segunda-feira, 27 de novembro de 2017

FAIXA ELÁSTICA: CONHEÇA MAIS SOBRE ESSE INCRÍVEL ACESSÓRIO



A Faixa Elástica é um acessório bastante comum no Pilates, pois além de poder ser utilizado em diversas fases da vida, ela possui uma infinidade de exercícios que podem ser realizados com o auxilia da mesma.

A função da Faixa Elástica é promover exercícios de resistência, podendo ser usada por praticantes de qualquer nível. Ela está disponível no mercado em diferentes resistências, tamanhos e cores.

Além disso, Faixa Elástica pode ser usada para exercitar, tonificar e fortalecer todo o corpo garantindo diversos benefícios para o ser humano.

Sendo assim, preparamos este texto para que você possa conhecer um pouco mais sobre este incrível acessório, conhecer os benefícios que ele pode proporcionar e ainda conferir os x exercícios que podem ser praticados com o auxílio do mesmo. Vamos conferir?

O que é a Faixa Elástica?

A Faixa Elástica surgiu na Rússia, logo no começo dos anos 50, onde a mesma foi desenvolvida para treinar atletas que estavam passando por um período de reabilitação articular e muscular.

Logo em seguida, este acessório foi modificado pelo treinador de atletismo Hans Ruf na Espanha, onde o mesmo realizou melhorias para que seus atletas pudessem utiliza-lo garantindo uma melhora do condicionamento.

Hoje, a Faixa Elástica é feita de látex que é obtido de uma proteína conhecida como Seringueira ou árvore-da-borracha.

Ela pode ser encontrada em diversas lojas de artigos esportivos pelo nome de: gomas elásticas, bandas elásticas, flex bands, rubber-band e outros.

Por possuir diversas resistências, a Faixa Elástica pode ser utilizada por diversas pessoas, seja para fortificar, aumentar a resistência física ou até mesmo reabilitar o corpo.

As resistências das faixas são repartidas por cores de acordo com a marca do acessório podendo então serem divididas da seguinte forma:

Amarelas e laranjas: possuem uma resistência mais suave e é indicada para fins terapêuticos como a reabilitação de uma zona lesionada do corpo.

Azul e roxo: possuem uma resistência média e são na maioria das vezes indicadas para a incrementar os exercícios sejam pare reabilitação ou até mesmo para fortificação.

Cinzas e douradas: possuem uma alta resistência e são indicadas para a realização de um trabalho de potência de força, atuando diretamente no condicionamento e na fortificação do corpo.

Cada uma dessas faixas, irá trabalhar o corpo de forma diferente no Pilates garantindo benefícios para o corpo daqueles que realizam os movimentos do Método com o auxílio do mesmo.

Os Benefícios da Faixa Elástica

Ao pratica Pilates com o auxílio da Faixa elástica, o ser humano coopera para a garantia de diversos benefícios como:

  • Aumenta a resistência
  • Aumenta a força
  • Auxilia para o trabalho da flexibilidade
  • Ajuda no aumento da massa muscular
  • Facilita alguns exercícios do Pilates
  • Ajuda no alongamento do corpo
  • Oferece apoio para os membros, ou seja, suas pernas e braços ficam apoiados em vez de apenas suspensos no ar
  • Pode ser utilizada em qualquer lugar
  • Auxilia para a reabilitação de lesões
  • Melhora a saúde do corpo em geral

Sendo assim, praticar Pilates com o auxílio da Faixa Elástica pode ter várias vantagens e além disso, o Pilateiro pode então carrega-la para qualquer lugar realizando os exercícios do Método sem precisar sair de casa naqueles dias mais corridos.

Agende uma aula experimental pelo what's up 51 981818384