sábado, 18 de junho de 2016

Pilates na Terceira Idade!!




Previna dores nas costas e outras disfunções na terceira idade

No Brasil, os idosos são hoje cerca de 21 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2010. A qualidade de vida na terceira idade é um desejo de todos e pode ser definida como a manutenção da saúde. Em função disso, a procura por atividades físicas cresce entre a população com mais de 60 anos, seja por estética ou por elas ajudarem no alívio das dores articulares causada pela idade.

O Pilates é um método de exercícios que tem duas principais indicações que são: melhora da performance (fitness) e tratamento/prevenções de disfunções motoras  ósseas e musculares (reabilitação e qualidade de vida).
As aulas de Pilates respeitam sempre os princípios do método, independente da idade. Por meio da contração muscular submáxima, resistida pelas molas dos equipamentos, os ossos são submetidos à carga mecânica, fato que pode favorecer o aumento da massa óssea. Desta forma, os exercícios de Pilates podem interferir positivamente na densidade óssea ajudando no controle da osteoporose ou na prevenção da doença.

Contudo, alguns cuidados deverão ser tomados com alunos que apresentam osteoporose e hipercifose (“corcunda”). Para esses alunos, deve-se evitar excesso de carga nas estruturas ósseas até que o aluno apresente força muscular suficiente para suportar as descargas de peso.
Os pontos que mais precisam ser trabalhados nas aulas dos alunos da terceira idade são o equilíbrio (prevenir quedas), a força muscular e resistência óssea (para gerar autonomia e prevenir perda acelerada da massa muscular e óssea) e o alívio da dor muscular e articular.

Desta forma, o Pilates torna-se a alternativa mais completa para amenizar e, até mesmo, reverter os efeitos do tempo sobre o corpo físico. Com essa perspectiva, a atividade tem ganhado espaço na medicina geriátrica, sendo indicada como tratamento e melhora da qualidade de vida dos idosos.

Previna a perda de massa muscular

A técnica tem a importante função de prevenir a perda de fibras musculares durante o envelhecimento. Os exercícios realizados em máxima contração, com conexão mente-músculo, são capazes de promover maior recrutamento muscular e consequentemente maior geração de força. Desta forma, a perda de massa muscular (hipotrófica muscular senil) é prevenida, podendo ser um método que remedia a chamada sarcopenia (perda de fibras musculares durante o envelhecimento).

Os exercícios podem ser encarados como um processo prazeroso e benéfico, fazendo que os alunos que procuraram a modalidade por ordem médica acabem criando o hábito de praticá-la. O aluno  que fizer uma aula experimental verá as grandes diferenças entre academia ou a fisioterapia.

O Pilates, além de fortalecer e flexibilizar os músculos, alivia o estresse, auxiliando na promoção da saúde total do indivíduo. O exercício físico libera substâncias químicas no cérebro, ocasionando uma sensação de bem estar e de euforia. “Tais substâncias, conhecidas como endorfina, têm qualidades semelhantes as da morfina que são referidas como a própria morfina natural do corpo”, diz o pesquisador no assunto Ronberts.  
Experimente o método e se apaixone!

Fonte: Fisiociência

Agende já uma sessão experimental pelo telefone ou what's up 81818384.
Atendimentos personalizados com fisioterapeuta.
Realizamos avaliação postural de todos nossos alunos, trabalho direcionado para as suas necessidades e objetivos, experimente!


www.fisiobeautypilates.com.br