sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A importância da ativação do Power House



Quando falamos de método Pilates, é preciso que ensinemos logo nas aulas iniciais aos nossos alunos/pacientes a importância de ativar o chamado “Power House”.

Em resumo:

Joseph Pilates denominou o Centro de Força (“Power House”) que existe em nosso corpo, o qual, segundo ele, é o local de origem dos nossos movimentos. Esses músculos devem manter-se em contração isométrica durante os exercícios de Pilates.

O Power House é composto dos seguintes músculos:

* Parede abdominal anterior (músculos flexores) – reto abdominal, oblíquos externos e internos e o transverso abdominal;
* Parede abdominal posterior (músculos extensores) – eretores da coluna, transverso espinhais e quadrado lombar;
* Extensores do quadril – glúteo máximo, isquiotibiais e cabeça posterior do adutor magno;
* Flexores do quadril – iliopsoas, reto femoral, tensor da fáscia lata e adutores da região anterior da coxa;
* Assoalho pélvico (períneo) – levantador do ânus, coccígeo, perineais transversos profundos.


Sabendo disso, devemos ensiná-los como ativar estes músculos. Mas lembre-se: é muita informação para ensinar de uma vez só! O melhor a fazer é utilizar em torno de quatro aulas para que ele consiga absorver bem esse conhecimento. A partir do momento que estiver internalizado, é só dar o comando e ele o executará com maior consciência.

Outro aspecto importante a ser visto é fazer com que o aluno faça uma contração leve dos músculos abdominais inferiores somados à co-ativação do assoalho pélvico, aplicando uma contração voluntária de 20% a 30% da contração máxima (Sapsford 2001, Queiroz 2010) em conjunto a contração do transverso abdominal. Com essas contrações, ajudaremos nossos alunos a melhorar sintomas como a dor lombar, por exemplo.

A ação do Assoalho Pélvico também foi descrita por Joseph Pilates como essencial durante seus exercícios. Ele ensinava que o Power House deveria ser ativado através de uma contração abdominal extrema. No entanto, em 2001, Sapsford verificou que essa contração extrema causa uma pressão excessiva sobre o assoalho pélvico podendo, em alguns casos, provocar o surgimento de incontinência urinária por esforço.

Deve-se somar a isto todos os outros princípios que regem o método, fazendo com que os movimentos tenham um melhor refinamento durante a execução dos exercícios propostos nas aulas. Quanto mais aulas ele fizer, melhor ele ficará e, o melhor de tudo, indicará você para seus amigos e conhecidos.

Através de uma conscientização deste princípio, o aluno terá um melhor rendimento e, em consequência, melhores resultados do método.

Comece já a aplicar em seus alunos e veja os resultados.



Fonte: Blog Pilates

Entenda porquê as pessoas obesas devem fazer Pilates



Quem sofre com a obesidade sofre também com uma série de outras doenças como diabetes, doenças cardíacas e dores na coluna, devido ao sobrepeso. 
Contudo, o Pilates vem para contribuir de maneira significativa na busca pela melhor qualidade de vida daqueles que tentam, de alguma forma, resolver as patologias que a doença acarreta. 
Segundo a Fisioterapeuta Débora Trindade, do Equlibrium Studio de Pilates, o Pilates está relacionado principalmente com a má postura causada pela obesidade, patologias da coluna e dores articulares relacionadas ao excesso do peso. Através dos exercícios, é possível corrigir a posição da cabeça que, geralmente, está mais voltada para frente e também a 'corcunda', que é típica em caso de sobrepeso.
“Estes exercícios ajudam a fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade do corpo e a diminuir a quantidade de gordura no interior das artérias”, explica Débora.
A Fisioterapeuta ressalta que as aulas de Pilates podem ser realizadas 1 ou 2 vezes por semana, no mínimo, e sempre com orientação profissional.
Os exercícios mais recomendados para os iniciantes com sobrepeso são os realizados no chão, com auxílio de elásticos e bolas de diversos tamanhos que não sobrecarregam os músculos e articulações e respeitam a capacidade e força da pessoa, podendo evoluir conforme seu condicionamento físico. 
Com a atividade o corpo torna-se mais tonificado, reorganiza a postura, estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade e a mobilidade articular, além de ganhar resistência de força física e mental. 
Apesar de não ser uma atividade que tenha um alto gasto calórico, o Pilates também ajuda a emagrecer e mobilizar a gordura localizada da barriga, melhorando também o condicionamento físico, promovendo o bem-estar.
Mas o ideal é que ele seja sempre praticado em parceria com outra atividade física. Praticar Pilates é muito mais do que fazer exercícios no chão, com aparelhos ou com a bola. A prática requer concentração, foco e disciplina, mas em troca, promove uma vida mais saudável, livre do sedentarismo e estimulante para o corpo e mente.


Abaixo listamos alguns dos benefícios do Pilates para os obesos. Confira! 


  • Prevenção de lesões
  • Fortalecimento muscular, 
  • Diminuição do colesterol “ruim” (LDL)
  • Diminuição dos triglicerídeos 
  • Estabilidade articular
  • Fortalecimento dos músculos centrais do corpo (CORE)
  • Alinhamento postural
  • Diminuição de dores e lesões
  • Melhora da flexibilidade
  • Preparo do indivíduo para outras atividades (caminhada, corrida, ginástica, entre outras)
  • Combate à depressão
  • Melhora da qualidade de vida 
  • Estimulação à integração social.


Fonte: Equilibrium - Centro Terapêutico da Obesidade

Quiropraxia: O que é? Quais os benefícios? Como funciona a sessão?



O método da quiropraxia pode ser aplicado em qualquer pessoa, desde recém-nascidos, até aqueles em idade avançada. Os profissionais aptos a aplicar estas técnicas manuais, cuidam de todo o sistema neuro-esquelético. No entanto, os principais problemas tratados pela quiropraxia referem-se as dores lombares, hérnias de disco, dores ciáticas, tensão muscular, restrições a movimentos, dores de cabeça e no pescoço, dores e problemas nas principais articulações dos ombros, tornozelos, cotovelos, joelhos, punhos que podem surgir de repente causados pela sistemática repetição de movimentos contínuos ou por meio de posturas erradas.

Um dos diferenciais da quiropraxia é provocar no paciente o autoconhecimento do próprio corpo e inserir hábitos de bem-estar e de qualidade de vida para que, futuramente, o paciente não mais volte a sofrer dos males antigos. Por exemplo, o paciente possui hábitos de má postura corporal ou de não praticar nenhum exercício físico laboral durante o dia a dia. As principais posturas consideradas inadequadas são:

– sentar de forma torta com a coluna inclinada;

– digitar consistentemente e não alongar as mãos;

– permanecer muito tempo sentado ou em pé;

– não ter o hábito de alongar-se.

A partir das práticas de quiropraxia, o paciente vai começa a inserir novos e bons hábito em sua rotina diária e por consequência terá mais qualidade de vida. Portanto, o método não serve apenas para aqueles que já estão doentes ou sofrendo com dores intermináveis, mas também para aqueles que desejam garantir boa saúde do corpo, como maneira preventiva.

Como surgiu a quiropraxia

A quiropraxia ou cura por meio de técnicas manuais foi descoberta e iniciada pelo médico norte-americano Daniel David Palmer, em 1895, nos Estados Unidos. No Brasil, a técnica somente começou a ser difundida a partir de 1992, por meio da criação da Associação Brasileira de Quiropraxia. Estima-se que existam, atualmente, cerca de 90 mil profissionais desta área em todo o mundo.

A quiropraxia é uma especialização da fisioterapia, portanto o profissional deve ser fisioterapeuta.

Quais os benefícios da quiropraxia

Os benefícios dependem de que área o paciente vai tratar. Os pacientes que procuram a quiropraxia precisam tratar dores de articulações, hérnias de disco, complicações lombares, dores no pescoço e dores de cabeça. Pessoas que ficam sentadas diariamente e por muito tempo, realizando as mesmas funções, como taxistas, atendentes de telemarketing, entre outras profissões.

O não tratamento dessas dores podem adquirir lesões em tendões e articulações lombares. Portanto é fundamental encontrar a causa destas dores e trata-las faz parte desta prática aplicada pela quiropraxia. O diagnóstico começa por analisar a postura (hábitos, maneira de sentar, etc) do paciente, passa por testes ortopédicos e também neurológicos, e pelo contato (toque) nas áreas afetadas e doloridas. Exames laboratoriais, tais como tomografias, ressonância magnética ou raio-x também podem ser necessários para fechar um diagnóstico acerca da causa das dores e de como a quiropraxia deverá ser aplicada.

Como funciona a sessão de quiropraxia

As sessões ajustam a musculatura e restauram a movimentação correta dos músculos. Quando realizada adequadamente, por um profissional capacitado, a técnica é indolor e sem contraindicações e consegue trazer alívio e conforto ao paciente. Porém, em pacientes com doenças em estágio avançado, hérnias de disco problemáticas, a aplicação da quiropraxia pode causar certo desconforto, certo incômodo.

Um pouco de cansaço e sensação muscular de rigidez, logo após as sessões de quiropraxia, são normais e não representam problema algum. Além de tratar problemas com a coluna vertebral e os nervos que fazem conexão com ela, os pacientes que buscam a quiropraxia também tratam de distúrbios relacionados a irritabilidade, stress, tensão diária, entre outros.

Para determinar a quantidade de sessões que o paciente necessita, o fisioterapeuta avalia todo o quadro clínico, inclusive de que forma ele vai reagir com as primeiras sessões. 

Agende já a sua sessão pelo telefone 981818384!!