sábado, 30 de julho de 2016

PILATES É UM ALIADO CONTRA A BURSITE




Está se tornando cada vez mais frequente pessoas sentindo dores nos ombros, cotovelos e em alguns outros lugares do corpo. Uma das causas pode ser a inflamação da bursa, mais conhecida como bursite.

A bursa é uma bolsa cheia de liquido sinovial que fica próxima das articulações . Ela tem a função de amortecer os movimentos e evitar o atrito entre os ossos, tendões e tecidos musculares.

A bursite é a inflamação dessa bolsa. Geralmente é causada pelo uso excessivo da articulação, movimentos repetitivos, podendo também ser por trauma, infecções, atrite reumatoide.

A bolsa responde a essa inflamação produzindo mais líquido e a bolsa cheia provoca dor ao movimento. Quando é um processo agudo encontramos esse aumento de líquido. Quando é um processo crônico, de longa data, além do aumento de líquido, as paredes da bolsa estão espessadas e ela perde a capacidade de diminuir o atrito entre as partes móveis e apresenta crepitação, que é o “rangido” que percebemos ao colocar a mão na articulação.

Temos, em média, 160 bursas no nosso corpo mas a bursite ocorre com mais frequência nos ombros, cotovelos, quadril, joelhos e pés. Tem como sintomas dor articular, sensibilidade ao pressioná-la, rigidez no movimento, inchaço e calor.

O tratamento inclui repouso, imobilização temporária, anti-inflamatórios, algumas vezes analgésicos e Fisioterapia para restabelecer a função articular.

O Pilates pode ser um forte aliado na prevenção de recidivas da bursite, através de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular buscando sempre o equilíbrio e a qualidade do movimento. Lembrando que você deve praticar sempre sob a orientação de um profissional especializado. Cuide-se!

Fonte: Revista Pilates em Evidência

Agende já uma sessão pelo telefone ou what's up 81818384.
Atendimentos personalizados com fisioterapeuta.
Realizamos avaliação postural de todos nossos alunos, trabalho direcionado para as suas necessidades e objetivos, experimente!