quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Estrutura do Joelho



O joelho é uma articulação bem complexa que exige certa flexibilidade e estabilidade ao mesmo tempo. Para que seja funcional, ele conta com estruturas importantes de estabilização. Em contrapartida, o joelho pode ser afetado por diversas lesões, sendo algumas delas as torções ou entorses, as contusões, os traumas ou o desgaste. Esses diagnósticos podem comprometer a viabilidade de ligamentos, cartilagens, tendões, bursas e meniscos.

Quando surge uma dor na região, ela é provocada pelo uso excessivo dos joelhos ou falta de preparo adequado para uma atividade física que exija muito da articulação. Sua origem pode estar ligada às estruturas que envolvem o joelho, como ligamentos, tendões e bursas (revestimento), ou nas que formam a própria articulação, especificamente os ossos (fêmur, tíbia e fíbula), cartilagem (menisco) e músculos.

 Afinal, o que pode ser a dor no joelho?

A dor no joelho pode envolver diferentes afecções. Algumas delas podem incluir:

  • Distensão ou entorses;
  • Tendinites e bursites;
  • Desgaste nos meniscos;
  • Rompimento de cartilagem, menisco e ligamentos;
  • Doenças reumáticas: artrite reumatoide, osteoartrite, artrose, lúpus e gota;
  • Infecções no joelho;
  • Síndrome da dor patelo-femural;
  • Quanto às lesões traumáticas, elas afetam comumente ligamentos e menisco, enquanto que as não traumáticas afetam a articulação como um todo. A característica da dor tem relação com a estrutura que está sendo comprometida: desconforto ao andar, incapacidade de dobrar o joelho, inchaço, deformidade e dor forte.

Fatores importantes do desenvolvimento da dor no joelho

Certos fatores predispõem a dor no joelho, como: falta de estabilidade de estruturas, desalinhamento de membros inferiores e sobrecarga por exercício intenso ou por sobrepeso, além do próprio desgaste do joelho em idosos, que tendem a ter a articulação mais vulnerável a lesões. Outros motivos relacionados à dor são:

 Estabilidade: fraqueza muscular ou mau funcionamento de algumas estruturas podem sobrecarregar o joelho.

 Desalinhamento: desvio biomecânico que aumenta a pressão em determinados pontos do joelho.

 Sobrecarga: o excesso de peso e o enfraquecimento muscular favorecido pelo sedentarismo são prejudiciais para a saúde dos joelhos, assim como o excesso de exercícios físicos intenso.

 Idade: a fraqueza muscular e a redução da nutrição da cartilagem por si só promovem o desgaste do joelho.

 Traumas: impactos no joelho, principalmente em jogadores de futebol, em razão da alta exigência da articulação.

Agende uma avaliação gratuita na Fisiobeauty!



www.fisiobeautypilates.com.br