quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ALÍVIO DO ESTRESSE COM RELAXAMENTO MUSCULAR



Inúmeras   vezes   os   clientes   cancelam   a   pratica   de atividades físicas devido a dores musculares e desconfortos gerais. Precisamos ouvir o nosso corpo e respeitar as mensagens que ele nos envia, esta é umas conversações mais importantes que se pode ter.

Como identificar a origem desses desconfortos

Será pelas horas prolongadas de posição incorreta, sentado ou pé?

Será por movimentos repetitivos, estresse e carga emocional?

As tensões não podem ser só musculares, a tensão nervosa acompanha, conduz a tensão muscular. As tensões podem estar  carregadas  das  percepções  “do  corpo  vivendo”, assim,  na  memoria  todas  as  experiências  passadas  do corpo se enriquecem com a experiência presente. (S.PIRET– M.M. BEZIERS)

Existe uma forte conexão entre o estresse e alguns desconfortos musculares.

O estresse causa a liberação de hormônios que  também causam tensão muscular e aumentam a percepção da dor, como  o cortisol  e  o  adrenocorticotrópico  (ACTH)  que estimula a produção de adrenalina.

Os músculos podem ser tensionados ao ponto de levar a um doloroso quadro de espasmo muscular. Os músculos das costas e do pescoço são particularmente os mais sensíveis aos efeitos do estresse. Em algumas pessoas o músculo trapézio recebe uma carga elevada de tensão muscular, como se estivesse “pendurado em um cabide”, ombros elevados e tensos.

Outro exemplo é a dor ciática, que pode tornar-se muito maior quando a pessoa se sente estressada.

Musculaturas sensíveis a hormônios como o cortisol podem ser facilmente afetadas e inicia facilmente um ciclo vicioso, o estresse causa tensão muscular, levando à dor, que por sua vez aumenta a tensão muscular e pode aumentar ainda mais o estresse.

Essas  tensões  fazem  com  que  as  pessoas comecem  a perder a qualidade de movimentos nos afazeres do dia-a-dia.

Através do Método Pilates, podemos aliviar o estresse e reduzir a dor que é agravada ou causada pela tensão muscular. O Pilates trabalha o corpo como um todo de forma integrada, melhora a circulação, ajuda a eliminar as toxinas   do   corpo,   levando   ao   alívio   das   condições provocadas pelo estresse através do relaxamento muscular. Quando realizado regularmente pode ajudar no controle do estresse e na origem desses desconfortos, permitindo fazer os movimentos do dia a dia com facilidade e harmonia.

Agende uma aula experimental gratuita!!