quarta-feira, 22 de março de 2017

Como tratar e prevenir a artrose de joelho com o método Pilates e viver sem dor




Artrose é um processo degenerativo da cartilagem do joelho levando a dor, inchaço e muitas vezes a incapacidade funcional do joelho. Essa patologia aparece geralmente após os 65 anos, mas pode se manisfestar precocemente dependendo de alguns fatores como: sobrepeso, atividade profissional e sedentarismo.

Na fase inicial da doença o paciente apresenta dor, geralmente ao final do dia e discreto inchaço na articulação. Nessa fase, é muito importante a reabilitação motora, com o objetivo de diminuir o edema (inchaço) diminuir sobrecarga articular e dar suporte muscular.

O tratamento com o método Pilates  deverá ser feito pelo fisioterapeuta que irá trabalhar o suporte muscular, diminuição da sobrecarga, estabilização e aumento do espaço intra-articular. Além do tratamento é muito importante que o paciente tenha a redução do peso e acompanhamento médico, caso seja necessário suporte medicamentoso para retardar o processo de degeneração cartilaginosa.

Os exercícios de Pilates tem como objetivo trabalhar toda as cadeias musculares do joelho, de forma funcional, dando preferência aos exercícios de cadeia cinética fechada, tanto para fortalecer o quadríceps, quanto para alongar o mesmo, diminuindo assim a sobrecarga patelo-femural, a compressão femoro-tibial, assim como fortalecer os isquiotibiais para dar suporte tanto estático, quanto dinâmico do joelho.

O método Pilates não tratar apenas foco da dor no joelho mas todo o aspecto músculo esquelético que compromete articulação do joelho, assim, é necessário ter um olhar global . O Pilates terá um olhar voltado para todo o eixo do corpo promovendo a organização da coluna, da pelve, do tornozelo e toda a postura que influencia na dinâmica do joelho.

O método Pilates trabalhar não só as articulação comprometida mas todo indivíduo pois, tratar de forma focal poderá ser o olhar inicial mas o programa de tratamento  deverá ser global e dessa forma, o Pilates não só trata a fase aguda e crônica mas, prevenirá maiores complicações devolvendo a qualidade de vida ao indivíduo Por toda a vida.

Fonte: Fisiociência


Nenhum comentário:

Postar um comentário