segunda-feira, 18 de julho de 2016

DICAS PARA CONTORNAR DORES E DESCONFORTOS NO INVERNO




O inverno oficialmente chegou e promete ser um dos mais rigorosos dos últimos tempos, com o fenômeno La Niña. Hoje,  daremos algumas dicas para prevenir e reduzir os reflexos do frio no organismo, que se tornam mais constantes e intensos, causando dores musculares e articulares.

Alguns dos fatores que explicam a relação entre frio e dor, são o aumento da tensão nas fibras musculares, a contração de vasos sanguíneos e a perda de lubrificação articular e muscular.

Os músculos se contraem na tentativa de produzir calor, aumentando a tensão nas fibras musculares. Outro fator é o fenômeno chamado de vasoconstrição periférica: os vasos sanguíneos das extremidades se contraem e direcionam o sangue para o tronco, a fim de manter uma temperatura favorável aos órgãos vitais (cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos). Com isso, os músculos e as articulações recebem um menor aporte sanguíneo e ficam mais sensíveis a dor. Além disso, as baixas temperaturas podem provocar um espessamento do líquido responsável pela lubrificação articular e muscular, gerando limitação de movimento.

A  prática de exercícios físicos durante essa época do ano é deixada de lado, o que acaba provocando rigidez musculo-articular e dor. Por isso, recomendamos a prática de atividades físicas mesmo durante o frio, principalmente para crianças e idosos. Pessoas com doenças, como artrite e artrose, têm sintomas acentuados durante o inverno por normalmente apresentarem diminuição na lubrificação articular e maior tensão da musculatura envolvida com a patologia.

Os exercícios físicos são ótimos aliados para aumentar a temperatura corporal. É preciso movimentar-se, seja com alongamentos, caminhada ou Pilates. Uma boa dica é alongar-se ao acordar para melhorar a flexibilidade dos músculos.

Como já sabemos, o Pilates é uma modalidade que pode ser praticada por qualquer pessoa e muito indicada a todos os públicos, pois alia alongamento, fortalecimento muscular e trabalha a consciência corporal, proporcionando diversos benefícios para o corpo e a mente.

Fonte: Revista Pilates

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Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar esse texto! Para mim, o Pilates une treino de força e de flexibilidade, o que ajuda a melhorar a postura, a alongar e tonificar os músculos. Noto a diferença entre os praticantes que pegaram o seu "1º inverno com pilates".
    Parabéns pelo site

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