quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Drenagem Linfática



A drenagem linfática é uma técnica de terapia manual que favorece o retorno do líquido intersticial à corrente sanguínea, muito utilizada em pós-operatórios e tratamentos de estética, podendo ser aplicada em todo o corpo.

Sistema Linfático

É um sistema paralelo ao sistema circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos e capilares linfáticos distribuídos por todo o corpo, que levam e também recolhem a linfa que extravasou dos capilares linfáticos, filtrando esse líquido e reconduzindo o mesmo à circulação sanguínea.

Linfa: Líquido que circula pelos vasos linfáticos, com uma composição semelhante à do sangue, embora não possua hemácias.
O sistema linfático é formado por linfa, vasos e capilares linfáticos e órgãos linfáticos.

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática manual é um tratamento indolor que consiste numa massagem suave, feita com pouquíssima pressão, com manobras suaves, lentas e rítmicas, seguindo o trajeto do sistema linfático superficial.
É um dos recursos mais usados para enviar o líquido intersticial de volta à grande circulação, diminuindo edemas e linfedemas causados por traumas, pós-operatórios, problemas circulatórios venosos e linfáticos, entre outros.

Efeitos da Drenagem Linfática

  • Redução de edemas;
  • Melhora da hidratação e nutrição das células;
  • Acelera a cicatrização de ferimentos;
  • Aumenta a capacidade de absorção de hematomas e equimoses;
  • Melhora o retorno de sensibilidade em cirurgias;
  • Reduz a retenção de líquido nos tecidos, melhorando a aparência da celulite.

Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384

IMPACTO FÊMORO-ACETABULAR E O PILATES



O Impacto Fêmoro-Acetabular (IFA) recorrente dá origem à artrose de quadril. Hoje sabemos que as artroses “sem causa aparente” são secundárias a sutis alterações acetabulares e femorais previamente subestimadas ou não reconhecidas.

Hoje vamos falar do impacto misto, aquele onde encontramos pequenas alterações no fêmur e no acetábulo que acontece em mais de 70 % dos casos.

O choque fêmoro-acetabular leva a lesão da cartilagem e do labrum ou lábio acetabular. A lesão da cartilagem é irreversível, portanto o tratamento precoce do impacto fêmoro-acetabular é muito importante.

Os alunos com impacto geralmente tem entre 30 e 50 anos e queixam- se de dor inguinal (raiz da coxa) irradiada para a região de dentro da coxa ou joelho.

Entre os esportes mais envolvidos para o desenvolvimento dos sintomas de impacto, estão:

- Futebol;
- Tênis;
- Squash;
- Rúgbi;
- Hóquei;
- Natação (nado clássico ou de peito);
- Surfe e Wakeboard;
- Ciclismo de estrada;
- Remo;
- Automobilismo (em carros baixos);
- Yoga;

Agende uma aula experimental pelo what's up 51 981818384