sexta-feira, 17 de junho de 2016

Saiba como o Pilates Pode te Ajudar a Remover a Dor




As dores na região lombar são comuns entre homens e mulheres das mais variadas faixas etárias e, muitas vezes, são provocadas pelas famosas hérnias de disco. Essa disfunção da coluna vertebral é mais comum entre os pacientes com dor lombar e, desses acometidos, 70% são do sexo masculino.

Vários são os fatores que ocasionam esse problema. Existem as causas hereditárias, que são as mais corriqueiras, e as causas traumáticas, que estão ligados aos esforços repetitivos; como as inclinações do tronco, giros, além de puxar, empurrar e levantar cargas excessivas. Todos esses movimentos repetitivos geram traumas no disco podendo promover ou provocar a hérnia de disco. O sedentarismo também é uma das grandes causas da hérnia de disco.

As pesquisas mostram que a atividade qualitativa pode ser uma grande forma de prevenção das lesões e dores na coluna. O pilates pode ser um grande aliado na prevenção, tratamento e manutenção para evitar esse problema.
Mas, antes de falar sobre o tratamento, vamos entender o que é a hérnia de disco. A palavra hérnia, significa projeção;  a saída através de uma fissura ou orifício de uma estrutura contida – e a saída dessa estrutura é o que gera a compressão em estruturas vizinhas, gerando processo inflamatório e quadro agudo de dor.

O disco intervertebral é uma estrutura que está entre uma vértebra e outra, e ela é formada de duas partes: uma parte central que é chamada de núcleo pulposo ou líquido viscoso, e de uma parte periférica formada de tecido cartilaginoso, que é chamado de anel fibroso. Logo, hérnia de disco é a projeção ou a saída desse núcleo através de uma fissura do anel fibroso.
A coluna vertebral é o eixo de equilíbrio do sistema musculoesquelético do ser humano, onde a hérnia de disco é uma das principais consequências  que se atribui a perda desse equilíbrio na coluna.

A função do pilates é gerar estabilidade vertebral, enfatizando o controle da coluna lombar cervical, quadril e ombro. Ou seja, é fortalecer a coluna, por meio de exercícios nos aparelhos e no solo que garantem o melhor alinhamento e postura, impedindo as lesões discas e as famosas hérnias de disco.
Contudo, quando já temos instalado uma hérnia de disco,  o tratamento para combate dos sintomas é conservador. Uma vez que, os sintomas não cessem com a terapia convencional, é pensado na possibilidade de cirurgia. A cirurgia só acontece quando todas as tentativas de tratamentos convencionais são tentadas e a dor não cessa.

Fonte: Fisiociência


.fisiobeautypilates.com.br

Cirurgia Plástica de Abdômen: Pilates Potencializa



A cirurgia plástica e lipoaspiração são hoje técnicas usadas para melhorar os contornos corporais, contudo, a maior definição do abdômen ocorre quando fortalecemos músculos específicos. Temos um músculo profundo no abdômen que funciona como uma cinta abdominal, chamado de transverso do abdômen; ele é a chave do sucesso de uma cintura definida. Desta forma, o ideal seria conciliar o fortalecimento desse músculo às técnicas e habilidades da cirurgia plástica.

A associação com o método Pilates seria a mais perfeita associação para um resultado mais duradouro e satisfatório. O método Pilates é composto por séries de exercícios que, entre suas funções, está a hipertrofia muscular profunda. Os exercícios podem fazer parte do pré e pós-operatório e, assim, potencializar o resultado da cirurgia plástica, especialmente em cirurgias de mama e de abdômen. Após 30 aulas, já é possível notar a diferença no corpo. 

No caso de uma cirurgia plástica abdominal, o método atua no fortalecimento do músculo transverso do abdômen, também chamado de cinturão abdominal ou espartilho abdominal. Sua anatomia ajuda a definir o contorno da cintura. Desta forma, se esse músculo está forte após uma abdominoplastia, o contorno abdominal ficará melhor, uma vez que ele é responsável pela contenção dos órgãos abdominais.

Para se entender a função deste músculo, imagine você “murchando” a barriga. É essa ação que o músculo faz quando contrai. O músculo forte ajudará a definir o contorno do abdômen tornando o efeito da cirurgia abdominal mais evidente. 

Nas cirurgias de mama, os exercícios de Pilates contribuem, principalmente, para a reorganização da postura do tronco, resultando num tórax em harmonia com a nova mama. Nas cirurgias de redução, o Pilates promove um realinhamento da coluna torácica o que contribui para um melhor efeito do procedimento cirúrgico. 

O ideal é que o paciente que tem planos de se submeter a uma cirurgia plástica no abdômen ou nas mamas comece um programa de Pilates que evidencie a área a ser operada especificando os músculos que serão solicitados no pós-operatório e, assim, potencializar o resultado da cirurgia. 

A liberação para a prática do Pilates após a cirurgia plástica varia conforme cada procedimento. O método sempre trabalha o indivíduo como um todo, mas quando se trata de reabilitação pós-cirúrgica, são trabalhados, inicialmente, os segmentos não operados.

Após liberação médica o paciente passa por um treinamento completo e evolui com ênfase na parte operada para acelerar a recuperação e potencializar o efeito da cirurgia. O método Pilates é uma forma de treinamento para ser adotado como um meio de equilibrar o corpo e a mente.

Fonte: Fisiociência e Revista Época