sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O QUE É FIBROMIALGIA? SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA DE LADY GAGA E COMO O PILATES PODE AJUDAR



Nesta última quinta-feira (14/09), a população brasileira foi bombardeada com a notícia do cancelamento do show da Lady Gaga, devido a um agravamento no seu caso de Fibromialgia.

Apesar de ter sido um caso muito comentado nos últimos dias, pouco ainda se sabe sobre esta doença que acomete a cantora e como a Fibromialgia pode afetar o corpo do ser humano.

Mesmo tendo um nome pouco conhecido, a Fibromialgia acomete centenas de pessoas causando diversos sintomas e prejudicando o indivíduo no seu dia-a-dia.

Pensando nisso, criamos este texto para que você possa conhecer um pouco mais sobre a doença que acomete a Lady Gaga, os seus principais sintomas e como o Pilates pode ajudar no tratamento da Fibromialgia.

O que é fibromialgia?


A palavra Fibromialgia vem do latim e do grego, onde “Fibro” é do latim e significa tecido fibroso, presente em ligamentos, tendões e fáscias e “Mio” vem do grego que quer dizer tecido muscular.

Para completar o nome, tem também o “Algos” que significa dor, e “Ia” que quer dizer condição.

Sendo assim, Fibromialgia quer dizer condição ou dor que afeta os tecidos fibrosos e ligamentos.

Em outras palavras, a Fibromialgia é uma doença reumatológica que tem característica principal a dor musculoesquelética difusa e crônica não inflamatória, que se manifesta no sistema músculo-esquelético.

Além disso, apesar desta patologia acometer principalmente as mulheres entre 35 e 50 anos, ela também pode ser diagnosticada em homens trazendo grandes problemas para os mesmos.

Quando uma pessoa possui esta patologia, ela pode sentir alguns sintomas como:

  • Sensação de fadiga;
  • Sono não reparador;
  • Rigidez muscular matinal;
  • Parestesias (sensações cutâneas como formigamento, calor ou frio);
  • Alterações no humor;
  • Dor generalizada;
  • Problemas de memória;
  • Problemas de concentração;
  • Dormência e formigamento;
  • Palpitações;
  • Redução na capacidade de se exercitar;
  • Problemas com depressão e ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Visão turva;
  • Dor torácica;
  • Perda de apetite;
  • Aumento da frequência urinária.

Sendo assim, a Fibromialgia pode acarretar diversos problemas dificultando a vida do ser humano no momento em que for realizar até as mais simples tarefas, por isso Lady gaga foi obrigada a cancelar seu show que iria realizar no Rock In Rio, no Rio de Janeiro.

O que pode causar a Fibromialgia


Apesar de as causas da Fibromialgia ainda serem desconhecidas, existem alguns fatores que podem causar a doença que acomete a cantora Pop e influenciar diretamente para o surgimento da mesma, sendo eles:

A genética: a Fibromialgia costuma a ocorrer em várias pessoas da mesma família, o que leva este fator como uma das possíveis causas da doença.

Algumas Infecções transmissíveis por vírus e doenças autoimunes também podem ser definidas como uma das possíveis causas da Fibromialgia.

Os problemas relacionados ao sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também se encontram na lista das possíveis causas da Fibromialgia, acometendo o corpo do ser humano.

Desta forma, pode-se dizer que mesmo sem uma causa específica, existem fatores de risco que podem levar à Fibromialgia, sejam elas genéticas ou até mesmo emocionais.

Diagnosticando a Fibromialgia

O diagnóstico da Fibromialgia é feito quando a pessoa apresenta os sintomas da doença por mais de três meses consecutivos

Quando o indivíduo procura uma ajuda médica, são realizados exames onde, o médico palpa 18 pontos anatômicos (regiões específicas do corpo) e, caso o paciente relate algum tipo de dor em pelo menos 11 destes pontos, será caracterizado como uma pessoa que possui Fibromialgia.

A partir do momento em que a pessoa é diagnosticada com a doença, é importante que ela pesquise mais sobre esta patologia e realize um bom tratamento para que o problema seja reparado o quanto antes.

Ter um acompanhamento multidisciplinar será muito importante para a melhora da patologia e principalmente para evitar futuros problemas relacionados a mesma.

Além disso, o tratamento da Fibromialgia tem como objetivo principal controlar a dor e melhorar a qualidade de vida.

Fibromialgia foi motivo de cancelamento do show de Lady Gaga

A fibromialgia como já visto anteriormente, é uma doença que causa muitas dores no corpo, além de comprometer também a mente daqueles que a possuem.

Foi por conta deste problema que a cantora pop teve que cancelar seu show que seria realizado no dia 15/09 no Rio de Janeiro.

Nos últimos dias, Gaga já estava com alguns sintomas relacionados à doença, porém por conta da piora de seu quadro, ela foi obrigada a abandonar sua participação no Rock in Rio, levando diversos fãs ao desespero.

Pelas Redes sociais, ela disse sofrer de Fibromialgia e declarou-se devastada por não poder participar do evento:

“Brasil, estou devastada porque não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora. Peço pela bondade e compreensão de vocês, e prometo que vou voltar e cantar para vocês em breve. Me desculpem e eu amo muito vocês”, declarou Gaga.

Para cuidar deste problema, a cantora submeteu-se a um tratamento que será realizado por especialistas no caso para que suas dores sejam aliviadas e ela possa voltar ao seu trabalho.

Por isso, um bom tratamento para o caso é muito importante para a melhora da Fibromialgia.

Pilates para o tratamento de pessoas com Fibromialgia

O Pilates é um Método que auxilia para a melhora constante do ser humano, podendo ser praticado para diversas finalidades.

Uma dessas finalidades do Pilates muito utilizado nos Studios é a reabilitação, onde através do Método, a pessoa pode reabilitar não só o seu corpo, mas também sua mente, promovendo uma melhora de sua saúde e bem-estar.

Ao ser aplicado para pessoas que possuem Fibromialgia, o Pilates pode garantir diversos benefícios, ajudando no tratamento e melhorando a capacidade do indivíduo que se encontra com a doença.

O Pilates ajuda para o tratamento da Fibromialgia através dos exercícios de alongamento que geram alivio não só para os músculos, mas também para as articulações que encontram-se rígidas por conta da dor.

Desta forma, ao realizar os exercícios do Método focados para o objetivo de tratar a Fibromialgia, a liberação muscular e das articulações ajudam a deixar o corpo com uma sensação mais leve, ajudando no alívio da dor.

Além disso, os alongamentos irão auxiliar também no aumento do equilíbrio e da coordenação motora promovendo um melhor condicionamento.

O Pilates irá atuar também no ganho de tônus muscular que é algo que as pessoas com a patologia necessitam.

Porém é importante lembrar que o trabalho de força realizado para a melhora desta doença deve ser bastante minucioso e com muito cuidado. Todos os exercícios devem ser feitos moderadamente e em uma intensidade baixa para que o indivíduo possa tratar e não piorar o seu problema.

Os benefícios do Pilates para quem possui Fibromialgia

Mas afinal de contas, quais são os benefícios que o Método Pilates proporciona para pessoas que possuem Fibromialgia?

Além de melhorar a dor causada pela doença, o Pilates auxilia para a melhora de outros aspectos como:

  •  Relaxamento do corpo;
  • Melhora da respiração;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Diminuição das dores de cabeça;
  • Evita futuras lesões;
  • Melhora da postura;
  • Colabora para o desenvolvimento motor;
  • Melhora das condições emocionais como a ansiedade e a depressão;
  • Aumento da flexibilidade do corpo;
  • Tonificação dos músculos;
  • Aumento do equilíbrio;
  • Melhoria do bem-estar.
  • Por isso, podemos então dizer que o Pilates associado com um bom tratamento médico, pode garantir diversos benefícios para pessoas que possuem Fibromialgia.


Concluindo

A fibromialgia é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, inclusive os famosos como foi o caso da Lady Gaga.

Em todos os casos, é muito importante realizar um bom tratamento, pois com o tempo este problema pode dificultar até mesmo nas tarefas mais simples do dia-a-dia.

Conciliar o tratamento médico com as aulas de Pilates, podem ser muito beneficiadores para pessoas que enfrentam este problema com a Fibromialgia.

Desta forma, cuidar-se também inclui praticar Pilates, até porque os benefícios adquiridos pelo método podem ajudar (e muito) em qualquer fase da vida!



PÓS OPERATÓRIO EM CIRURGIAS PLÁSTICA


O segredo de um bom resultado
Depois de uma intervenção cirúrgica o corpo entra em uma fase reparadora. As regiões do corpo que sofreram a cirurgia necessitam de maior quantidade de nutrientes, oxigênio e células imunológicas para se restabelecerem. Para isso a circulação nessas regiões aumenta e os vasos despejam maior quantidade de líquido formando o edema (inchaço) pós-cirúrgico. Se em um primeiro momento toda essa fisiologia parece ajudar o corpo, sua permanência prolongada acaba tornando-se um empecilho para a cicatrização e acomodação dos tecidos. 
A DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL é uma massagem que visa através de movimentos suaves e lentos retirar o excesso de liquido presente entre os tecidos.

Quando começar a Drenagem Linfática?
A Drenagem pode ser realizada como preparação para a cirurgia, uma vez por semana no mês que precede a cirurgia, para garantir uma melhor nutrição cicatricial e aumento imunológico do paciente. Após a cirurgia a drenagem pode ser feita 24 horas após o procedimento dependendo do tipo da cirurgia. A Drenagem Linfática é diferente para cada fase pós-operatória em que a paciente se encontra. As primeiras 10 sessões podem ser realizadas diariamente, diminuindo para 3 vezes por semana as demais. Em conjunto com as drenagens linfáticas são realizadas sessões de ultra-som para aumentar a absorção dos hematomas e prevenir as fibroses.

O que são fibroses?
As fibroses são cicatrizes internas aonde foram realizadas lipoaspiração. O organismo responde ao processo inflamatório enviando inúmeras células reparadoras ao local, assim com o decorrer dos dias essa região começa endurecer se não forem realizados os procedimentos pós-operatórios necessários. Os hematomas desidratam, mas os coágulos se mantêm na região aumentando as chances de fibroses. Realizando drenagem linfática 24 horas após a cirurgia e usando Ultra-som nas regiões aonde já observa grande acúmulo de hematomas diminuem consideravelmente o aparecimento das fibroses. 
Após a primeira semana o edema começa e diminuir e as fibroses ficam mais evidentes sendo necessário tratá-las o mais rápido possível.

Segredos para um bom resultado da lipoaspiração.
Realizar sessões diárias de fisioterapia pós-operatória, comprimir corretamente o local do corpo aonde foi realizado lipoaspiração com cintas elásticas bem ajustadas sem qualquer dobra ou “garrote”, fazer os repousos indicados pelo médico, tem uma alimentação saudável e nutritiva e ingerir muito liquido como água de coco, hipertônico e água.

Qual profissional está habilitado a realizar esses tratamentos?
Existem diversos métodos de Drenagem, mas a aplicação em pós-operatório é muito diferente da tradicional, existem regiões que não podem ser trabalhadas. As fases de recuperação devem ser respeitadas e algumas manobras não podem ser aplicadas. O profissional de fisioterapia está melhor habilitado pelo conhecimento anátomo-fisiológico do corpo humano. Mas deve se capacitar com cursos de formação específicos após a Graduação.
A falta de conhecimento e técnica de alguns profissionais acaba desestimulando os cirurgiões de encaminharem precocemente seus pacientes deixando para depois de 30 dias. Neste caso, acabam-se perdendo um tempo valioso de recuperação que impediria a formação de seromas e fibroses, complicações pós-cirúrgicas que demandam maior tempo de tratamento pós-operatório. Com os nossos atendimentos no dia logo após a cirurgia as pacientes têm relatado: melhor conforto, menos tempo de dor, já observam em 10 dias uma redução de até 12 centímetros nas medidas. Voltam antes às atividades diárias porque não apresentam sérias complicações.

Quais os efeitos da Drenagem Linfática Manual?
A drenagem proporciona: aumento da absorção de líquidos, diminuição do edema, melhora a hidratação e nutrição celular, cicatrização mais rápida, melhor absorção dos hematomas, ativação do sistema imunológico, melhor regeneração dos tecidos, relaxamento e aumento do fluxo urinário.
Realizar drenagem em procedimentos como lipoaspiração são importantes para não deixar a pele com aderência e aspecto de “casca de laranja”, igual a uma celulite. Evitar as fibroses que comprometem a movimentação muscular e a beleza estética

Por quanto tempo a drenagem é realizada?
Vai depender sempre da quantidade de edema (inchaço) que a paciente desenvolve no pós-operatório. Pessoas com tendência a retenção hídrica geralmente incham mais, são essas pessoas que devem receber drenagem antes da cirurgia. Na lipoaspiração tem se realizado 20 a 30 sessões de drenagem, em abdominoplastia 30 sessões e prótese mamária 5 sessões. Além da drenagem existem os tratamentos conjuntos para cicatrizes e fibroses. O número de sessões pode variar segundo complicações que podem aparecer como hipertrofia cicatricial, fibroses e seromas. O seu médico deverá sempre ser consultado quanto a alta dos tratamentos pós-operatórios.

Agende uma avaliação gratuita na Fisiobeauty, pelo telefone ou what's up 51 981818384