quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Pedalar com a postura errada pode trazer problemas para a coluna, joelhos e quadril



A bicicleta é a opção de muitos para a prática esportiva ou para enfrentar o trânsito, cada dia mais caótico. Mas é preciso alguns cuidados para garantir que a saúde do corpo seja mantida. Erros posturais e a má regulagem da bicicleta podem ocasionar lesões na coluna, nos joelhos e até no quadril.

Os problemas na patela, tendinite nos joelhos e no tendão do calcâneo são os mais comuns, mas os ciclistas também podem sentir dores no pescoço, na coluna, ao redor dos ombros e na região do músculo do trapézio.

“Para evitar as dores e as lesões, o ciclista deve manter a postura correta durante a atividade. É indicado ficar com as costas eretas e evitar o excesso de tensão nos braços, a cabeça deve estar alinhada com a coluna”, explica o especialista em joelho, quadril e esporte, Dr. Thiago Fukuda.

Pedalar com postura errada prejudica os joelhos e causa sobrecarga, podendo ocasionar sobrecarga aos tendões dos membros inferiores. O stress membros superiores também pode ocasionar lesões nos ombros e pescoço, sem deixar de citar o excesso de flexão do quadril que pode levar a impacto femoroacetabular. “O ideal é que o ciclista esteja sempre atento a sua postura enquanto pedala e que em caso de dúvidas consulte um profissional especializado para receber orientação”, ressalta Fukuda.

Acertando a bicicleta

O correto posicionamento dos módulos da bicicleta é fundamental para evitar os riscos à saúde do ciclista. Veja algumas dicas de como posicionar corretamente a “magrela” antes de sair pedalando por aí.
– Para acertar a altura do assento, o ciclista deve ficar em pé, ao lado da bicicleta, e posicionar o assento na altura do seu quadril. Isso garante a melhor posição de acordo com a altura.
– Verificar se o pedal está firme, um pedal frouxo pode causar stress no tornozelo.
– Nunca se esquecer de utilizar os equipamentos de segurança. O capacete pode evitar graves lesões em caso de quedas ou batidas.

Para quem está iniciando a prática, a avaliação física pré-esportiva é fundamental. Ao sentir dores ou ter inchaço, o ciclista deve procurar um clínico pois continuar praticando a atividade sem consultar um especialista pode provocar lesões mais graves.

Atenção! O excesso de pedaladas pode causar tendinites no joelho


Cada vez mais os paulistanos estão trocando os carros, ônibus, metrô pelas bicicletas para ir ao trabalho, uma vez que as ciclovias vêm aumentando em São Paulo. Apesar de reconhecermos que andar de bicicleta faz bem à saúde e ao meio ambiente, é importante ficar atento em relação aos cuidados na hora de pedalar para não sofrer uma lesão por sobrecarga no joelho.

Quem anda de bicicleta de forma inadequada corre mais risco de sofrer tendinites no joelho e problema na articulação femoropatelar. Isso ocorre devido ao ajuste inadequado da bicicleta e treinamento excessivo ou inadequado. A tendinite é uma inflamação que acomete os tendões, que são estruturas localizadas entre os músculos e os ossos.  Entre os principais tendões acometidos na região do joelho estão o tendão patelar, tendão do músculo poplíteo e da pata de ganso. É possível desconfiar da tendinite no joelho quando sentir dor e uma hipersensibilidade no tendão. Esses sintomas podem piorar conforme o indivíduo se movimente. A dor também pode aparecer atrás dos joelhos ou no lado de dentro.

Na presença dos sintomas, é importante consultar um médico para fazer exames. O especialista pode pedir para o paciente correr, saltar ou agachar para analisar a intensidade da dor. Exames como ultrassonografia, ressonância magnética, entre outros podem auxiliar.

O tratamento pode ser conservador por meio de medicamentos para diminuir a inflamação ou em alguns casos a fisioterapia pode ser indicada para restaurar a função do músculo e a biomecânica do membro inferior. O laser e a terapia combinada podem ser excelentes coadjuvantes no tratamento associado aos exercícios.