quinta-feira, 9 de março de 2017

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA SAÚDE: CONHEÇA VÁRIAS DOENÇAS COMBATIDAS PELO MÉTODO



Você sabe todos os benefícios do Pilates para saúde de quem o pratica? Então leia esse texto para conhecer todos!

O Pilates tem quase um século de vida, mas foi só na última década que começou a ganhar academias e clínicas do mundo todo.

O método conquistou o público com suas práticas diferenciadas — que fogem tanto do esporte quanto da ginástica tradicional — e, assim, tornou-se uma excelente opção para quem quer manter a forma, melhorar a qualidade de vida e se exercitar.

O Pilates é uma ótima maneira de acabar com ou prevenir dores na coluna, tendinites, problemas de postura, lesões musculares, entre outros. E os benefícios não param por aí!

Pelo contrário: o Pilates é uma das formas de exercício mais completas e benéficas para a saúde como um todo, é uma atividade que provoca melhorias tanto no corpo quanto na mente.

Você sabia, por exemplo, que o fortalecimento muscular promovido pelo Pilates ajuda pacientes de câncer a lutar com mais força contra a doença?

E que o equilíbrio corporal desenvolvido por esse método é uma excelente maneira de abrandar os sintomas de doenças neurológicas, como as de Parkinson e Alzheimer, melhorando a qualidade de vida dos pacientes?

Abaixo, você conhecerá as formas com que o Pilates beneficia o corpo e na mente e entenderá melhor por que tantos profissionais e alunos estão buscando esse método para aprimorar a saúde e a qualidade de vida.

Benefícios do Pilates para saúde: Problemas de Coluna e Postura




Os benefícios do Pilates para a coluna e para problemas de postura já são bastante conhecidos. Mas como a atividade atua, exatamente, para alcançar esses resultados?

Para quem já sofre com problemas na coluna, muitas das atividades físicas não são recomendadas. O Pilates, entretanto, é indicado para todas as pessoas.

Isso acontece porque o método conta com diversos exercícios voltados intensamente para o reforço e o fortalecimento da coluna e dos músculos das costas, aliviando dores e problemas — o que é extremamente benéfico também para quem quer evitar futuros incômodos.

Aliviando e Prevenindo Lesões nas Costas


Para trabalhar a estabilidade da coluna, o Pilates atua no fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e suas articulações no lugar certo — sem, portanto, causar dores.

Exercícios com esse objetivo atuam na prevenção de hérnias de disco, da espondilólise, da protrusão discal e de desvios posturais como a escoliose, a cifose e a lordose.

No caso de pessoas que convivem com algum desses problemas, o treinamento com o Pilates deve ser altamente personalizado, com exercícios que agem diretamente no alívio ou, de tratamento da lesão.

A duração necessária dos exercícios depende da gravidade do problema, do tempo que ele existe e, claro, do tempo que a pessoa dedicará ao Pilates.

Corrigindo Problemas De Postura

Ter um posicionamento incorreto ao dirigir, usar o computador, dormir ou ficar sentado, principalmente quando realizamos essas atividades por um longo período de tempo, pode causar sérios problemas de postura.

Sob a supervisão do profissional, existem diversos exercícios que trabalham o realinhamento da coluna e, assim, corrigem a má postura. Após algumas semanas de prática, os efeitos benéficos já começam a ser sentidos.

Afinal, além dos hábitos citados acima, o sedentarismo também pode causar dores nas costas, uma das consequências mais incômodas da má postura.

Por isso, o exercício físico proporcionado pelo Pilates já é, por si só, uma forma de melhorar a postura — unindo isso às atividades voltadas especificamente para as costas, temos resultados rápidos e eficientes.

Fortalecendo os ossos e músculos da coluna

Cerca de 80% da população sofre ou já sofreu com dores nas costas.

Mas, com o Pilates, é possível sair definitivamente desse grupo — ou garantir que o praticante nunca faça parte dele!

Os exercícios de Pilates trabalham muito músculos essenciais para o equilíbrio do corpo e para a sustentação da coluna vertebral e, por isso, são tão benéficos para as costas.

O Pilates é uma prática que trabalha a concentração, o controle, o equilíbrio e a respiração, o que traz benefícios enormes à postura, aos músculos e aos ossos.

Como os músculos sustentam os ossos, seu fortalecimento é de extrema importância para a prevenção ou tratamento de dores na coluna, pois aprimora a postura, a mobilidade e a tonicidade.

Benefícios do Pilates para saúde: Lesões Musculares

Como já abordamos, o Pilates atua diretamente no fortalecimento de músculos essenciais do corpo.

E por isso, além dos benefícios para as costas, o método é excelente para a prevenção e alívio de lesões musculares.

Trazendo benefícios para todos


É devido ao forte condicionamento muscular que o Pilates é tão recomendado para os mais diversos públicos. Jovens, grávidas, idosos e até mesmo atletas profissionais buscam o Pilates para uma melhor qualidade de vida.

Mas por que o Pilates traz tantos benefícios a pessoas com estilos de vida e objetivos tão diferentes?

Isso acontece porque, ao trabalhar a força e a resistência dos músculos, ele age na saúde do corpo como um todo. Trazendo melhor condicionamento físico, mais conforto às gestantes, alívio das dores aos idosos e, aos atletas, prevenção e alívio de dores causadas pelo esporte.

E por isso, também, o Pilates pode ser combinado a outras atividades, como a musculação, a natação ou a aeróbica.

Além de tudo que já mencionamos, o método contribui também para o aumento da concentração, na qualidade da respiração, na diminuição do estresse e na melhora da vida sexual.

Benefícios do Pilates para saúde: Doenças Mentais


Com tantos benefícios ao corpo, é claro que a mente também recebe muitas melhoras com o Pilates!

Os benefícios proporcionados para o corpo resultam diretamente na prevenção de doenças mentais e até de patologias neurológicas — o método traz também alívio aos sintomas de doenças já instaladas, como, por exemplo, a síndrome de Parkinson.

A saúde corporal e o condicionamento físico fortalecem também a saúde mental e, por isso, quem pratica Pilates percebe progressos na qualidade de vida, em todos os sentidos. Além de prevenir doenças mentais, o Pilates também ajuda quem já sofre com elas.

As áreas trabalhadas no Pilates — respiração, postura, musculatura, equilíbrio, entre outras —, quando combinadas com os objetivos específicos do tratamento de diversas doenças mentais, torna o método importantíssimo na prevenção e alívio dessas doenças.

Além da Doença de Parkinson, já citada, o Pilates também é extremamente benéfico para pessoas que sofrem de efeitos causados por acidente vascular cerebral (AVC), Doença de Alzheimer, esclerose múltipla, paralisia cerebral, lúpus, por exemplo.

Os pacientes com esses males costumam sofrer enfraquecimento muscular, déficit do controle motor, falta de equilíbrio, diminuição da flexibilidade, problemas de postura e respiração, dificuldade de concentração e raciocínio, enfraquecimento ou perda de memória, entre outros fatores que diminuem o controle e o conforto corporal.

Portanto, pode-se perceber como o equilíbrio e fortalecimento muscular proporcionados pelo Pilates refletem no alívio desses sintomas, não é mesmo?

A prática estimula as áreas que precisam de maior atenção nos pacientes de doenças mentais e neurológicas, pois, além de tornar o corpo mais forte, a consciência corporal promovida pelo Pilates aumenta o controle e a coordenação motora dos praticantes.

Além disso, o Pilates também trabalha a respiração — o que aprimora a oxigenação do cérebro, estimulando a formação de novas conexões, diminuindo o estresse e melhorando a concentração e o raciocínio.

E, claro, os fatos de o paciente ter um “compromisso” com o Pilates e de praticar exercícios físicos trazem grandes benefícios aos pacientes de doenças mentais, pois o Pilates fornece uma atividade desafiadora, nova e socializante

Benefícios do Pilates para saúde: Doenças Reumáticas


Como o Pilates desenvolve o fortalecimento corporal, o método já é bastante reconhecido por quem sofre com — ou quer evitar — doenças reumáticas.

As doenças reumáticas abordam lesões como osteoporose, tendinite, bursite, artrose, entre outras que, combinadas, afligem milhões de pessoas no mundo todo.

Afetando ligamentos, tendões, articulações, ossos e até mesmo órgãos, as doenças reumáticas atingem principalmente os idosos, mas podem surgir em qualquer idade.

Fortalecendo o equilíbrio e o corpo

O tratamento tradicional para essas lesões costumava ser a fisioterapia — algumas sessões com atividades pouco estimulantes, combinadas com medicamentos para diminuir a dor e a inflamação.

Com o Pilates, porém, é possível acelerar a cura das doenças reumáticas ou, então, prevenir-se contra elas, pois desenvolve o fortalecimento, equilíbrio e controle corporais.

O Pilates relaxa e fortalece os pontos mais atingidos pelas doenças reumáticas — articulações, ossos e tendões. Com os músculos mais fortes, os ossos, tendões e articulações são menos sobrecarregados pelo corpo.

O Pilates também promove diversos exercícios de mobilidade, que fortalecem as articulações e, com isso, diminuem sua rigidez.

Investindo em um treinamento personalizado


Cada vez mais especialistas recomendam o Pilates para seus pacientes que sofrem de doenças reumáticas.

Alguns ainda precisam de outros tratamentos para a cura, mas muitos conseguem livrar-se desses problemas apenas com o Pilates. Sempre sob a orientação de um especialista, pacientes de doenças reumáticas devem começar o treinamento de forma leve.

Conforme o andar das sessões, o treinamento é adaptado às respostas do praticante, tornando-se mais complexo. É importante lembrar que as doenças reumáticas variam bastante e que cada corpo reage a elas de um jeito próprio. Ao Pilates, portanto, é importante respeitar a individualidade na hora de se exercitar.

Benefícios do Pilates para saúde: Câncer e Doenças de Coração



Alívio e prevenção de dores nas costas e de doenças reumáticas, correção de postura, melhor qualidade de vida para pacientes de doenças mentais… Os benefícios do Pilates ainda não acabaram!

Esse método também é excelente para a prevenção e o combate do câncer e de doenças de coração, mais uma vez, graças ao excelente condicionamento físico e fortalecimento muscular que proporciona.

Afinal, exercícios físicos complexos, como os do Pilates, trabalham o corpo como um todo. Quem tem uma boa saúde consegue enfrentar eventuais doenças de forma menos agressiva — e quem tem o corpo fortalecido e equilibrado graças ao Pilates está mais bem preparado para enfrentar a batalha contra o câncer.

Preparando-se para a batalha


A luta contra o câncer costuma exigir muitos tratamentos e cirurgias, além de diminuir a força muscular. Isso tudo traz uma necessidade de ficar em repouso, de cama ou em internação no hospital por longos períodos.

Por isso, a perda de massa muscular e de gordura durante o tratamento é muito alta — justamente em um período em que o paciente precisa estar forte para aguentar os procedimentos médicos.

Da mesma forma, as doenças do coração exigem tratamentos longos e, nos casos mais graves ou urgentes, cirurgias ou transplante de coração. O Pilates fortalece os músculos do corpo todo, tornando o paciente mais forte para enfrentar tudo isso.

Portanto, quem batalha contra o câncer ou doenças cardíacas encontra muitos benefícios no Pilates. O fortalecimento promovido pelo método deixa o paciente mais apto a enfrentar esse período difícil.

Concluindo…


Agora é fácil perceber por que o Pilates é cada vez mais procurado por pessoas dos mais diversos perfis, não é mesmo?

Trabalhando principalmente o fortalecimento muscular e ósseo, o equilíbrio, a respiração e o condicionamento físico, o Pilates traz benefícios para pessoas de todas as idades, auxiliando na prevenção, no alívio e, ainda, na cura de problemas na coluna, doenças mentais e cardíacas e ajudando na batalha contra o câncer.

E tudo isso, sempre contribuindo para a melhora da qualidade de vida de seus praticantes, que descobrem no Pilates uma forma de ficar mais fortes e independentes, com menos dores e estresse.

Fonte: Revista Pilates




Nenhum comentário:

Postar um comentário