segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

RPG Reeducação Postural Global





O RPG é um método terapêutico que considera o sistema muscular de forma integrada, organizando os músculos em cadeias musculares e baseando-se no alongamento de músculos encurtados. Esse método possibilita ao fisioterapeuta a avaliação global e correta do real comprometimento do indivíduo, propondo uma atuação fisioterapêutica mais eficaz, que trata as causas e as consequências.

Para entender a proposta de avaliação por meio das cadeias musculares, é necessário estabelecer perfeita relação entre encurtamento de músculos e alteração postural, ou seja, considerar que sempre há um ou mais músculos responsáveis pela alteração postural.

Segundo Souchard o RPG trata globalmente os problemas músculo-articulares, empregando posturas de alongamento muscular baseadas na normalização da morfologia. São realizadas posturas ativas, isotônicas excêntricas dos músculos da estática, com manutenção dos músculos dinâmicos, sempre em decoaptação articular e progressivamente, cada vez mais global.

Dodelieve trouxe uma grande modificação e criou seu método das cadeias musculares e técnicas articulares chamada de Método G.D.S. Sua grande inovação é aspecto psíquico e comportamental que ela traz, fazendo uma inter-relação entre os ossos, músculos e a estrutura de vida do paciente. Para ela o individuo se estrutura sobre sua história de vida e as cadeias musculares irão moldar o individuo  de acordo com as suas necessidades de expressão.

O RPG trabalhado na Fisiobeauty traz ao método clássico uma visão ainda mais global, trazendo as mofotipologias abordadas por Godelieve, manobras cranianas abordadas por Busquet, as pompagens musculares de Bienfait, manobras articulares oriundas da quiropraxia, mobilizações neurais abordadas por Butler como também um trabalho de estabilização vertebral baseado nos exercícios de Pilates, e ainda, adaptando o método  as necessidades  de cada paciente e não o paciente ao método.

A nossa proposta é trazer para o trabalho de cadeias musculares, também um trabalho de cadeias articulares sem esquecer o comprometimento neural que na sua maioria esta associado a um desequilíbrio músculo-esquelético.

















www.fisiobeautypilates.com.br