terça-feira, 10 de outubro de 2017

Carboxiterapia: tratamento para estria, celulite e gordura localizada


Tratamento com gás carbônico estimula a circulação sanguínea



O que é a carboxiterapia

Carboxiterapia trata estrias, celulite e gordura localizada
A carboxiterapia é um tratamento estético realizado através da infusão de gás carbônico em diferentes camadas da pele. O método é usado desde 1777 para tratamentos da pele e, desde as primeiras observações científicas, mostrou eficácia em regeneração dos tecidos e melhora da circulação sanguínea.

Outros nomes

CO2terapia.

Como é feita a carboxiterapia


A carboxiterapia é feita com o uso de um aparelho acoplado a um cilindro de gás carbônico medicinal. Este equipamento regula a vazão do gás (que pode atingir, no máximo, 80ml de gás por minuto) para uma seringa com agulha de calibre mínimo. A profundidade da aplicação da agulha varia em cada caso. "Para tratamento de celulite a agulha é inserida entre a pele e a gordura, já no tratamento da estria, o gás carbônico é aplicado dentro da cicatriz", explica o cirurgião plástico André Colaneri, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Para quê serve a carboxiterapia

O gás carbônico atua dilatando os vasos sanguíneos e estimulando a formação de novos vasos sanguíneos, promovendo melhor irrigação de sangue nos tecidos e, consequentemente, melhor oxigenação da região tratada. O gás carbônico atua também no rompimento de fibroses do tecido subcutâneo. Alguns estudos mostram o favorecimento de formação de colágeno e elastina e efeito lipolítico (quebra das células de gordura) decorrente da carboxiterapia.

O cirurgião plástico André Colaneri recomenda, principalmente, o uso da carboxiterapia para o tratamento da celulite. "O desenvolvimento da celulite passa por três fatores: edema, gordura e fibrose - a carboxiterapia é o único tratamento que atua nesses três níveis", explica. O edema é resolvido pela dilatação dos vasos e otimização da circulação, a fibrose é rompida pela injeção de gás, e a gordura mais facilmente queimada pelo aumento do metabolismo que ocorre no local. "É o tratamento mais completo em comparação com outros, como endermologia e drenagem linfática, por exemplo", conta o cirurgião plástico.

No caso da estria, o gás carbônico atua distendendo o tecido desta cicatriz - a elevação visível durante o tratamento. O descolamento preenche essa região de gás carbônico e estimula a formação de colágeno no local. André Colaneri conta que os benefícios são muito mais visíveis para estrias novas, avermelhadas. Estrias brancas são mais antigas e fibras elásticas que já estão totalmente rompidas não se regenerarão. Da mesma maneira a carboxiterapia atua no tratamento de cicatrizes e no tratamento de fibroses decorrentes de cirurgias plásticas, como a lipoaspiração, por exemplo. "O ácido carbônico rompe a fibrose e ameniza irregularidades", explica.

A dermatologista Daniela Landim, pós-graduada em medicina estética, conta que, no caso das olheiras, a carboxiterapia estimula a melhora da circulação e formação de novos vasos sanguíneos que amenizam a aparência escurecida. Para a flacidez da pele, o benefício está na formação de colágeno e elastina.

Segundo o cirurgião plástico André Colaneri, os resultados da carboxiterapia no tratamento da gordura localizada são mais discretos. Além de melhorar a circulação e a queima de gordura no local, a carboxiterapia, segundo estudos publicados no ano de 2001 no periódico Aesthetic Plastic Surgery, promove a quebra das células de gordura a partir da estimulação de seus receptores beta adrenérgicos.

Profissionais que podem aplicar a carboxiterapia

Por se tratar de um procedimento invasivo - que perfura a pele através da injeção - a carboxiterapia só pode ser realizada por médicos. A sugestão do cirurgião plástico André Colaneri é que a carboxiterapia seja feita por profissionais especializados em estética.

Contraindicações da carboxiterapia

A carboxiterapia está contraindicada em casos de infecção ativa na região a ser tratada e doença pulmonar que cause retenção de gás carbônico, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Número de sessões de carboxiterapia

Os resultados aparecem progressivamente e são mais visíveis entre cinco e dez sessões de carboxiterapia. Em cada caso é recomendada uma periodicidade. De maneira geral, o tratamento para celulite pode ser feito em dias alternados e a carboxiterapia para estrias e cicatrizes deve ser feita uma vez por semana. Em cerca de 20 minutos o gás carbônico é absorvido pelo corpo, portanto, não há acúmulo deste na pele. É possível tratar mais de uma região por sessão, de acordo com critério médico.

Resultado da carboxiterapia

Os resultados são mais pronunciados para graus iniciais de celulite, em casos avançados o tratamento traz resultados mais discretos. O cirurgião André Colaneri lembra que nenhum tratamento é capaz de eliminar completamente a celulite, apenas é possível amenizá-la.

Os resultados podem permanecer por tempo indeterminado, dependendo dos hábitos de vida do indivíduo. Pessoas com hábitos saudáveis, que se exercitam regularmente, têm alimentação balanceada e estão dentro do peso normal apresentam menor recorrência do problema. Assim vale para o agravamento da celulite e aparecimento de novas estrias.

O cirurgião plástico André Colaneri lembra que mulheres tem maior propensão, devido aos hormônios femininos, ao desenvolvimento de celulite, por isso são mais suscetíveis ao seu reaparecimento. O especialista recomenda ainda sessões esporádicas para manutenção da carboxiterapia.

Dor durante a carboxiterapia

A carboxiterapia costuma ser um tratamento doloroso. A dor ocorre devido à injeção, a aplicação do gás e à distensão dos tecidos (no caso das fibroses, por exemplo). A dor costuma ser maior quando o gás é aplicado em temperaturas mais baixas, alguns equipamentos aquecem o gás.

Efeitos adversos da carboxiterapia

"Como a técnica é feita com injeção, podem ocorrer pequenos hematomas com resolução em poucos dias", explica a dermatologista Daniela Landim. Nesse caso a dermatologista recomenda o uso de proteção solar até que o hematoma desapareça, evitando manchas. Casos de embolia gasosa (bloqueio de vaso sanguíneo por gás) só ocorrem caso a técnica seja mal feita e atinja um vaso sanguíneo. A dermatologista Daniela Landim lembra que o gás próprio para o procedimento é atóxico e não embólico.

Agende sua sessão pelo telefone 51 981818384

O QUE SÃO VARIZES NAS PERNAS? SAIBA DE QUE FORMA O PILATES ATUA NESTE PROBLEMA



As varizes nas pernas são um dos maiores tormentos na vida do brasileiro, onde estima-se que existam mais de 2 milhões de casos por ano.

Este problema pode acometer tanto mulheres quanto homens, causando sinais arroxeados na perna e em alguns casos a dor.

Tratar as varizes nas pernas, não é apenas um procedimento estético e sim algo que melhora também a saúde, até porque, uma pessoa que tem varizes pode piorar o quadro, causando problemas maiores.

Mas você sabia que o Pilates também pode ajudar para o tratamento das varizes nas pernas?

Neste texto você irá entender o que são as varizes, o que causa este problema e como o Pilates pode ajudar para o tratamento do mesmo.

O que são as Varizes nas pernas?

As varizes em si, são veias torcidas e dilatadas causadas pelo mal funcionamento das válvulas, podendo afetar principalmente as pernas e os pés por conta do longo tempo em pé, sentado ou até mesmo parado.

Estas válvulas são as responsáveis por impedir o sangue das pernas de fluir de volta para baixo no momento em que o coração bombeia sangue para o corpo.

Essas válvulas fazem um movimento de abrir e fechar, auxiliando para o retorno do sangue nas veias. Porém, quando elas não fazem o seu devido trabalho, as veias ficam dilatadas criando então a varizes.

Existem três tipos de varizes sendo diagnosticadas das mais simples até as mais severas sendo:

Aranhas vasculares: são as pequenas veias roxeadas, popularmente conhecidas como “vazinhos”. Elas são a forma inicial do problema e caracterizam-se por pequenas veias que ficam logo embaixo da pele.

Varizes: quando as aranhas vasculares viram varizes, é sinal de que as dificuldades do sangue voltar o seu trajeto já atingiu veias maiores, gerando assim um agravamento do problema.

Edema: quando surgem os edemas, é sinal de que existem muitas varizes formando então inchaços nas pernas. Esses inchaços podem causar cãibra, sensação de queimação, sensação de peso e dor no trajeto das varizes.

Qualquer veia pode se tornar varicosa, desta forma, qualquer um está sujeito a adquirir este problema.

Apesar de ser uma preocupação principalmente estética para a maioria das pessoas, as varizes nas pernas podem causar dor e incômodo, ou até mesmo evoluir para problemas maiores de circulação.

Além disso, as varizes em si podem também evoluir para um quadro de trombose que acontece quando se forma um coágulo sanguíneo na veia.

Desta forma, é importante estar atento às dores principalmente na região da perna, que é o lugar mais afetado pelas varizes.

Quais são os fatores de risco que podem desencadear as varizes nas pernas?


Existem diversos fatores de risco que podem levas às varizes nas pernas como:

  • Sexo feminino – a progesterona (hormônio encontrado na mulher), podem causar a dilatação das veias favorecendo para o surgimento das varizes
  • Anticoncepcional a base de progesterona – exatamente pelo motivo anterior, os anticoncepcionais à base de progesterona também podem auxiliar para o surgimento das varizes.
  • Idade – conforme a idade vai chegando, as válvulas vão deixando de realizar o seu devido serviço, desta forma torna-se mais provável ter varizes conforme a idade torna-se avançada.
  • Histórico familiar – a genética também é uma grande causa de varizes, isso pois existem componentes na genética familiar que pode contribuir para o aparecimento da mesma.
  • Obesidade – quando uma pessoa se encontra acima do peso, a pressão sobre a veia aumenta, desta forma, é mais fácil haver o dilatamento da mesma criando então as varizes.
  • Tabagismo – o tabagismo é um grande agressor dos vasos sanguíneos, desta forma, ele pode prejudicar a saúde do ser humano e colaborar para o aparecimento das varizes.
  • Sedentarismo – ficar parado diminui o retorno venoso, ou seja, colabora para a diminuição do bombeamento cardiovascular, e automaticamente, colaborando para as varizes.
  • Gravidez – com a gravidez, o corpo da mulher passa a produzir mais hormônio, além de exercer um volume maior do sangue, podendo então gerar as varizes.
  • Traumas – qualquer pessoa que venha a sofrer algum tipo de lesão que prejudique as veias, pode ter varizes.


Muito tempo parado ou com as pernas sobradas – a mesma explicação funciona para quando uma pessoa está sedentária, já com as pernas dobradas, o sangue fica em uma luta constante para vencer a gravidade, assim, esse processo pode acabar não sendo feito com qualidade gerando então as varizes nas pernas.

Condições que aumentam a pressão no abdômen – problemas como doenças do fígado ou insuficiência cardíaca também podem levar o indivíduo a ter varizes.

Quais os sintomas das Varizes nas pernas?



Quando o indivíduo passa a ter varizes nas pernas, ele pode ter alguns sintomas relacionados a este problema como:

  • Dores e desconfortos na perna;
  • Inchaço nos calcanhares;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Cãibras noturnas;
  • Sensação de queimação;
  • Vasos sanguíneos inchados;
  • Escurecimento da pele;
  • Coceira na pele sobre a veia varicosa;
  • Pele seca e esticada.


Sendo assim, é importante estar atento a todos os sintomas para que um possível tratamento possa ser feito com antecedência, evitando futuros problemas.

Evitando as varizes nas pernas

Apesar de ser um pouco difícil evitar que as varizes apareçam, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar esse problema:

Mexa-se: pratique exercícios físicos diariamente, movimente as pernas, principalmente se você fica muito tempo sentado. Fazer exercício. Priorize atividades físicas que tenha bastante mobilidade e que não force muito o corpo.

Eleve as pernas: antes de dormir ou até durante o dia quanto tiver um tempo, deixe suas pernas elevadas para que possa ser feita a facilitação da circulação sanguínea nas pernas. Colocar uma almofada debaixo dos pés é uma das opções para realizar esta elevação.

Mergulhe as pernas em água fria: a agua fria estimula a circulação sanguínea quando em contato com o corpo, desta forma ela irá ajudar nesse processo de circulação nas pernas, evitando então as varizes.

Evite sapatos de salto alto: use sapatos confortáveis que não vão forçar a pressão na perna, isso irá ajudar na prevenção.

Evite o tabagismo: o tabagismo é um dos grandes aliados para o aparecimento das varizes nas pernas, quando ele é evitado, as chances deste problema aparecer também diminuem.

Evite anticoncepcionais à base de progesterona: esse hormônio é um dos grandes causadores das varizes nas mulheres, sendo assim, quando aplicadas ou ingeridas bases hormonais deste tipo, eles aumentam muito os riscos de varizes.

Tenha uma alimentação à base de fibras: elas são muito importantes para a melhora da circulação sanguínea, desta forma também ajudando na prevenção contra as varizes.

Como o Pilates pode ajudar no tratamento das varizes nas pernas?

Por conter movimentos suaves e de grande relaxamento, o Pilates pode ser indicados para o tratamento de diversos problemas como é o caso das varizes nas pernas.

Os exercícios do Método não possuem impactos e ajudam no fortalecimento, condicionamento físico, circulação e outros diversos aspectos.

Por trabalhar a circulação sanguínea, o Pilates ajuda no tratamento das varizes evitando dores e colaborando para e melhora significativa do quadro clínico.

Desta forma, o indivíduo fica mais saudável e consequentemente de bem com a vida.

O Pilates também pode ser associado com a caminhada para auxiliar neste tratamento, onde um complementa o outro trazendo melhoras para a circulação.

Sendo assim, o Pilates é sim recomendado e um grande aliado para as varizes nas pernas.

Mas lembre-se: é importante que haja uma liberação médica para que os exercícios possam começar a serem praticados, além disso, procure sempre pedir o auxílio do seu instrutor, para que esses movimentos possam ser realizados corretamente.

Conclusão

As varizes são um problema que afeta não só a estética, mas também a saúde do corpo, desta forma ela pode incomodar a vida do ser humano.

Com o Pilates, o indivíduo pode realizar um grande tratamento para essas varizes nas pernas, além de garantir também outros diversos benefícios.

Sendo assim, você agora tem mais um grande motivo para começar as suas aulas e garantir mais saúde para a sua vida!