terça-feira, 5 de abril de 2022

Relação entre Vitamina D e Tireoide!

 

#Vitamina D é um Hormônio essencial ao funcionamento de todo organismo, obtida a partir da molécula de Colesterol através da incidência da luz solar sobre a nossa pele.

➡ Estudos demonstram que existe uma forte semelhança entre a estrutura molecular do receptor desta vitamina e o receptor do Hormônio Tireoidiano, foi demonstrado também que baixas concentrações de Vitamina D favorecem o desenvolvimento da Tireoidite de Hashimoto (TH) em indivíduos susceptíveis, causa mais comum de Hipotireoidismo no mundo.

➡ A relação entre baixos níveis de Vitamina D e Distúrbios na Tireóide é muito relevante, segundo diversas evidências.

➡ Existe uma prevalência crescente da Hipovitaminose D (deficiência desta vitamina), que gera um problema emergente de saúde pública pois, segundo novas evidências, esta deficiência está envolvida com o aparecimento de doenças endócrinas, como Diabetes tipo 2 e Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Isto ocorre pois a grande maioria das pessoas não têm uma exposição adequada à luz solar e o aporte através da alimentação é insuficiente.

➡ No quadro da Tireoidite de Hashimoto existe maior produção de citocinas inflamatórias (quadro inflamatório), que geram citotoxicidade (destruição das células) da tireóide, e a Vitamina D age justamente reduzindo o cenário inflamatório.

➡ Diante destas informações, é interessante que indivíduos portadores da T. De Hashimoto, assim como de outras doenças autoimunes e metabólicas, tenham suas taxas investigadas pelo profissional que acompanha o caso.

➡ Referência: Correlation Between Hashimoto's Thyroiditis-Related Thyroid Hormone Levels and 25-Hydroxyvitamin D. Front Endocrinol. 2020.


Agende uma sessão pelo Whats 51 981818384 

Nenhum comentário:

Postar um comentário