segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Mulheres de 50 anos se beneficiando do método Pilates nas disfunções do assoalho pélvico



Um dos marcos mais relevantes na vida de uma mulher é a fase do climatérico até a menopausa. A transformação é bastante importante e dependendo da forma como será encarada e cuidada trará consequência determinante para a qualidade no resto de sua vida.


E para isso, o primeiro passo é a informação. O conhecimento sobre seu corpo e como ele funciona, quais as disfunções e as modificações que esta etapa pode influenciar na sua saúde é de fundamental importância para o bem-estar.


As modificações atípicas de forma e freqüência das necessidades fisiológicas(urinária, defecação e relação sexual), devem ser observadas com cuidado e ter uma atenção especial.


Assoalho Pélvico

Os músculos do Assoalho Pélvico são compostos pelos músculos Cocígeo, Illococíneo, Pubococcígeo, Puboretal.
Este é o único grupo de musculatura transversal do corpo humano que suporta carga, sendo responsável por diversas funções: suporte dos órgãos abdominais e pélvicos, manutenção da continência urinária e fecal, auxílio na pressão intra-abdominal, na respiração e na estabilização do tronco.

Disfunções

As alterações uroginecológicas causam muitos danos à qualidade de vida das pessoas afetadas, trazendo problemas sócio-pessoal, diminuindo a auto-estima, podendo levar ao isolamento pessoal e até a depressão.
Conforme Fábio Borges, a incontinência urinária é o distúrbio mais evidente, assim como seqüelas de cirurgias plásticas genitais, incontinência fecal e gasosa, e como disfunções sexuais temos, anorgasmia, vaginismo, dispaurenia, dismenorreia, e também endometriose, tensão pré-menstrual (TPM) entre outras.
A predisposição genética, patologias orgânica e psicológica, obesidade, tabagismo, atividades de alto impacto, são fatores relacionados às disfunções. Pode ocorrer nos homens e nas mulheres, porém com uma incidência muito maior nas mulheres em 70%, em virtude de causas como gravidez, parto e desequilíbrios hormonais no pré e pós-menopausa.

Treinamento

Este programa de treinamento não tem a intenção de reabilitar disfunções graves de MAPs, porém pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento, na prevenção e promoção na saúde da mulher.

Para dar inicio ao treinamento é necessário esvaziar completamente a bexiga.
Os exercícios de abdução e adução dos mmii serão realizados com associação da contração dos períneos e ativação do power-house. 
Utilizaremos os seguintes acessórios: Ring-Flex, Bola e Bastão.

Em postura ortostática, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar estendendo as pernas e fechando o Ring-flex(aduzindo as pernas), contraindo simultaneamente o cóccix, púbis e os ísquios.


Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), contraindo simultâneamente o cocix, púbis e os ísquios.


1º tempo: Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), inclinando o tronco para trás contraindo simultaneamente o esfíncter anal. 


2º tempo: Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), flexionando o tronco para frente contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal. 


3º tempo: Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), flexionando o tronco para o lado esquerdo e depois direito contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal. 


Em postura sentada na bola, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), flexionando a báscula para o lado esquerdo e depois direito contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal. 


Em postura deitada no Cadillac com bola sob os pés, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), elevando a pelve em movimento de ponte, contraindo simultaneamente o esfíncter vaginal, urinário e anal.


Em postura sentada na cadeira, preparar o movimento com inspiração e na realização expirar fechando o Ring-flex (aduzindo as pernas), contraindo simultaneamente o coccix, púbis e os ísquios.


Fonte: Revista Pilates



PILATES NO TRATAMENTO DE PROBLEMAS EMOCIONAIS


Recentemente o Pilates tem sido uma das modalidades de atividade física mais procurada, mais indicada e mais praticada para diversos objetivos inclusive para problemas emocionais.

Além disso o Pilates é Indicado também para pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos, oferecendo inúmeros benefícios desde força, flexibilidade à melhora da respiração e da postura.

O Pilates tem sido uma das atividades mais recomendadas pelos médicos, uma vez que a modalidade seja adequada para pessoas idosas, grávidas, pessoas que possuem distúrbios na coluna ou mesmo pacientes pós-cirúrgicos.

Mas existem benefícios além de físicos com a prática que envolvem muito mais que o corpo, acalmando a mente e alterando os níveis de serotonina no cérebro, dessa forma atuando também nos problemas emocionais.

O que causa os problemas emocionais

Existem diversas situações que facilitam o desenvolvimento dos problemas emocionais como depressão, ansiedade e estresse. As pessoas mais afetadas são as que sofrem situações como:

Desgaste profissional e carga horária de trabalho exagerada: este é um dos problemas emocionais que afetam, principalmente, pessoas que trabalham com o público como professores, vendedores e profissionais de saúde.

Porém, estudantes e desempregados também podem sofrer com estes problemas emocionais.

Trauma na infância ou após acontecimentos marcantes: este problema emocional pode ser gerado por conflitos de família ou outros tipos de situações que podem deixar a pessoa com medo e desmotivada para seguir em frente.

Situações de violência psicológica e de desmotivação: esse é um dos problemas emocionais mais comuns que acontecem nos casos de violência doméstica e bullying.

Muita ansiedade e tristeza: normalmente ocorre em pessoas que não compartilham ou conversam sobre suas dificuldades, acarretando esses problemas emocionais.

Dentre um dos maiores problemas emocionais podemos destacar principalmente a ansiedade e a depressão que ocorrem devido à rotina agitada e outras questões como as citadas acima.

Por isso, quando uma pessoa que não procura tratamento para estes problemas emocionais (por dificuldade em buscar ajuda ou por achar que é uma situação normal), pode agravar os sintomas ou causar doenças físicas.

Pilates para pessoas com distúrbios de ansiedade

A ansiedade é um dos problemas emocionais que causam sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central, consequente à interpretação de uma situação de estresse.

Desta forma a pessoa sempre se encontra em um estado de tensão e a ansiedade acaba interrompendo a respiração correta como uma forma de defesa, ocasionando um bloqueio do músculo diafragma.

O Pilates, assim como qualquer exercício físico orientado por um profissional, pode auxiliar no tratamento da ansiedade.

O Método Pilates libera substâncias prazerosas em nosso cérebro, que auxiliam para o bem-estar.

Além disso, o Método ajuda a pessoa a se manter no “aqui e agora” através do foco e concentração nos exercícios, representando uma distração para os pensamentos ansiosos.

O Pilates também direciona a atenção para a respiração, fazendo com que o indivíduo respire melhor, mais calmamente e profundamente, alcançando o relaxamento.

Um dos grandes benefícios do Pilates é o Controle emocional, pois, uma vez que o Pilates trabalhe tanto a mente como o corpo, o ser humano garante um grande alívio de tensões, redução do nível de estresse, redução da ansiedade e melhora do humor.

Outro benefício e também princípio básico do Pilates é a respiração, pois os exercícios são realizados sempre com atenção, promovendo um aprendizado sobre como respirar corretamente e como utilizá-la como um modo de controle da força.

A ansiedade é um dos problemas emocionais que causa um bloqueio direto na couraça diafragmática e, um diafragma inibido afeta outras regiões do corpo já que ele está conectado à coluna, à musculatura abdominal, órgãos internos, nervos, veias e artérias.

Como o Pilates trabalha a respiração correta, ele mobiliza esta região, na medida em que a respiração é solicitada durante o movimento, assim a respiração profunda e completa começa a ser realizada o tempo todo e não só durante a prática de Pilates, diminuindo então a ansiedade.

Pilates para pessoas com depressão

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é um dos mais sérios problemas emocionais e de saúde pública no século XXI.

No mundo, a depressão afeta aproximadamente 121 milhões de pessoas e nas Américas, já constitui a primeira causa de incapacidade, superando até as enfermidades cardiovasculares.

Estudos da Faculdade de Medicina de Harvard, têm demonstrado que exercício físico e métodos como Pilates podem representar um meio eficaz e natural de regular o funcionamento do cérebro de forma completa, contribuindo para combater alguns problemas emocionais, como é o caso da depressão.

O exercício físico melhora as conexões do cérebro e regula todos os neurotransmissores (substâncias químicas que permitem que o impulso nervoso passe de um neurônio a outro), ajustando a química cerebral como um todo.

Além disso, os exercícios podem influenciar favoravelmente a função cognitivo, melhorando o aprendizado, a memória e a qualidade do sono, além disso, estes movimentos podem neutralizar o declínio mental que vem com a idade e facilitar a recuperação funcional de uma lesão cerebral.

O Pilates pode ser usado de duas formas: como medida preventiva,  ou como medida corretiva. A medida preventiva do Pilates atua como proteção contra o desenvolvimento de sintomas depressivos, já a medida corretiva auxilia pessoas com depressão através de mecanismos psicológicos (distração dos estímulos estressores, maior controle sobre o corpo e a sua vida, maior interação social e convívio com outras pessoas) e/ou biológicos (ligados ao efeito das endorfinas).

Os maiores benefícios do Pilates encontrados para as pessoas com depressão são: diminuição da insônia e da tensão, bem-estar emocional, imagem corporal positiva, aumento da positividade e autocontrole psicológico, melhora do humor, interação social positiva, entre outros.

Ainda que não se possa prescrever o exercício físico de maneira geral e, especialmente, o método Pilates no combate à depressão, alguns de seus sintomas podem ser amenizados com sua prática.

Dentre outros benefícios do Pilates para problemas emocionais estão:

  • Melhora do autoconceito, a auto-imagem e a autoestima;
  • Melhora da sensação de bem-estar;
  • Melhora do humor;
  • Diminuição dos estados de tensão;
  • Melhora do vigor físico e da disposição;
  • Ganho de consciência corporal;
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da capacidade de relaxamento.

Desta forma, podemos dizer que o Pilates é um grande beneficiador quado o assunto é problemas emocionais.

Conclusão

Por ser extremamente estudioso de práticas corporais do ocidente e do oriente, da natureza e dos animais, Joseph criou um método que contempla tanto o vigor do treinamento, como o controle da mente sobre o corpo que se faz presente durante a prática.

Além de tudo, foi exemplo vivo dos efeitos de seu treinamento na aquisição e na manutenção da saúde do corpo, da mente e do espírito, criando sem dúvida um dos métodos mais completos que já existiu atuando na mente, corpo e também em nível emocional.

Como disse o filósofo Platão (427-347 aC): “A falta de atividade destrói a boa condição de cada ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”.

Sendo assim, para a complementação de uma boa saúde tanto física como mental, pratique Pilates aliado sempre a outros tratamentos como psicoterapia e medicamentos indicados pelo médico psiquiatra para cada caso se necessário.