terça-feira, 30 de março de 2021

Epicondilite - cotovelo de Tenista artigo de Revisão aponta ozonioterapia com alternativa mais eficaz de tratamento!



Epicondilite. Revisão sistemática. 

A ozonioterapia dentro das alternativas terapêuticas

Epicondilite, ou cotovelo de tenista, é uma tendinopatia crônica dos tendões do dorso do antebraço em sua inserção proximal. Histopatologicamente, apresenta desorganização das fibras de colágeno, fibroblastos imaturos, elementos vasculares anormais e tecido de granulação atípico, embora quase sem células inflamatórias. A epicondilite é a doença mais comum do cotovelo, com prevalência de 1-3% na população geral, ocorrendo tanto em homens quanto em mulheres. Ocorre com maior frequência em trabalhadores manuais ou devido a pratica esportiva. Predominando na faixa etária (35-50 anos).

 Associado com atividades expostas à movimentação manual, tensões, vibrações, uso de ferramentas ou movimentação de cargas. A duração do quadro é longa; em média 6 a 9 meses. O diagnóstico é clínico, confirmatório com ultrassonografia e ressonância magnética. Diferentes estratégias terapêuticas têm sido preconizadas: repouso, tratamentos conservadores com anti-inflamatórios não esteroidais orais, fisioterapia, terapia manual, ondas de choque, bandagem neuromuscular, além de elementos de eletroterapia: ultrassom ou laserterapia. 

Existem técnicas mais invasivas, como a infiltração com toxina botulínica, com ácido hialurônico, com plasma rico em plaquetas ou com corticosteroides. A cirurgia seria reservada para casos refratários. Esses tratamentos nem sempre alcançam o resultado desejado, não são isentos de efeitos colaterais e nem sempre previnem as recorrências. Diante dessa perspectiva, consideramos as evidências clínicas que sustentam a infiltração da epicondilite com mistura de oxigênio medicinal e ozônio como uma alternativa útil e com poucos ou nenhum efeito colateral no tratamento dessa patologia. 

Medina-Alonso, Miguel A..(2020). Epicondilitis. Revisión sistemática. La ozonoterapia dentro de las alternativas terapéuticas. Ozone Therapy Global Journal Vol. 10, nº 1, pp 241-256

O artigo de revisão sistemática confirma nossa experiência clinica. A aplicação de ozonioterapia em casos de epicondilite - cotovelo de tenista tem se mostrado muito eficaz com melhora de 80% à 100% em relação a dor e melhora da função.
Em casos onde o paciente já havia realizado o tratamento conservador com pouca ou nenhuma melhora.

Para saber mais sobre o tratamento ou agendar o seu horário entre em contato pelo what's up 51 98181-8384

Nenhum comentário:

Postar um comentário