sexta-feira, 1 de abril de 2016

Pilates nas patologias do ombro

‏‏
É um problema desagradável, porque limita os movimentos simples como erguer e abaixar o braço, podendo denotar piora à noite, após a pessoa se deitar.
 ‏
Lembrando que o ombro é uma articulação complexa, e é aquela que apresenta maior eixo de movimento, podendo executar desde movimentos simples a conjugados. E, para que todos estes movimentos ocorram de uma maneira normal é indispensável à integridade muscular, óssea, tendínea e articular.

Mecanismos de lesão de ombros

PILATES-PARA-LESOES-NO-OMBRO-1
As lesões de ombro são frequentemente causadas por atividades desportivas que envolvem movimentos de levantamento de peso. Também podem ser incluídas algumas AVD’S (Atividades de vida diária) como lavar janelas ou paredes ou pendurar cortinas, por exemplo.
Outra razão para a ocorrência de lesão é a idade. A partir dos 50 anos, quando o tendão supra espinhal passa a sofrer pressão da cabeça do úmero, o que diminui sua vascularização, sendo conhecida popularmente como bursite de ombro. Para que esse processo degenerativo possa ser explicado, tem que haver uma falha na adaptação do ser humano à postura que o mantém com os braços para baixo tracionando esse tendão todo o tempo.
Não esquecendo os sinais clínicos mais frequentes: dor ao levantar o braço (sendo que essa dor pode ser irradiada levando à perda completa do movimento), e também prejudicando o ombro saudável, fazendo-o sentir dor e sintomas associados nesse ombro considerado “bom” – porque ele passa a exercer sozinho suas funções.

E quais são as principais lesões de ombro?

Tendinite do bíceps, capsulite de ombro (ou ombro congelado), síndrome do impacto e lesão no manguito rotador.
Na imagem abaixo, vemos a anatomia do ombro, e seus músculos correlacionados e aqueles que formam o manguito rotador que são: supraespinhoso, infraespinhoso, redondo menor e subescapular.


PILATES NAS PATOLOGIAS DO OMBRO


Já os movimentos realizados pelo ombro que se utilizam desses músculos e também do conjunto de articulação, ligamentos, tendões, são: flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial (para o meio), rotação lateral (para o lado), e circundação.
Os movimentos que a escápula realiza são: depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo.  A escápula é osso maior quem sustenta a maioria desses músculos, além dela temos a clavícula e o úmero.
‏‏‏

Profissões mais suscetíveis à lesões no ombro

Várias são as profissões que apresentam tendência a gerar patologias de ombro, dentre elas: dentistas, motoristas, cabeleireiros, pessoas que digitam no computador em demasia, donas de casas, pessoas que trabalham com o corte de carnes em frigoríficos, cirurgiões e até executivos, observa-se com isso como as lesões descritas acima são as que se equivalem quase em maioria nas profissões aqui relacionadas.

Pilates nas patologias do ombro



PILATES-PARA-LESOES-NO-OMBRO-2
O Pilates nas patologias do ombro tem como função trabalhar o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que ocorra o controle do quadro álgico, ainda associados aos exercícios posturais (que visam o posicionamento e alongamento dos demais músculos). É importante trabalhar também um posicionamento das articulações vizinhas (como coluna cervical e torácica), devido a ligação muscular que ocorre entre as cadeias musculares, para evitar que cargas compressivas, movimentos repetitivos, ou vícios posturais gerem uma nova lesão.
O método Pilates tem sido indicado por diversos especialistas também como parte do tratamento a patologias do ombro, pois o método promove a flexibilidade e a força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular.
Assim, através da absorção do impacto pelo músculo fortalecido, que irá diretamente à articulação, e com a mobilidade estimulada, o quadro será estabilizado, melhorando seus hábitos e qualidade de vida. Mas atenção: necessário tratar outras patologias que venham acompanhadas, tais como: instabilidades, retrações, e desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária piorando o quadro  sendo que em alguns casos a cirurgia é indicada.

Concluindo…


Como se pode observar e já foi citado por ser uma das principais lesões que acometem a população em geral, há um interesse e um estudo sempre mais aprofundado desses casos. Atualmente, observa-se duas contradições da manifestação da lesão: aqueles que procuram ajuda ao mínimo sinal de dor, para evitarcomplicações futuras, e aqueles que já chegam ao consultório com o ombro em estado critico.

Os tratamentos vão desde medicamentoso à atividades físicas apropriadas ou, em casos mais graves, cirurgia, mas nunca esquecendo os mecanismos causadores dessa lesão – não adianta corrigir uma lesão, mantendo-se o mecanismo de lesão.

Cada vez mais o Pilates vendo sendo indicado como suporte aos diversos tratamentos, devido a praticamente não apresentar contraindicação e também por acelerar o processo de recuperação.
Fonte: BlogPilates



www.fisiobeautypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário