quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Dor no Joelho



A dor no joelho é um sintoma bastante comum que pode afetar pacientes de todas as idades. De intensidade e duração bastante variadas, o desconforto no joelho pode se apresentar em ambos os lados – joelho direito e esquerdo -, bem como ser capaz de produzir inchaço e dificuldade no movimento.

A maioria das lesões no joelho tem relação direta com a prática esportiva, principalmente em atletas, corredores e jogadores de futebol, que demandam intenso esforço da articulação.

Em relação ao gênero, a dor se manifesta de modo igualmente proporcional e da mesma forma, quando relacionada a doenças sistêmicas, que podem afetar os dois joelhos.

No entanto, a origem das lesões costuma ser diferente. Nas mulheres as lesões são mais traumáticas e nos homens relacionadas a traumas, contusões ou sobrecarga.
dor-no-joelho

 O diagnóstico muitas vezes é de rápida resolução, mas alguns casos podem ser mais trabalhosos, devido à complexidade das estruturas envolvidas, sendo necessário à utilização de exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética para se avaliar o tipo de problema que está afetando o joelho.

Vale a pena ressaltar que dependendo da origem e da estrutura comprometida o desconforto pode dificultar os movimentos.

Dor do lado de dentro do joelho: esta relacionada a problemas de desalinhamento dinâmico como lesões ligamentares, meniscais, tendinopatias (pata de ganso) ou degenerações articulares;

Dor do lado de fora (lateral) do joelho: bastante comum em atletas e corredores tem relação com a Síndrome do trato iliotibial ou sobrecarga por atrito na face lateral da coxa, bem como lesões em menisco lateral, degeneração articular, entre outras. Nesse caso, se o indivíduo tiver dificuldade em dobrar o joelho em um ângulo de 45º é possível que o problema esteja em estruturas laterais da articulação.

Agende uma avaliação gratuita na Fisiobeauty!

www.fisiobeautypilates.com.br