terça-feira, 13 de abril de 2021

Dor nas Costas, saiba como o RPG Reeducação Postural Global pode resolver de forma duradoura!


Dor nas Costas: Saiba como o tratamento com RPG Reeducação Postural Global pode resolver o seu problema de forma duradoura!

O RPG Reeducação Postura Global baseia-se na técnica francesa de tratamento do corpo através da avaliação das cadeias musculares.

Desenvolveu-se na França e ficou conhecida por um tempo como anti-ginástica. 

Antes de iniciar o tratamento realizamos uma avaliação postural completa, cefalo-caudal, dos pés à cabeça. A ideia é que alterações nos pés por exemplo, pode causar entre outras, variando de individuo para individuo, alterações na cervical etc. Tem por base as cadeias musculares, onde um músculo se encontra conectado ao outro pelas fáscias que recobrem os músculos e formam verdadeiras teias interconectadas entre si. Por isso, uma alteração na pisada por exemplo, pode alterar a rotação dos joelhos, da pelve, coluna e assim por diante. Como o efeito dominó.

Além disso, manter uma má postura como ficar muito tempo sentado com a coluna torta no sofá, na frente do computador e celular pode causar encurtamentos musculares específicos que alteram toda uma cadeia muscular.

Exatamente por ter essa visão global da anatomia humana, os resultados obtidos através do RPG são efetivos e duradouros, pois tratam a causa do problema.

Durante a sessão são realizados alongamentos, fortalecimentos de grupos musculares específicos que na maioria das vezes são negligenciados por outros profissionais.

O olhar diferenciado de um fisioterapeuta experiente faz toda a diferença no sucesso do tratamento. 

A frequência das sessões depende de cada caso, devendo ser avaliado individualmente. A sessão é realizada de forma totalmente personalizada, paciente e fisioterapeuta, pois a necessidade muda a cada sessão e o toque e feedback tátil é fundamental para a consciência corporal do paciente.

Agende seu horário pelo What's up 51 98181-8384



Agende uma sessão pelo Whats 51 98181-8384 www.fisiobeautypilates.com.br

Tontura persistente ao deitar ou levantar? Pode ser Fadiga Adrenal - Leia e saiba como a Terapia Ortomolecular pode te ajudar


Hoje em dia, com pandemia do Corona vírus e com a quarentena, todos nós estamos sofrendo com o estresse constante na nossa rotina diária. Infelizmente, todo esse processo desencadeia no nosso corpo uma reação presente desde os nossos tempos ancestrais, quando vivíamos nas cavernas e sofríamos com as intempéries e lutas constantes pela sobrevivência. A reação conhecida como "reação de luta ou fuga" com produção de elevados níveis de cortisol pelas glândulas suprarrenais, nos mantém sempre alerta para nos protegermos dos perigos em potencial. Essa reação é necessária e fundamental para a nossa sobrevivência, porém quando constante é responsável por diversos transtornos como insônia, ansiedade, irritabilidade e fadiga crônica e depressão. O que ocorre é uma estafa adrenal, esses sintomas podem durar por anos, até começarem a causar tonturas ao deitar e ao levantar. Normalmente o paciente procura diversos médicos para saber o que há de errado, sem encontrar a causa real.

Com o passar dos anos a estafa ou fadiga adrenal progride sendo diagnosticada então como síndrome de burn out, sendo de mais difícil tratamento.

Com a terapia ortomolecular conseguimos identificar a fadiga adrenal ainda nas fases iniciais, onde ela ainda pode ser tratada de forma totalmente natural com suplementação de vitaminas, minerais e fitoterápicos.

Agende sua avaliação ortomolecular pelo what's up 51 98181-8384!





Agende uma sessão pelo What's up 51 98181-8384 www.fisiobeautypilates.com.br

Ozonioterapia no Tratamento da Fibromiagia - Ozonioterapia Baseada em Evidência


Ozonioterapia baseada em evidência científica

Ozonioterapia na Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica com sintomatologia muito complexa. Embora a dor intensa generalizada seja considerada o sintoma cardinal da doença, muitos outros sintomas associados, especialmente sono não restaurador, fadiga crônica, ansiedade e sintomas depressivos também desempenham um papel relevante no grau de deficiência característica da doença. 

Acredita-se que a ozonioterapia, que é usada para tratar uma ampla gama de doenças e parece ser particularmente útil no tratamento de muitas doenças crônicas, atue exercendo um estresse oxidativo moderado, transitório e controlado que promove uma regulação positiva do sistema antioxidante e uma modulação do sistema imunológico. De acordo com esses mecanismos de ação, foi hipotetizado que a ozonioterapia poderia ser útil no manejo da fibromialgia, onde as terapias empregadas muitas vezes são ineficazes.

Pacientes e métodos: Sessenta e cinco pacientes com fibromialgia, de acordo com a definição do American College of Rheumatology (Arthritis Rheum 1990; 33: 160-172), foram tratados na Clínica MEDE (Sacile, Pordenone, Itália) de fevereiro de 2016 a Outubro de 2018. Participaram do estudo 55 mulheres e 10 homens; a idade variou de 30 a 72 anos e o tempo de diagnóstico de fibromialgia de 0,5 a 33 anos. O tratamento foi feito por auto-hemoterapia em 55 pacientes e por insuflação retal de ozônio em 10 pacientes, de acordo com os protocolos da SIOOT (Scientific Society of Oxygen Ozone Therapy), duas vezes por semana durante um mês e depois duas vezes por mês como terapia de manutenção.

Resultados: Encontramos melhora significativa (> 50% dos sintomas) em 45 pacientes (70%). Nenhum paciente relatou efeitos colaterais importantes. Em conclusão, pelo nosso conhecimento, este é o maior estudo de pacientes com fibromialgia tratados com ozonioterapia relatado na literatura e demonstra que a ozonioterapia é um tratamento eficaz para pacientes com fibromialgia sem efeitos colaterais significativos.

Conclusões: No momento, a ozonioterapia parece um tratamento que, também por não apresentar nenhum efeito colateral, pode ser proposto a pacientes com fibromialgia que não estão obtendo resultados adequados com os demais tratamentos disponíveis e pode ser considerada como medicina complementar / integrativa.

Fonte: Ozonioterapia em 65 pacientes com fibromialgia: uma terapia eficaz
U Tirelli 1, C Cirrito, M Pavanello, C Piasentin, A Lleshi, R Taibi
Expansão de afiliações
PMID: 30840304 DOI: 10.26355 / eurrev_201902_17141





Agende uma sessão pelo What's up 51 981818384 www.fisiobeautypilates.com.br