que melhora a circulação dos tecidos, fibroses e aderências.

Carboxiterapia: A ação da carboxiterapia é baseada em dois mecanismos para o pós operatório de cirurgias:
- Considerado um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele, gordura), melhorando a circulação no local da aplicação. Um tecido mais oxigenado melhora muito fibroses e aderências, cicatriza tecidos e produz mais colágeno.

- O segundo mecanismo de ação se deve à distensão da pele pelo gás, isso leva a uma retração do tecido distendido e consequente melhora da flacidez. É usado Sempre respeitando fases de cicatrização da cirurgia.
O sucesso de uma cirurgia plástica não depende somente do procedimento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório previne possíveis complicações e promove um resultado estético mais satisfatório. É função do fisioterapeuta preparar o paciente para o ato cirúrgico, no que diz respeito a qualidade de pele no local a ser tratado, melhorando a hidratação da região e o metabolismo local. O pré-operatório prepara o paciente para o procedimento cirúrgico e faz com que o pós-operatório seja mais tranqüilo e com maior garantia de sucesso. O Fisioterapeuta Dermato Funcional, que tenha título e formação na área de pré e pós-operatório de cirurgia plástica é, sem dúvida, o profissional mais indicado.

Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384



www.fisiobeautypilates.com.br

Pré Operatório Cirurgia Plástica




Caminhando ao lado da cirurgia plástica, a fisioterapia dermato funcional é uma grande aliada nos procedimentos que sucedem à cirurgia. Neste período os recursos fisioterapêuticos, atuam na tentativa de proporcionar um ambiente ideal para que a reparação da lesão aconteça, estimulando as respostas adaptativas do organismo e conduzindo ao processo de reabilitação. Estes recursos quando empregados adequadamente, auxiliam na diminuição do tempo de repouso, restauram a funcionalidade e aceleram a recuperação do paciente.

No pré operatório orienta-se a paciente a fazer uma esfoliação enzimática seguida de hidratação. É importante que as camadas da pele estejam em níveis normais de água antes da cirurgia ser realizada, por isso a esfoliação e hidratação são feitas na mesma semana da cirurgia. A esfoliação tem por finalidade retirar resíduos das camadas superficiais da pele, melhorando assim sua permeabilidade. Já a hidratação aumenta a elasticidade do tecido, facilitando assim as incisões, e previne uma possível desidratação.

A Drenagem Linfática Manual, realizada no Pré Operatório, diminui o excesso de liquido, eliminando as toxinas acumuladas no organismo. O ideal é fazer o pré operatório no mínimo uma semana antes da cirurgia e em dias alternados, sendo que a última aplicação deverá coincidir com a véspera do procedimento cirúrgico.

Para o pré operatório facial pode ser realizado uma drenagem linfática manual, a drenagem com bamboo, limpeza de pele, peeling de diamantes, hidratação facial de fios de seda, para a pele ficar hidratada e limpa e ter um pós operatório com menos hematomas e edemas.

Objetivos do tratamento Fisioterapêutico Pré Operatório

O tratamento Fisioterapêutico Pré Operatório tem por objetivo melhorar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a penetração de produtos nutritivos e hidratantes que irão preparar a pele para a cirurgia, produzir relaxamento físico, aliviar a ansiedade e tensão.

Principal benefício do Pré Operatório

Facilitar a cirurgia do médico, minimizar edema e hematomas na paciente, deixar a região limpa e hidratada.

Cuidados Pré Operatórios


  • Evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas na véspera da cirurgia;
  • Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, inclusive diuréticos;
  • Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin) ou qualquer medicação contendo ervas (Arnica, GinkoBiloba, etc.), com efeito anticoagulante pelo menos 15 dias antes da cirurgia. Evitar também o uso de anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol podem ser usados em caso de dor;
  • Evite fumar;
  • Evite exposição solar;
  • Faça drenagem linfática para eliminar impurezas.

Agende uma sessão pelo what's up 981818384



www.fisiobeautypilates.com.br

Peeling de Diamante




O peeling de diamantes é um sucesso de tratamento facial, pois limpa profundamente os poros e facilita a penetração de produtos, diminui os poros e amacia a pele, deixando livre de oleosidade e com brilho natural. Excelente para peles oleosas, com manchas e cicatrizes.
O peeling diamantado limpa a camada córnea da epiderme sendo assim um potente esfoliante que libera os ativos para penetrarem mais profundamente na pele.
Não é um peeling químico e sim um tipo de peeling abrasivo que possui uma ponteira de diamantes com muitas espessuras. A ponteira é escolhida de acordo com o tipo de pele do paciente.
Pode ser usado para o tratamento de estrias.
É um aparelho a vácuo que vai fazendo uma limpeza na pele onde o paciente irá descamar durante o procedimento.
É um procedimento indolor, feito no consultório.
Pode ser realizado em mulheres grávidas, sem nenhum risco para o bebê.

Muitos são os benefícios
- Pele mais viscosa e macia;
- Elimina a oleosidade excessiva;
- Diminui os poros dilatados;
- Elimina a acne e comedões (cravos);
- Diminui rugas e linhas de expressão;
- Diminui manchas;
- Melhora aspecto das estrias.
Para uma durabilidade do tratamento você deve usar uma linha home care todos os dias.
É essencial usar um bom sabonete, tônico, produto diurno e noturno. Não esquecer do protetor solar todos os dias de manhã e de tarde.


www.fisiobeautypilates.com.br

Corrente Russa Facial





Consiste em uma técnica de eletroestimulação para flacidez e fortalecimento de musculatura;
Procedimento realizado através de impulsos elétricos capaz de promover a contração muscular por meio de corrente alternada de média frequência e despolarizada, em que eletrodos são acoplados à pele;
A eletroestimulação russa permite o trabalho das diferentes fibras musculares, gerando um aumento da tensão muscular, melhorando o tônus, estimulando o fluxo sanguíneo e linfático;
Esse processo possibilita maior rigidez da musculatura e contorno facial definido.




www.fisiobeautypilates.com.br

Carboxiterapia Facial




A carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) nos tecidos com pressão controlada.
O gás carbônico é o produto natural do metabolismo após o uso de oxigênio, sendo produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e, portanto não apresenta alergia ou toxicidade, se usado na quantidade habitual.

Durante o tratamento é injetado o gás carbônico, utilizando uma agulha muito fina, sendo controlados a infusão do fluxo e o volume total injetado dentre os parâmetros estabelecidos.
Um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele e anexos) ao melhorar a circulação no local da aplicação. Um tecido melhor oxigenado cicatriza melhor, produz mais colágeno, reestrutura suas fibras e ganha mais firmeza.

Indicações: Olheiras, Pescoço, Papada e Pálpebras.

O número de sessões varia de caso a caso, mas em média, são necessárias de 5 a 10 aplicações, 1 ou 2 vezes por semana.
A carboxiterapia melhora o contorno facial e diminui a papada, as rugas faciais e flacidez do pescoço. Os pacientes observam uma diferença nas primeiras aplicações.
Os resultados são uma pele mais lisinha, firme e nutrida.

Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384

www.fisiobeautypilates.com.br