quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dez mitos e verdades sobre a drenagem linfática



Massagem ajuda na melhora da celulite, mas não emagrece
   
RIO - Não faltam benefícios na drenagem linfática, mas não faltam também dúvidas sobre o procedimento, que estimula o sistema linfático e ajuda na eliminação de toxinas e líquidos que o corpo acaba retendo no dia a dia. Mas ela emagrece, ajuda na celulite e TPM? Diante das perguntas que costumam aparecer sobre o assunto, listamos os mitos e verdade sobre um dos tipos mais populares de massagem do mercado.

Drenagem ajuda a diminuir celulite

Verdade. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos, e é nisso que a drenagem ajuda.

- A retenção não permite a oxigenação do tecido, dando origem a nódulos. No entanto, a drenagem funciona de maneira mais efetiva no começo do problema- explica Daniele Correa, fisioterapeuta dermatofuncional e supervisora do Centro de Tratamento Corporal da Clínica Paula Bellotti, no Rio.

Drenagem emagrece

Mentira. Esse tipo de massagem, ajuda, na verdade na eliminação de líquidos retidos e na liberação de toxinas, não havendo perda de gordura.

- Para de fato perder gordura e emagrecer, é preciso conjugá-la com uma série de fatores que compõem uma rotina saudável, como alimentação balanceada, ingestão adequada de água e exercícios - diz Vanessa Villela, fisioterapeuta da clínica Skinlux, no Rio.

Quem tem problema venoso não pode fazer

Verdade. Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento. Mas é indicado sempre consultar um médico antes de qualquer decisão.

Beber água antes da drenagem potencializa os efeitos da massagem

Verdade. Antes e depois da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas. É mito achar que quem sofre com inchaço não deve beber ingerir tanta água. Água é importante sempre, independente da condição.

Se a drenagem for bem-feita, imediatamente após o procedimento você vai ao banheiro urinar

Mito. Segundo Daniele, depende da quantidade de água que a pessoa retém, portanto, isso não é regra.

- Algumas pessoas sentem vontade de urinar durante ou no final da massagem. Mas isso não pode ser aplicada a todos - diz Daniele.

Grávidas não podem fazer drenagem

Mito. Elas podem e devem, sim, fazer o procedimento, uma vez que na gravidez a mulher retém muito líquido, principalmente nos últimos três meses, diz Vanessa.

Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo

Mito. O uso de creme ou óleo vai depender do profissional ou do método utilizado, não sendo uma obrigação.

- Para pacientes em pós-operatório, cremes e óleos costumam deixar a massagem mais cômoda para a pessoa - diz Daniele.

Drenagem com aparelho é melhor que drenagem manual

Mito. As duas têm bons resultados, pois ativam a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos tecidos, mas a manual é a mais recomendada.

- Na manual, o profissional consegue observar com mais precisão as regiões com mais nódulos, inchaço e edemas e, assim, trabalhar com mais precisão - explica Daniele.


Drenagem mal-feita pode dar íngua

Mito. A íngua só aparece por causa de processos inflamatórios ou infecciosos nos gânglios, não tendo nada a ver com um procedimento anterior.

Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM

Verdade. Sim, sim, sim! Drenagem pode fazer milagres para a tensão pré-menstrual.

- Ela atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, além de ajudar no controle da ansiedade, por ter um efeito relaxante - diz Vanessa.

Fonte: O Globo

Agende agora mesmo uma sessão pelo telefone 981818384!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário