quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Dor no nervo ciático: O que é? Causas, sintomas e como tratar




Você já sentiu essa dor? A dor no nervo ciático (também chamada, simplesmente, de Ciática) é, na verdade, o próprio sintoma de outros problemas.

Qual a função do nervo ciático?

Essa estrutura está localizada desde a face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e dos joelhos, até alcançar o dedo maior do pé. Estendendo-se, portanto, desde a coluna lombar até os pés. O nervo ciático que é considerado o maior do corpo humano é o grande responsável pelo movimento dos músculos da perna, além de viabilizar as sensações.

O que causa a dor no nervo ciático?

Qualquer tipo de dano ao nervo ciático (lesão, pressão, inflamação) pode resultar em dor ciática. O problema tende a ocorrer dentro do canal espinhal ou mesmo em qualquer ponto do percurso que o nervo faz. O anel que circunda o disco intervertebral pode acabar rompendo em virtude da pressão gerada sobre ele, o núcleo escapa para o interior do canal e comprime o nervo, caracterizando a dor. E o que pode causar essa pressão? Algumas das principais causas são: tumores, deslizamento de vértebras, estenose da coluna lombar, traumas, hérnia de disco, anomalias congênitas, síndrome do músculo piriforme, osteoartrite, dentre outras.

Além da dor, existem outros sintomas que acompanham a Ciática?

Os sintomas vão depender de cada caso, mas, normalmente, a dor ciática ocorre com maior frequência de um só lado do corpo (nesse caso, o lado afetado pode parecer mais fraco que o outro). Outros sintomas incluem: dormência, perda de sensibilidade, fraqueza muscular, diminuição dos reflexos da região afetada, formigamento ou sensação de queimação, dores irradiadas da coluna lombar para a região posterior da coxa ou da perna. Todos os sintomas podem aumentar com o envelhecimento, uma vez que as estruturas da coluna já aparecem bem mais desgastadas com a medula espinhal e as raízes que dão origem aos nervos comprometidas.

Como tratar a dor ciática?

O primeiro passo é diagnosticar a causa da dor. Se for por compressão ao nervo ciático, o passo a seguir é identificar e corrigir os fatores que desencadearam danos ao nervo. É importante identificar a causa exata do problema para que o tratamento seja aplicado de maneira correta e eficaz. A estabilização segmentar vertebral, juntamente com a terapia manual e exercícios de Pilates Clínico o paciente é condicionado a usar o músculo transverso do abdômen. Através do método, o indivíduo em tratamento consegue afastar as dores e entra em um trabalho direcionado ao fortalecimento dos músculos posturais, com a finalidade de evitar o surgimento de novas manifestações dolorosas.

Agende já uma sessão pelo telefone ou what's up 81818384.
Atendimentos personalizados com fisioterapeuta.
Realizamos avaliação postural de todos nossos alunos, trabalho direcionado para as suas necessidades e objetivos, experimente!

Previna-se da dor ciática!

– Evite saltos muito altos;

– Não realize movimentos bruscos com a coluna vertebral;

– Procure sempre manter a boa postura;

– Ao erguer um peso do chão, flexione os joelhos;

– Seja praticante de exercícios físicos que ajudam a fortalecer a musculatura do corpo inteiro.

Fonte: Texto adaptado de Fisioterapia Manual