quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O ATENDIMENTO COM A RPG



O tratamento de Reeducação Postural Global (RPG) é realizado através de atendimentos que duram, em média, uma hora cada sessão. Contudo, a duração da consulta bem como de todo o tratamento, vai depender das necessidades de cada paciente. Por isso, considera-se a RPG como um método de tratamento, totalmente, personalizado. O fisioterapeuta acompanhante (profissional apto a aplicar a RPG) inicia o tratamento com uma avaliação detalhada do quadro do paciente e, somente após essa primeira etapa, poderá direcionar o atendimento de maneira eficaz, dando início às sessões que vão ocorrer uma ou duas vezes por semana na clínica de fisioterapia. Os resultados com a RPG já podem ser percebidos a partir da primeira sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.

EM QUAIS CASOS DEVE-SE PROCURAR PELA RPG?

A maioria das pessoas não está acostumada a se portar como deveria com o seu corpo. Posturas inadequadas no trabalho, em casa, no lazer, na escola são frequentes e com elas o indivíduo fica suscetível a uma série de patologias. Outros fatores também podem contribuir para agravar o problema, é o caso da gravidade que tende a nos comprimir, achatando músculos e articulações. Tudo isso acaba provocando um desequilíbrio do corpo e é nesse contexto que entra em ação a RPG.

Diversos problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios (asma/bronquite), somáticos (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicos (artrite, artrose, bursite, tendinite), cervico-óculo-motores (estrabismo, cefaleias), problemas de períneo (como a incontinência urinária), sequelas de patologias neurológicas e problemas de origem esportiva que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG.

O método é indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as diversas dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares. A RPG é também bastante aplicada, atualmente, na prevenção, preparação e recuperação de atletas e na reeducação pós-traumática.

Dessa forma, percebe-se que o tratamento com RPG pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, doenças agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Não há contra-indicação específica para sua aplicação.

Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384