quinta-feira, 24 de março de 2016

Por que é importante se alongar?



alongamento pilates
A maior parte das pessoas sabe que precisam se alongar antes e depois de alguma atividade física. Mas você compreende por que é importante se alongar e quais os benefícios destes movimentos?
Os exercícios de alongamento têm como objetivo melhorar a flexibilidade, promovendo o estiramento das fibras musculares. Assim, o alongamento “aquece” os músculos antes e elimina a tensão deles depois da atividade física.
Qualquer pessoa pode fazer exercícios de alongamento e, o melhor, em qualquer lugar. O ideal é começar e terminar o dia se alongando, para preparar o corpo para as atividades diárias e aliviar as tensões musculares. Além disso, durante o dia, é recomendado fazer algum tipo de alongamento para relaxar os músculos, principalmente, se você fica muito tempo sentado ou em pé.
Vale ressaltar que a flexibilidade vai variar de pessoa para pessoa, uma vez que ela está relacionada com a estrutura das articulações, flacidez dos tecidos e a composição genética. Os genes determinam o comprimento dos músculos, porém, eles podem ficar encurtados, caso a pessoa não tenha uma rotina de alongamentos e atividades físicas.
Os sedentários, quando iniciam alguma atividade física, costumam achar os movimentos de alongamento difíceis e sentir dores. Mas não se preocupe, isso é normal, já que o corpo não está habituado a se alongar e o músculo pode estar encurtado. Com o tempo e com a prática regular, esses sintomas passam e a pessoa sentirá prazer e alegria ao ver o quanto o seu corpo pode ser mais flexível.
Além disso, entre os benefícios proporcionados pelos movimentos de alongamento estão: redução de tensões musculares, maior consciência corporal, melhora da circulação e prevenção de lesões.
Para se alongar, basta iniciar o movimento até sentir certa tensão no músculo e então relaxe um pouco por 30 á 40 segundos, voltando novamente à posição inicial. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves, observando a respiração e a postura.



www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário