quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DOENÇAS DA COLUNA - ARTROSE VERTEBRAL


SOBRE A DOENÇA



A artrose vertebral é uma doença crônica das articulações, que atinge inicialmente a cartilagem dos discos intervertebrais e das facetas articulares para, depois, chegar ao osso mais próximo. Ela pode vir acompanhada de rigidez e dificuldade de movimentação. O desgaste dos discos entre as vértebras pode gerar uma instabilidade na coluna e, ao tentar estabilizar a coluna, o próprio organismo acaba formando osteófitos (bicos de papagaio).

Aparece em decorrência principalmente do excesso de uso da articulação. As pessoas mais vulneráveis à artrose da coluna são os trabalhadores do setor rural, construção civil, condutores de transporte coletivo e atletas de elite, por forçarem as articulações de forma excessiva. A artrose costuma ser mais frequente em idosos, mas também acomete pessoas jovens. Um jovem com artrose na coluna dificilmente apresenta sintoma; por isso, a doença só será detectada anos mais tarde. Muitas vezes, pensamos ser uma dor muscular o que, na verdade, não é. Para tanto, é preciso fazer uma boa avaliação para diferenciar o diagnóstico e evitar um tratamento que não vá direto à causa.

O resultado de uma avaliação com um diagnóstico inadequado conduz a manutenção de um quadro de dor sem possibilidade de resolução definitiva para esses sintomas. Os exames complementares solicitados para diagnosticar uma artrose são: raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

TRATAMENTO PARA ARTROSE VERTEBRAL

Os tratamentos para artrose vão desde a cirurgia, para os casos mais graves, até o tratamento medicamentoso, para os menos graves. A fisioterapia é sempre indicada no pré ou pós-operatório, assim como uma atividade física específica que evite maiores compressões nas estruturas comprometidas.
O tratamento específico com Pilates para o reforço da musculatura específica é recomendando.
O ajuste com a quiropraxia e terapia manual, juntamente com a massagem terapêutica ajudam a eliminar a dor e diminui os sintomas.

Agende uma sessão pelo what's up 51 981818384