quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pilates e Hipertensão Combinam



Quem disse que os hipertensos não podem fazer exercícios físicos? Podem, sim. Desde que bem controlados. Na verdade, os exercícios podem até ajudar a diminuir os riscos relacionados à hipertensão.

A atividade física melhora o metabolismo e ajuda a combater a obesidade. De acordo com o Instituto Gaia Pilates, os exercícios aeróbicos como a caminhada e a natação influenciam diretamente o sistema cardiovascular e trazem benefícios para a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Porém, mesmo sendo um exercício de força, o Pilates pode ser praticado por quem tem hipertensão ou outros problemas cardíacos. Segundo a instrutora Fabiana Torrens, alguns estudos comprovam que os exercícios não elevam de forma significativa a pressão arterial do praticante. “Isso acontece porque o Pilates trabalha com poucas repetições e, principalmente, com uma respiração adequada que ajuda a relaxar a musculatura, aliviar as tensões e nos impede de realizar apneia”, explica.

Além disso, o método promove o relaxamento e atua na diminuição do estresse, por isso pode ser considerado benéfico para a redução da pressão arterial. Desta forma, pode ser praticado sem grandes riscos.

Antes de começar a praticar exercícios, o hipertenso precisa consultar o médico e passar por um teste ergométrico, para verificar sua resistência e a intensidade com que ele vai poder se exercitar. Junto com o seu instrutor, o aluno deve monitorar a sua frequência cardíaca e a pressão, se necessário. Se sentir qualquer sintoma de cansaço extremo, é hora de parar!