terça-feira, 21 de março de 2017

REABILITAÇÃO DE LER E DORT ATRAVÉS DO PILATES



Hoje vamos falar sobre o ombro, uma das articulações mais acometidas por LER e DORT.

Conceitos LER e DORT:

LER: Lesões por esforços repetitivos

DORT: Doenças Osteomusculares relacionadas ao trabalho

Mas antes de falar sobre estas patologias, vamos rever a anatomia desta articulação.

Funcionalidade do ombro



A articulação do ombro é composta por componentes passivos: ossos, ligamentos, cápsula articular e líquido sinovial; e componentes ativos: músculos e tendões.

Como podemos observar abaixo, os músculos de ação na articulação do ombro se inserem e originam na região cervical, escápula, costelas, coluna torácica, coluna lombar e pelve. Logo, a funcionalidade da articulação do ombro poderá sofrer influência destas demais articulações devido alterações musculoesqueléticas e posturais.





O ombro tem função primordial de mobilidade, assim é necessário manter uma boa amplitude de movimento na flexão, extensão, adução, abdução, rotação interna e externa que acontecem respectivamente nos planos sagital, frontal e transversal.

Primeiramente para ter boa função nesta articulação é necessário que se tenha uma ativação eficaz da musculatura estabilizadora do centro de força (powerhouse) e a manutenção da postura.

Por isso, para manter boa mobilidade é preciso que as demais articulações estejam cumprindo seu papel funcional, ou seja, que a cervical seja estável, a escápula mantenha seu ritmo escapular, a torácica apresente mobilidade e a região lombo pélvica, estabilidade.

Assim, a musculatura que envolve estas articulações apresentará ativação eficaz do sistema musculoesquelético apresentando força concêntrica, isométrica e excêntrica, essenciais aos movimentos de atividades diárias e laborais.

LER e DORT na Articulação do Ombro

LER e DORT acometem cada vez mais pessoas no mundo inteiro. Estas lesões podem ocorrer devido a fatores externos, como: falta de ergonomia nos ambientes de trabalho, uso excessivo de aparelhos eletrônicos, manuseio de máquinas de grande produção, e trabalhos manuais repetitivos; ou fatores internos: alterações posturais, alterações na biomecânica do movimento, déficit de força muscular, alongamento e flexibilidade.

Como o profissional do Movimento pode auxiliar?

O primeiro passo para auxiliar no tratamento destas patologias é identificar o causador da lesão, desequilíbrios musculares presentes, postura inadequada, ergonomia do ambiente de trabalho, e assim orientar o indivíduo acerca de sua postura, auxiliar a realizar modificações ergonômicas durante o expediente, como usar seu corpo a seu favor otimizando movimentos e minimizando o estresse articular e muscular.

Como o Pilates pode auxiliar?

O Pilates pode ser um grande aliado na reabilitação, já que entre outros benefícios promove consciência corporal, melhora da postura, força, resistência muscular, flexibilidade, mobilidade, melhora a congruência articular, a circulação e o trabalho da fáscia muscular, além de prevenir demais patologias.

Alterações musculares e miofásciais presentes

Além de todas as alterações presentes já citadas acima, ainda podemos destacar a presença de trigger points na região de trapézio, deltoide, tríceps e bíceps acentuando a dor ombro.

Nestes casos, os músculos podem estar fracos e tensos, ou até mesmo fortes e tensos. Desta forma, o músculo acometido por trigger point irá realizar uma ativação ineficaz, comprometendo toda a biomecânica do movimento.

O trabalho de consciência corporal, fortalecimento e alongamento promovidos pelo Pilates será muito eficaz nestes casos, no entanto é preciso desativar estes trigger points e isto só será possível através de técnicas de massagem, terapia manual e liberação miofáscial. Porém, é preciso cuido, pois muitas vezes o trigger point pode estar estabilizando a articulação onde o músculo encontra-se fraco. O que se pode fazer é que as técnicas para desativar o trigger point sejam realizadas ao final do atendimento.

Fonte: Revista Pilates