sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O QUE É FIBROMIALGIA? SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA DE LADY GAGA E COMO O PILATES PODE AJUDAR



Nesta última quinta-feira (14/09), a população brasileira foi bombardeada com a notícia do cancelamento do show da Lady Gaga, devido a um agravamento no seu caso de Fibromialgia.

Apesar de ter sido um caso muito comentado nos últimos dias, pouco ainda se sabe sobre esta doença que acomete a cantora e como a Fibromialgia pode afetar o corpo do ser humano.

Mesmo tendo um nome pouco conhecido, a Fibromialgia acomete centenas de pessoas causando diversos sintomas e prejudicando o indivíduo no seu dia-a-dia.

Pensando nisso, criamos este texto para que você possa conhecer um pouco mais sobre a doença que acomete a Lady Gaga, os seus principais sintomas e como o Pilates pode ajudar no tratamento da Fibromialgia.

O que é fibromialgia?


A palavra Fibromialgia vem do latim e do grego, onde “Fibro” é do latim e significa tecido fibroso, presente em ligamentos, tendões e fáscias e “Mio” vem do grego que quer dizer tecido muscular.

Para completar o nome, tem também o “Algos” que significa dor, e “Ia” que quer dizer condição.

Sendo assim, Fibromialgia quer dizer condição ou dor que afeta os tecidos fibrosos e ligamentos.

Em outras palavras, a Fibromialgia é uma doença reumatológica que tem característica principal a dor musculoesquelética difusa e crônica não inflamatória, que se manifesta no sistema músculo-esquelético.

Além disso, apesar desta patologia acometer principalmente as mulheres entre 35 e 50 anos, ela também pode ser diagnosticada em homens trazendo grandes problemas para os mesmos.

Quando uma pessoa possui esta patologia, ela pode sentir alguns sintomas como:

  • Sensação de fadiga;
  • Sono não reparador;
  • Rigidez muscular matinal;
  • Parestesias (sensações cutâneas como formigamento, calor ou frio);
  • Alterações no humor;
  • Dor generalizada;
  • Problemas de memória;
  • Problemas de concentração;
  • Dormência e formigamento;
  • Palpitações;
  • Redução na capacidade de se exercitar;
  • Problemas com depressão e ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Visão turva;
  • Dor torácica;
  • Perda de apetite;
  • Aumento da frequência urinária.

Sendo assim, a Fibromialgia pode acarretar diversos problemas dificultando a vida do ser humano no momento em que for realizar até as mais simples tarefas, por isso Lady gaga foi obrigada a cancelar seu show que iria realizar no Rock In Rio, no Rio de Janeiro.

O que pode causar a Fibromialgia


Apesar de as causas da Fibromialgia ainda serem desconhecidas, existem alguns fatores que podem causar a doença que acomete a cantora Pop e influenciar diretamente para o surgimento da mesma, sendo eles:

A genética: a Fibromialgia costuma a ocorrer em várias pessoas da mesma família, o que leva este fator como uma das possíveis causas da doença.

Algumas Infecções transmissíveis por vírus e doenças autoimunes também podem ser definidas como uma das possíveis causas da Fibromialgia.

Os problemas relacionados ao sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também se encontram na lista das possíveis causas da Fibromialgia, acometendo o corpo do ser humano.

Desta forma, pode-se dizer que mesmo sem uma causa específica, existem fatores de risco que podem levar à Fibromialgia, sejam elas genéticas ou até mesmo emocionais.

Diagnosticando a Fibromialgia

O diagnóstico da Fibromialgia é feito quando a pessoa apresenta os sintomas da doença por mais de três meses consecutivos

Quando o indivíduo procura uma ajuda médica, são realizados exames onde, o médico palpa 18 pontos anatômicos (regiões específicas do corpo) e, caso o paciente relate algum tipo de dor em pelo menos 11 destes pontos, será caracterizado como uma pessoa que possui Fibromialgia.

A partir do momento em que a pessoa é diagnosticada com a doença, é importante que ela pesquise mais sobre esta patologia e realize um bom tratamento para que o problema seja reparado o quanto antes.

Ter um acompanhamento multidisciplinar será muito importante para a melhora da patologia e principalmente para evitar futuros problemas relacionados a mesma.

Além disso, o tratamento da Fibromialgia tem como objetivo principal controlar a dor e melhorar a qualidade de vida.

Fibromialgia foi motivo de cancelamento do show de Lady Gaga

A fibromialgia como já visto anteriormente, é uma doença que causa muitas dores no corpo, além de comprometer também a mente daqueles que a possuem.

Foi por conta deste problema que a cantora pop teve que cancelar seu show que seria realizado no dia 15/09 no Rio de Janeiro.

Nos últimos dias, Gaga já estava com alguns sintomas relacionados à doença, porém por conta da piora de seu quadro, ela foi obrigada a abandonar sua participação no Rock in Rio, levando diversos fãs ao desespero.

Pelas Redes sociais, ela disse sofrer de Fibromialgia e declarou-se devastada por não poder participar do evento:

“Brasil, estou devastada porque não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora. Peço pela bondade e compreensão de vocês, e prometo que vou voltar e cantar para vocês em breve. Me desculpem e eu amo muito vocês”, declarou Gaga.

Para cuidar deste problema, a cantora submeteu-se a um tratamento que será realizado por especialistas no caso para que suas dores sejam aliviadas e ela possa voltar ao seu trabalho.

Por isso, um bom tratamento para o caso é muito importante para a melhora da Fibromialgia.

Pilates para o tratamento de pessoas com Fibromialgia

O Pilates é um Método que auxilia para a melhora constante do ser humano, podendo ser praticado para diversas finalidades.

Uma dessas finalidades do Pilates muito utilizado nos Studios é a reabilitação, onde através do Método, a pessoa pode reabilitar não só o seu corpo, mas também sua mente, promovendo uma melhora de sua saúde e bem-estar.

Ao ser aplicado para pessoas que possuem Fibromialgia, o Pilates pode garantir diversos benefícios, ajudando no tratamento e melhorando a capacidade do indivíduo que se encontra com a doença.

O Pilates ajuda para o tratamento da Fibromialgia através dos exercícios de alongamento que geram alivio não só para os músculos, mas também para as articulações que encontram-se rígidas por conta da dor.

Desta forma, ao realizar os exercícios do Método focados para o objetivo de tratar a Fibromialgia, a liberação muscular e das articulações ajudam a deixar o corpo com uma sensação mais leve, ajudando no alívio da dor.

Além disso, os alongamentos irão auxiliar também no aumento do equilíbrio e da coordenação motora promovendo um melhor condicionamento.

O Pilates irá atuar também no ganho de tônus muscular que é algo que as pessoas com a patologia necessitam.

Porém é importante lembrar que o trabalho de força realizado para a melhora desta doença deve ser bastante minucioso e com muito cuidado. Todos os exercícios devem ser feitos moderadamente e em uma intensidade baixa para que o indivíduo possa tratar e não piorar o seu problema.

Os benefícios do Pilates para quem possui Fibromialgia

Mas afinal de contas, quais são os benefícios que o Método Pilates proporciona para pessoas que possuem Fibromialgia?

Além de melhorar a dor causada pela doença, o Pilates auxilia para a melhora de outros aspectos como:

  •  Relaxamento do corpo;
  • Melhora da respiração;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Diminuição das dores de cabeça;
  • Evita futuras lesões;
  • Melhora da postura;
  • Colabora para o desenvolvimento motor;
  • Melhora das condições emocionais como a ansiedade e a depressão;
  • Aumento da flexibilidade do corpo;
  • Tonificação dos músculos;
  • Aumento do equilíbrio;
  • Melhoria do bem-estar.
  • Por isso, podemos então dizer que o Pilates associado com um bom tratamento médico, pode garantir diversos benefícios para pessoas que possuem Fibromialgia.


Concluindo

A fibromialgia é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, inclusive os famosos como foi o caso da Lady Gaga.

Em todos os casos, é muito importante realizar um bom tratamento, pois com o tempo este problema pode dificultar até mesmo nas tarefas mais simples do dia-a-dia.

Conciliar o tratamento médico com as aulas de Pilates, podem ser muito beneficiadores para pessoas que enfrentam este problema com a Fibromialgia.

Desta forma, cuidar-se também inclui praticar Pilates, até porque os benefícios adquiridos pelo método podem ajudar (e muito) em qualquer fase da vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário