domingo, 10 de julho de 2016

Pilates gera hipertrofia muscular?




O músculo é m órgão secretor hormonal capaz de produzir fatores de crescimento hormonal como o IGF e MGF (insuline e mechanic grow factor) quando submetido à contração submáxima, gerando assim a ativação de células satélites musculares que através de processos moleculares promovem a síntese proteica, o que gera aumento do volume muscular o qual definimos como hipertrofia (Coutinho et. al. 2005, 2006).

Pilates e o caminho para a hipertrofia

Os exercícios desenvolvidos no método Pilates consideram duas características cinesiológicas e funcionais esseciais no rpocesso de ganho de trofismo. A primeira característica do método é a realização de padrões motores em aplitude máxima, o que sugere a estimulação mecânica na junção miotendínea e o que gera a produção de fatores de crescimento muscular longitudinal (NOs), promovendo o que chamamos de hipertrofia longitudinal. A segunda característica é a realização de contrações submáximas as quais devem estimular a produção de MGF promovendo a hipertrofia radial desta forma teremos provavelmente o que denominamos de HIPERTROFIA ORGANIZADA.

Qualquer pessoa poderá desenvolver hipertrofia decorrente do método Pilates, contudo, quanto mais velha a pessoa, menor sua capacidade de gerar síntese de proteína muscular, devido a uma série de alterações hormonais decorrente do processo de envelhecimento. No entanto, se praticado corretamente, o método é capaz de gerar contrações submáximas no músculo que responderá com a produção de MGF. Não importa a idade, o músculo responde.

A grande vantagem deste método é que todos os exercícios são indicados para o que chamamos de hipetrofia organizada, não só força, mas equilíbrio neuro muscular será gerado, musculos fortes, flexíveis e jovens aos 20 ou as 80 anos.

Fonte: Baseado no texto da Fisiociência