segunda-feira, 13 de junho de 2016

Exercícios Básicos do Pilates - ROLAMENTO PARA CIMA – ROLL UP

Agende já uma sessão experimental pelo telefone ou what's up 81818384.
Atendimentos personalizados com fisioterapeuta.
Realizamos avaliação postural de todos nossos alunos, trabalho direcionado para as suas necessidades e objetivos, experimente!


As principais modificações desse exercício são sutis, porém muito importantes.

Nas fotos de Joseph, algumas amplitudes de movimento são diferentes. Na foto 1, notem que os braços se elevam somente até a altura das orelhas, as palmas das mãos estão voltadas para dentro e a caixa torácica está na posição neutra. Na foto original, os braços chegam ao solo, as palmas das mãos estão voltadas para frente e a caixa torácica está em extensão – todas essas modificações permitem que o movimento fique biomecanicamente correto e mais confortável para a cintura escapular e coluna torácica.

Outra importante modificação é a amplitude de movimento ao chegar à posição sentada. Na foto 3, notem que a pelve se mantém vertical e a musculatura abdominal ativa. Na foto original, o queixo toca o peito e o tronco vai à frente, o que pode gerar algumas tensões desnecessárias.





Posição inicial: Em decúbito dorsal, pelve e coluna neutras. Pernas estendidas no colchonete, paralelas, tornozelos em dorsiflexão. Braços estendidos acima da cabeça, escápulas estabilizadas (foto 1).

Exercício

Inspire para preparar e eleve os braços ao mesmo tempo (foto 2). Na expiração, faça um leve aceno com a cabeça e flexione a coluna sequencialmente, passando pelo imprint, até a pelve ficar vertical. Mantenha a coluna na posição de curva C (foto 3).

Inspire mantendo a flexão da coluna e inicie o rolamento para trás. Na expiração, continue a articular a coluna sequencialmente para voltar à posição inicial (foto 4).

Fonte: Revista Pilates




www.fisiobeautypilates.com.br

Exercícios Básicos do Pilates - ROLAMENTO POR CIMA – ROLL OVER


Agende já uma sessão experimental pelo telefone ou what's up 81818384.
Atendimentos personalizados com fisioterapeuta.
Realizamos avaliação postural de todos nossos alunos, trabalho direcionado para as suas necessidades e objetivos, experimente!

Nesse exercício, Joseph inicia com as pernas estendidas no solo, o que não é errado. Porém, somente um aluno com nível avançado conseguirá estabilizar e proteger a coluna lombar contra uma alavanca mais pesada para iniciar o movimento.

Outro detalhe muito importante é manter as pernas paralelas ao solo e somente depois levar os pés para baixo, alongando os ísquiotibiais. No exercício original, o rolamento é realizado de maneira direta para trás, o que pode gerar tensão e sobrecarga na coluna cervical.

Posição inicial: Em decúbito dorsal, pernas na diagonal, no imprint. Braços ao longo do corpo, palmas das mãos voltadas para baixo, escápulas estabilizadas (foto 1).




Inspire flexionando o quadril (foto 2). Na expiração, articule a coluna sequencialmente até que as pernas fiquem paralelas ao solo (foto 3). Com controle, toque os dedos dos pés no solo. Apoie o peso entre as escápulas, não na coluna cervical (foto 4).

Inspire elevando as pernas, paralelas ao solo e abduza um pouco mais que a distância dos ombros (foto 5). Na expiração, articule a coluna sequencialmente para voltar à posição inicial (foto 1), estabilize o imprint e leve as pernas para baixo na diagonal em uma amplitude que o imprint possa ser mantido.

Esse exercício pode ser feito também da forma inversa: rolando para cima com as pernas abduzidas e retornando com as pernas aduzidas.

O número de repetições pode variar de acordo com as necessidades, objetivos e possibilidades de cada indivíduo. Pratique sempre com a supervisão de um instrutor qualificado.

Para saber se não está rolando demais para trás sobrecarregando a coluna cervical, tente engolir ou falar ao chegar à posição da foto 4. Se for possível, você conseguiu montar a posição correta.

Fonte: Revista Pilates

www.fisiobeautypilates.com.br