sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Envelhecimento Cutâneo


O envelhecimento ou senilidade é um processo natural que se inicia desde o nascimento, é resultante de alterações homeostáticas que levam a modificações fisiológicas em todos os órgãos e tecidos do corpo.
A pele enquanto órgão externo é a que mais rapidamente evidencia sinais do processo de envelhecimento, através de alterações macroscópicas da sua morfologia como enrugamento, flacidez, desidratação e hiper ou hipopigmentação que se tornam, mais evidentes a partir da terceira idade.
Genericamente são considerados dois tipos de envelhecimento: cronológico e ambiental.
Envelhecimento intrínseco ou cronológico é influenciado por fatores cronológicos, fototipo de pele, funcionamento endócrino, genética, fatores imunitários e vasculares.
Com o avançar da idade vão ocorrendo alterações orgânicas como menor funcionalidade do DNA e RNA, com diminuição da diferenciação celular, da síntese de   proteínas, hemoglobina e andrógenos, diminuição da contração muscular e redução da bioeletricidade celular, fatores que conduzem ao envelhecimento da pele.
Na epiderme verifica-se uma diminuição do número de células por camada, com aumento da permeabilidade da mesma. Ao nível da derme, decorrente de um desequilíbrio entre formação/degradação, ocorre degeneração de elementos celulares e extracelulares, como diminuição da diferenciação de fibroblastos, diminuição da produção de fibras de colágeno e elastina bem como de glicoproteínas e proteoglicanos.
As alterações orgânicas referidas levam a diminuição da atividade ganglionar, diminuição das trocas metabólicas por achatamento das papilas dermo-epidérmicas com endurecimento dos capilares e fibras de colágeno. A pele torna-se fina, seca e enrugada.
A perda de tecido adiposo e a perda de massa muscular decorrente do processo de envelhecimento associada à redução de atividade física, conduz a um agravamento dos sinais externos de envelhecimento. Por volta dos 80 anos, o individuo já perdeu aproximadamente 50% da massa muscular.
Também o excesso de mímica é um fator relacionado com o envelhecimento precoce, contribuindo para a instalação  de rugas de expressão.
Envelhecimento extrínseco ou ambiental - Associado a fatores como exposição solar, tabaco, stress, poluição, condições climáticas, hábitos alimentares e de sono, desordens emocionais e uso incorreto de cosméticos/medicamentos conduzem a um agravamento acentuado do envelhecimento biológico, devido ao efeito tóxico dos radicais livres, que destabilizam as moléculas do organismo, implicando alteração da atividade celular, com consequências nefastas como mutações e necroses.
As células, as proteínas bem como os componentes extracelulares como o ácido hialurônico da pele são frequentemente alvo da ação dos radicais livres, sofrendo a alterações morfológicas da pele como rugas profundas, manchas senis, queratoses actínicas, ou até mesmo a cancro da pele.
Rugas
A partir dos 30 anos começam a instalar-se os primeiros sinais de envelhecimento, devido a uma queda gradual do metabolismo basal, com acúmulo de gordura na camada subcutânea e perda da ação muscular, começando nesta década a instalar-se flacidez.
Posteriormente e por diminuição da atividade mitótica e diminuição da produção de sebo decorrente da queda das hormonas andrógenas próximo da menopausa a pele torna-se mais fina e seca, ficando mais suscetível ao aparecimento das rugas.
As rugas são formadas pela diminuição da espessura da epiderme, derme e camada subcutânea, bem como degeneração das fibras elásticas e colágenas da derme.  Têm como base as linhas de tensão da pele.
A avaliação clínica permite classificá-las como superficiais quando desaparecem com o estiramento da pele, são essencialmente decorrentes do envelhecimento cronológico ou caso contrário são classificadas como profundas, que se devem maioritariamente à exposição solar. Podem ainda ser classificadas como estáticas (estão sempre presentes), dinâmicas (surgem com a repetição do movimento) ou gravitacionais (resultantes de flacidez, culminando com ptose da pele por ação da gravidade).
As rugas não podem ser evitadas, embora existam medidas para preveni-las e minimiza-las.
Recursos terapêuticos no envelhecimento:
De todos os tratamentos existentes, a prevenção do fotoenvelhecimento através de fotoproteção é indubitavelmente o método mais eficaz;
  • Antioxidantes exógenos, vitaminas E, A e C, oligoelementos como o magnésio e o selênio  presentes em alimentos como vegetais neutralizam a ação dos radicais livres sobre moléculas normais;
  • Cinesioterapia e eletroestimulação, aumentando o metabolismo e oxigenação tecidular, permitindo prevenção da flacidez muscular;
  • Corrente russa facial;
  • Carboxiterapia
  • Peelings químicos;
  • Terapia de Indução de Colágeno (dermaroller);
  • Eletrolifting;
  • Radiofrequência;
  • Terapias trasdérmicas com princípios ativos anti-envelhecimento como Vitaminas A e C, oligoelementos, DMAE;
  • Procedimentos médicos (preenchimentos e lifting facial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário