terça-feira, 4 de maio de 2021

O alongamento é realmente necessário? Melhor fazer antes ou após o exercício físico?

O Alongamento é realmente necessário?
O melhor é fazer antes ou após o exercício físico?




Atualmente existe um grande equivoco dos profissionais educadores físicos no que diz respeito ao alongamento. Falo com propriedade pois sou especialista em treinamento funcional e pilates. Mas tenho vasta experiência como fisioterapeuta e atuo diariamente com RPG reeducação postural global. A maioria dos meus pacientes que são alunos de academia, muitos tem até personal trainer e não sabem a importância do alongamento, não sabem fazer alongamento, nem quando fazer. Quando muito fazem aquele alongamento rápido de 20-30 segundos meio que de qualquer jeito. O alongamento da moda é a liberação miofascial. Que fique bem claro, a liberação miofascial é excelente, traz inúmeros benefícios, porém, não substitui de forma alguma o alongamento.

O que acontece é o seguinte, se vc já possui alguma alteração postural, e a maioria das pessoas possui em maior ou menor grau alguma alteração. Quando realiza exercícios de alto impacto ou intensidade, ou qualquer exercício que sobrecarregue o seu corpo de alguma forma essas alterações posturais são intensificadas, as cadeias musculares são muito tensionadas. Essas alterações posturais se agravam e começam a causar dores, que variam de paciente para paciente e causam dores em regiões bem variadas.

A minha indicação é a seguinte, antes do exercício deve-se realizar o aquecimento, que normalmente as academias fazem bem. Após a atividade, no final, pode-se fazer a liberação com o rolo, e então o alongamento mantido por no mínimo 1 minuto, em boa postura, sem compensações para isso vc precisa de um profissional que entenda do assunto e preste atenção em vc. Tanto faz se a liberação com o rolo vem antes ou depois do alongamento.

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Sente dor nos pés? Ele afeta a nossa postura e pode causar dores em todo o corpo!

Sente dor nos pés?




Normalmente as pessoas não dão muita importância para os pés. E normalmente quando eles chegam a doer já estão com várias alterações. Mas quais alterações são essas?
Bem, normalmente são de origem postural, entretanto, muitas vezes são de origem congênita, ou seja, nos acompanham desde o nascimento e são de origem hereditária. 
A alteração mais comum que vejo em consultório é o pé plano, ou o pé parcialmente plano. Outra alteração bem mais rara é o pé cavo.

Em uma analise postural detalhada como a que realizo em consultório percebo com facilidade essa alteração e as suas consequências. Normalmente alteração nos joelhos que sobe para o quadril e pelve.
Quando atinge esse nível quadril e pelve o tratamento é mais longo e normalmente o paciente já apresenta dores na coluna que podem variar, desde lombar, dorsal e cervical.

Devido a toda essa importância, eu inicio o tratamento pelos pés do paciente, pois ali é uma das principais chaves de alivio de tensão de todo o corpo.

E vc? já cuidou dos seus pés hj??

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