terça-feira, 7 de março de 2017

Exercite os músculos do pé ou Foot core



O conceito de core não precisa ficar restrito ao tronco. Esse trabalho faz as camadas musculares funcionarem harmonicamente, dando mais suporte para os movimentos

Core, power house, centro de força, equilíbrio tóraco-abdominal. Esses termos ficaram conhecidos com a popularização do pilates e continuam sendo muito ouvidos nas aulas de treinamento funcional e crossfit. Trabalhar o core significa trabalhar a estabilidade. Treinar para que as camadas musculares funcionem harmonicamente dando suporte aos movimentos.

 Mas esse conceito de core e estabilidade não precisa ficar restrito ao tronco. Um grupo coordenado pela pesquisadora Irene Davis, da Universidade de Harvard, está propondo uma nova teoria: um sistema de core no pé, o foot core system.

O pé possui vários pequenos músculos que ficam localizados exclusivamente em seus ossos, chamados de intrínsecos do pé (eles não têm relação com o tornozelo e a canela). Embora pequenos eles têm duas funções importantes: ajudar na formação e manutenção dos arcos do pé (para que ele não fique um pé chato) e dar estabilidade ao pé, permitindo que seus movimentos ocorram de forma adequada. É como no tronco, onde os músculos pequenos e mais profundos dão firmeza para os movimentos de músculos maiores.

Há algumas pesquisas mostrando que o pé chato pode melhorar com o recrutamento desses músculos intrínsecos do pé e que eles são indispensáveis para os movimentos da corrida. O problema é que esses pequenos músculos do foot core são muito vezes negligenciados por corredores e pelos próprios profissionais da saúde. O pé é essencial para a corrida, mas a gente só treina braço, perna e tronco, não é mesmo?

Sugestão de exercícios para tirar o pé do esquecimento e treinar o foot core: 
A ideia é trabalhar os músculos que estão exclusivamente no pé, então é importante mover a perna o mínimo possível e se concentrar na região central do pé, que é onde esses músculos estão. O exercício consiste em elevar o arco medial do pé (aquela curva na parte interna) sem mover os dedos e a perna. No início é difícil, mas com a prática você vai conseguindo trabalhar esses músculos mais internos.

Minha experiência clínica mostra que o foot core, a estabilidade do pé, é tão importante quanto o trabalho do core do tronco. Espero que em breve eles sejam igualmente conhecidos, populares e treinados.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/08/exercite-musculos-do-pe-e-ganhe-mais-estabilidade-na-corrida-com-o-foot-core.html