segunda-feira, 6 de março de 2017

Dor no Pescoço ou Cervicalgia



A dor no pescoço é a segunda reclamação mais frequente entre as pessoas, perdendo apenas para a dor nas costas.

Os músculos do pescoço devem estar sempre alertas para suportar o peso da cabeça, e quando são submetidos a sobrecargas, tensionam, diminuindo o fluxo sanguíneo para a região, gerando dor, que pode irradiar para os ombros e até causar dores de cabeça (cefaleia tensional).

Má postura, apertamento dentário (bruxismo), má posição ao dormir, colchão muito mole, travesseiro muito baixo ou muito alto e fatores emocionais, como o estresse, podem causar esse tipo de dor.

Pode ocorrer em pessoas que sofreram acidente de trânsito ou queda e pode ser resultado do estiramento dos ligamentos e músculos. Degeneração do disco (os pequenos amortecedores que ajudam a suportar o peso da coluna) ou hérnia de disco cervical, Osteoartrose (desgaste da articulação) e osteófitos ou “bico de papagaio”, também podem ser causa da dor no pescoço.

A maioria das atividades de trabalho que exigem bastante atenção, acarretam à má postura dos ombros e cabeça, através do aumento da cifose dorsal (corcunda) e da lordose cervical (cabeça para frente) e do aumento da tensão muscular do pescoço e dos olhos para colocarmos mais atenção na tarefa. Estas posições mantidas por longo período, podem gerar dores que inicialmente são causadas apenas por tensão muscular,mas a longo prazo, podem levar a um desvio de postura crônico e à lesão da articulação e compressão de raízes nervosas do pescoço. É o caso das pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador, cirurgiões, desenhistas, dentistas, donas de casa e pessoas que passam longos períodos dirigindo.

Para manter uma boa postura e evitar sobrecarga muscular é importante fazer uma atividade física que gere prazer e relaxamento, além de trabalhar a consciência corporal para que a pessoa consiga perceber quando está sobrecarregando seu corpo e se corrigir naturalmente. O trabalho postural também é muito importante, pois irá fortalecer e alongar a musculatura da coluna cervical para que consiga suportar melhor o trabalho que recai sobre ela todos os dias.

Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço:

Nos dias de frio agasalhar-se bem.
Fazer pausas do trabalho no computador para alongar e movimentar os ombros e o pescoço.
Para quem dirige muito é importante ter um encosto de cabeça ajustado e manter uma distância saudável entre o banco e o volante (braços esticados e mãos firmes no volante com os pés alcançando sem esforço os pedais).
Praticar atividades de relaxamento para corpo e mente.
Procurar dormir de lado com um travesseiro sob a cabeça, que ocupe exatamente a distância entre o pescoço e o ombro, e um travesseiro entre as pernas.
O esforço para conseguir enxergar também gera sobrecarga dos músculos do pescoço. Procure um oftalmologista caso esteja com dificuldades na vista.

Como o RPG Reeducação Postural Global pode ajudar a eliminar as dores no pescoço?

A RPG busca fazer uma analise da causa da dor e utiliza técnicas específicas para cada problema encontrado, liberando as zonas de tensão musculares, articulares e do tecido conjuntivo gerando alivio e eliminação de dores e melhora da função global do corpo.

Como o Pilates pode ajudar a eliminar as dores no pescoço?

O Pilates trabalha a estabilidade e mobilidade da coluna permitindo melhora da função nervosa e vascular do pescoço, além de trabalhar a postura e organização de cabeça, pescoço e ombros permitindo que a pessoa ganhe consciência corporal e melhora postural com alivio e eliminação das dores.

Agende uma sessão!!