terça-feira, 20 de abril de 2021

Terapia tópica de ozônio: uma solução inovadora para pacientes com herpes zoster

 Terapia tópica de ozônio: uma solução inovadora para pacientes com herpes zoster




O objetivo desse estudo foi observar a eficácia clínica e a segurança da terapia com ozônio tópico para pacientes com herpes zóster por microscopia confocal de refletância (RCM).

60 pacientes com herpes-zóster foram divididos em grupo controle e grupo tratamento com ozônio (n = 30). No grupo controle, os pacientes tomaram comprimidos ou grânulos de valaciclovir oral (0,3 g por dia, três vezes ao dia) e foram submetidos a tratamento com irradiação laser fraca local mais pomada tópica de mupirocina 2% duas vezes ao dia. No grupo do ozônio, o tratamento é o mesmo do grupo controle, exceto que a pomada de mupirocina foi substituída por tratamento tópico com ozônio (hidroterapia todos os dias mais óleo ozonizado duas vezes ao dia). Os sintomas clínicos, células discóides e reações adversas foram observados e registrados nos dias 0, 3, 7 e 14. A análise estatística foi realizada para comparar a eficácia clínica entre os 2 grupos. Resultados: No sétimo dia de tratamento, as células discóides do grupo ozônio desapareceram, e a diferença entre o grupo controle e o grupo ozônio foi estatisticamente significativa (P <0,05). A diferença de diminuição da porcentagem de escores de dor em cada ponto de tempo entre os 2 grupos foi estatisticamente significativa (P <0,05). A eficácia clínica foi de 100% no grupo do ozônio e 86,7% no grupo controle, com diferença significativa entre os 2 grupos (P <0,05). Conclusão: A terapia com ozônio tópico em pacientes com herpes zóster é útil no alívio da dor, encurtando o curso, bem como melhorando a eficácia clínica sem reações adversas óbvias. Vale a pena ser popularizado.

Huang J, Huang J, Xiang Y, Gao L, Pan Y, Lu J. [Topical ozone therapy: An innovative solution to patients with herpes zoster]. Zhong Nan Da Xue Xue Bao Yi Xue Ban. 2018 Feb 28;43(2):168-172. Chinese. doi: 10.11817/j.issn.1672-7347.2018.02.011. PMID: 29559601.

Agende sua avaliação pelo what's up 51 98181-8384

DOR NO PESCOÇO - Saiba como o RPG Reeducação Postural Global pode resolver esse problema de forma duradoura!




Dor no Pescoço: Saiba como o tratamento com RPG Reeducação Postural Global pode resolver o seu problema de forma duradoura!

O RPG Reeducação Postura Global baseia-se na técnica francesa de tratamento do corpo através da avaliação das cadeias musculares.

Desenvolveu-se na França e ficou conhecida por um tempo como anti-ginástica. 

Antes de iniciar o tratamento realizamos uma avaliação postural completa, cefalo-caudal, dos pés à cabeça. A idéia é que alterações nos pés por exemplo, pode causar entre outras, variando de individuo para individuo, alterações que causam contraturas na cervical causando muitas dores etc. Tem por base as cadeias musculares, onde um músculo se encontra conectado ao outro pelas fáscias que recobrem os músculos e formam verdadeiras teias interconectadas entre si. Por isso, uma alteração na pisada por exemplo, pode alterar a rotação dos joelhos, da pelve, coluna e assim por diante. Como o efeito dominó.

Além disso, manter uma má postura como ficar muito tempo sentado com a coluna torta no sofá, na frente do computador e celular pode causar encurtamentos musculares específicos que alteram toda uma cadeia muscular.

Exatamente por ter essa visão global da anatomia humana, os resultados obtidos através do RPG são efetivos e duradouros, pois tratam a causa do problema.

Durante a sessão são realizados alongamentos, fortalecimentos de grupos musculares específicos que na maioria das vezes são negligenciados por outros profissionais.

O olhar diferenciado de um fisioterapeuta experiente faz toda a diferença no sucesso do tratamento. 

A frequência das sessões depende de cada caso, devendo ser avaliado individualmente. A sessão é realizada de forma totalmente personalizada, paciente e fisioterapeuta, pois a necessidade muda a cada sessão e o toque e feedback tátil é fundamental para a consciência corporal do paciente.

Agende seu horário pelo What's up 51 98181-8384

 www.fisiobeautypilates.com.br