terça-feira, 28 de março de 2017

A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE AGULHAMENTO SECO NA SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL




A síndrome dolorosa miofascial é uma causa comum de dor musculoesquelética, tendo como características principais pontos-gatilho miofasciais que localizam-se em bandas tensas dos músculos esqueléticos, causando diversas limitações funcionais devido à dor. Diante deste fato, o presente estudo teve por objetivo identificar a percepção do paciente e do terapeuta na eficácia da técnica de agulhamento seco para o tratamento da síndrome dolorosa miofascial em pontos-gatilho ativos e latentes presentes na musculatura da cintura escapular e cervical. 

O presente estudo possui caráter qualitativo e quantitativo onde foi executado através de atendimentos no Núcleo de Pesquisa e Atenção à Saúde (NPAS) da Universidade da Região da Campanha de Bagé/RS, no período de abril a junho de 2014, onde o protocolo de reabilitação realizado foram 3 (três) atendimentos semanais, com duração aproximada de 30 minutos cada sessão, durante 3 (três) semanas consecutivas totalizando 8 (oito) atendimentos.

 Os critérios de inclusão utilizados no estudo utilizados foram: ser do gênero feminino com idades entre 30 e 50 anos, possuírem na avaliação pontos-gatilho miofasciais ativos ou latentes nos músculos da cintura escapular e cervical com a positividade dos critérios confirmatórios da presença de pontos gatilho, com ou sem dor referida após a avaliação física. Os critérios de exclusão utilizados foram que as voluntárias não estivessem incluídas nos critérios de contraindicação da técnica de agulhamento seco como câncer, aneurismas, medicamentos anticoagulantes, ausência patologias associadas e não realizassem tratamento fisioterapêutico. 

Foram incluídas no estudo quatro voluntárias com idades entre 30 e 50 anos que preencheram os critérios de inclusão e exclusão. Para coleta de dados foram realizados o exame clínico e físico, a utilização da Escala Visual Analógica para quantificar a dor, goniometria da coluna cervical, articulação esta envolvida pelo padrão de dor referida com diminuição de ADM nos achados. Foi utilizado um questionário elaborado pelo autor do projeto contendo três questões abertas como qual a expectativa em relação ao tratamento e quais as atividades da vida diária sentiam dificuldade para realizar e se houve melhora depois do tratamento. 

Após a avaliação, foram realizados a técnica agulhamento no trapézio superior, o qual encontrava-se com pontos gatilho ativos e latentes em todas as voluntárias e a manobra miofascial no mesmo. Foram observados uma diminuição do grau de dor referida na EVA onde na avaliação, possuíam uma média de grau 8 de dor e após o primeiro atendimento na EVA, o grau referido foi zero. Em três pacientes realizou-se um atendimento onde só necessitaram de acompanhamento sem a utilização de nenhuma técnica durante as 8 sessões e uma paciente devido sua atividade laboral havia uma reativação do ponto gatilho porém, com menor intensidade dolorosa até a não recidiva no final do tratamento. 

Na avaliação goniométrica da cervical obtiveram uma média de ganho de 6 graus em todos movimentos, principalmente na rotação e inclinação contralateral ao ponto gatilho. Com esta pesquisa concluiu-se que a técnica de agulhamento seco foi eficaz na desativação de pontos gatilhos ativos e latentes, e do importante papel da fisioterapia no tratamento da síndrome dolorosa miofascial.

Fonte:http://publicase.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/8411


www.fisiobeautypilates.com.br